Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Leonardo Rizzo

Democracia na Justiça

Judiciário rendeu-se ao clamor popular | 02.04.12 - 12:39

O Judiciário goiano rendeu-se ao clamor popular e decidiu esta semana pelo retorno dos trabalhos em dois períodos no expediente forense. Esta decisão reparou uma situação que trazia grandes inconvenientes para a população, principalmente a parcela que acorda cedo para trabalhar.

Na sessão da Corte especial convocada esta semana pelo presidente do Tribunal de Justiça, Leobino Valente, os desembargadores do Estado decidiram com sensatez que o expediente do Judiciário deve incluir também o período da manhã.

Atualmente, o cidadão que busca a Justiça, precisa esperar até as 14 horas, horário em que a maioria dos funcionários inicia seus trabalhos. Um absurdo para um serviço que é público e deve ser democrático.

Durante oito meses, o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, travou uma luta diária e incansável pelo retorno do horário integral. Acompanhei a sua luta em prol de pessoas que trabalham em jornada integral e tinham seu direito à Justiça restringido pelo meio período no nosso TJ.

Vi histórias de pessoas humildes residentes no interior que vinham à capital buscar serviços na Justiça estadual e se deparavam com portas fechadas onde deveriam ser recebidos como cidadãos no pleno exercício de seus direitos.

Defendo a moralização do serviço público em todas as suas esferas. Além da honestidade, é preciso também demonstrar dedicação e respeito à cidadania. Neste sentido, a pressão que a OAB-GO exerceu foi fundamental para que uma situação absurda se perpetuasse, o que traria grandes prejuízos ao nosso Estado e seu povo.

O bom senso dos desembargadores goianos demonstra que ainda é possível confiar na dedicaçãodos servidores públicos e na Justiça goiana. O presidente do TJ, Leobino Valente, estreia seu mandato com o pé direito e demonstra que o Judiciário goiano escolheu o caminho pela defesa do cidadão.

Leonardo Rizzo é empresário

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351