Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lucimar Cesário

Conexão, Comunicação e Opinião

Conectividade é o mote atual | 18.06.12 - 16:33
 
Conectividade! Esse é o “mote” da atualidade mundial, pois vivemos em um período de completa interação no qual estamos conectados por diversos meios e a todo o momento geramos informação. Estamos em um período de amplitude da nossa capacidade de interação e precisamos buscar sempre a confiabilidade. Produzir somente o conteúdo não é tão simples, o que realmente objetivamos é expandir a receptividade e a credibilidade da nossa informação, isso é importante, possibilitar novas opiniões.
 
Assim, esse momento atual nos permite interatividade com diversas fontes, e essa relação contribui para o processo de construção e formação da opinião pública, o que está diretamente ligado à comunicação, perfazendo a compreensão da assessoria como parte fundamental para o dissolvimento da informação no meio público, proporcionando conexão entre a assessoria de comunicação e a formação da opinião pública. 
 
Nesse sentido a assessoria de comunicação exerce papel fundamental em diversas áreas permitindo a construção de elos no processo de planejamento, criação ou desenvolvimento da imagem em diversas situações: pessoal e/ou organizacional, pública ou privada. Ao ampliarmos esse pensamento, só conseguiremos atingir esse percalço se tivermos uma gestão da informação que se apresente no conceito básico da assessoria de comunicação que é administrar informações direcionadas aos seus respectivos públicos, permitindo interação através da própria mensagem, tornando a assessoria de comunicação cada vez mais necessária para o desenvolvimento institucional, o que já é presente, porém com uma esperança para o futuro.
 
Portanto estabelecer diálogo contínuo com o público se torna necessário a partir do momento em que se faz uso do valor da imagem, tornando-se ferramenta indispensável para formação de opinião perante seu target, isso faz parte da estratégia da assessoria de comunicação, determinar ações, estabelecer canais e claro gerar argumentos que possam ser compreendidos por líderes de opinião, e desta formar atingir uma ampla difusão de forma compreensível, tornando uma opinião para todos aqueles envolvidos. 

Ao partirmos deste princípio, o planejamento para o composto de comunicação compõe diferentes formas de relação, pois há a necessidade de diversos público envolvidos compreenderem as diversas formas de abordagem, proporcionando desta forma interação entre as partes do processo, tornando evidente a sua importância e utilização para transpor o anonimato, surgindo características próprias, e que serão utilizadas peculiarmente.
 
É importante sempre ressaltar a necessidade do conhecimento do tema, para que a informação não fique obsoleta e não permita uma interpretação equivocada do assunto por ambas às partes e a cada dia a necessidade de uma atenção generalista. Desta forma os envolvidos têm cada vez mais possibilidades de decodificar o objetivo de várias formas, daí a necessidade do seu acompanhamento permitindo atributos a situações diferentes. Sempre atento ao objetivo final e claro o público envolvido.
 
Pode ser ainda compreendido que não se pode falar em formação da opinião pública sem referência com a assessoria de comunicação, bem como o inverso também verdadeiro. Assim, todas as características e ações citadas anteriormente compõem toda essa estrutura de comunicação, sendo verdadeiramente discutida em seus diversos meios e mídias, tornando-se um aglomerado de ideias que devem ser cuidadosamente tratadas, para que conflitos possam ser administrados e respaldados, caso necessário. 
 
Por fim devemos compreender a importância da conectividade que vivemos no momento, bem como toda a relação da assessoria de comunicação e a formação da opinião pública. A modernidade nos permite essa conexão instantânea e desta forma surgem as necessidades de compreender os conteúdos que são gerados a todo instante, não podemos ficar desconectados ou leigos no assunto. 

Lucimar Cesário Formado em Administração e Pós-Graduando em Assessoria de Comunicação e Marketing pela UFG  - lucimar.cesario@yahoo.com.br  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351