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Thayse Macedo

Para ter mais energia durante o dia

Personal trainer dá a receita | 19.10.12 - 16:32

Goiânia - A prática regular de exercícios físicos melhora o vigor, espanta o sono fora de hora e dá mais disposição durante o dia.
 
O dia ainda não acabou, mas o cansaço às vezes chega antes da hora e já decreta o fim do expediente. Um pouco de indisposição é normal, mas quando o sintoma vira rotina, isso compromete o rendimento no trabalho, prejudica a concentração e tira a graça das horas de lazer.
 
Para combater o excesso de sonolência e desânimo fora de hora, muitos apelam para a farmacologia. Porém, estudos mostram que a prática regular de atividades físicas pode ser uma solução bem mais saudável e prazerosa.
 
Uma pessoa que pratica de 30 minutos e uma hora de exercícios diariamente tem muito mais disposição no dia a dia. Atividades físicas estimulam a liberação de endorfina, o que resulta em sensação de prazer, e esses benefícios se estendem ao longo do dia. 
 
Uma pesquisa recente da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, relaciona os efeitos da prática regular de exercícios físicos com um dia a dia mais produtivo. Divulgada no periódico “Mental Health and Physical Activity”, a pesquisa, feita com 2.600 homens e mulheres entre 18 e 85 anos mostra que aqueles que praticam 150 minutos semanais (30 minutos por dia) de algum esporte de intensidade moderada a pesada têm 65% menos cansaço durante o dia.
 
Os pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon,  depois de analisar diversos hábitos de um grupo de pessoas, como prática de exercícios, condições de saúde, relação com fumo e se dormiam bem, os médicos Paul D. Loprinzi e Bradley J. Cardinal concluíram que a prática regular de esportes combate o cansaço e a sonolência fora de hora.
 
Os resultados mostram que pessoas que praticam no mínimo 30 minutos de exercício por dia melhoram em 65% a qualidade do sono, têm 65% menos cansaço durante o dia, 68% menos cãibras quando dormem e 45% menos desatenção.
O hábito de fazer exercícios físicos com regularidade também ajuda a amenizar dores crônicas, como cefaleia e dores musculares.
 
Por isso, a recomendação é: esqueça do sofá! Tenha atitude!
 
A escolha da modalidade é uma questão de gosto. A pessoa tem que se sentir à vontade com a atividade que está fazendo. Existem muitas modalidades, por isso o melhor é variar. Optar por  exercícios de força, como musculação, além de alongamento, é ótimo para fortalecer os músculos,  e todas as estruturas do corpo, como ossos, tendões e ligamentos. Se tiver tempo para combinar exercício de força com aeróbico, melhor ainda, pois assim você cuida também do seu coração, realizando trabalho cardiorespiratório.
 
Então, o que está esperando para ter mais disposição e uma vida mais saudável?  
 
 
Thayse Macedo é personal trainer, especialista em Engenharia Corporal (thaysemacedopersonal.blogspot.com)

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