Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lourival Fonseca Júnior

Eleições OAB-GO

O voto te faz cúmplice dos resultados futuros | 22.11.12 - 16:10
 
Goiânia - A liberdade oferecida pela democracia brasileira reforça em nós a responsabilidade das escolhas. Em uma corrida eleitoral, o peso do voto, por exemplo, não tem reflexos apenas no dia da votação. O eleitor é cúmplice e ator principal nos desdobramentos das futuras gestões sejam públicas ou de organizações profissionais.
 
Os advogados estão acompanhando mais uma campanha eleitoral que determinará o comando da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO). Por se tratar de um colégio eleitoral restrito aos advogados, o que se presumiria, inicialmente, era que o embate seria cordial com idéias e projetos. 
 
No entanto, após participar ativamente de outras tantas eleições da OAB-GO, neste ano, observo uma verdadeira batalha, que tem tomado rumos estarrecedores.  Entendo justo, legítimo e imprescindível o debate democrático, com a defesa racional e, até mesmo, com críticas construtivas às propostas  opositoras. 
 
Agora, o nível para o qual têm descambado as acusações de cunho muitas vezes pessoal, principalmente nas redes sociais, não coaduna com a profissão a que tenho tanto orgulho de ter escolhido.
 
É fato, ainda, que esta conduta não é exclusiva de um único lado, reconheço. Apoiadores de ambas as chapas têm se excedido, embora a minha observação empírica denote que inegavelmente a balança tende muito mais para um lado específico.   
 
Num momento de reflexão sobre os rumos da nossa profissão e representatividade, a estratégia de tentar a desconstrução de conquistas já consolidadas não é justa. O ideal seria buscar ser propositivo e apontar em quais aspectos poderíamos avançar ainda mais. 
 
Mas tenho real ojeriza à forma como tenho visto colegas de profissão se enfrentando com desrespeito. Como advogados não devemos nos esquecer da importância da legalidade nos processos, principalmente os eleitorais.
 
Além do que, nunca é exagero lembrar que, assim que passar a fase eleitoral, voltaremos a compor o mesmo exército da advocacia goiana, que clama diuturnamente por fazer valer seus direitos e prerrogativas. 
 
Lourival de Moraes Fonseca Júnior é advogado e sócio do escritório Fonseca Mauro Monteiro e Advogados Associados 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351