Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Frederico Lobo

Alimentos termogênicos para emagrecer

Chá verde e gengibre são exemplos | 19.01.13 - 12:16
Brasília - Quando se quer perder peso, toda ajuda é bem vinda. Então que tal usufruir de alguns alimentos que dão uma forcinha para isso? Quais?
 
São os alimentos termogênicos, ou seja, aqueles que ajudam a acelerar o metabolismo, como o nome já diz, possuem efeito térmico.

Esses alimentos aumentam a temperatura corporal e por isso, facilitam a perda de peso. Alguns dos alimentos que possuem maior
poder termogênico são:
 
1. PIMENTÕES E PIMENTA CAIENA (pimenta vermelha): Podem ser usadas em temperos de pratos quentes e saladas. 3 a 4g diárias como tempero é capaz de aumentar em 20% o metabolismo.
 
2. GENGIBRE: auxiliar no tratamento de distúrbios respiratórios e enjôo. Pode ser usado em chás, no tempero de aves, peixes e legumes e no preparo de sucos de frutas. 1 pedaço de 2cm três vezes ao dia.
 
3. VINAGRE DE MAÇÃ: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
 
4. CHÁ VERDE: antioxidante, atua na regulação das taxas de colesterol e previne alguns tipos de câncer. Pode ser tomado quente ou gelado. Até 3 xícaras ao dia.
 
5. CANELA: antiinflamatória, antioxidante, hipoglicemiante. Pode ser usada em chás, frutas, sopas e até mesmo no café. 1g duas vezes ao dia.
 
6. GUARANÁ EM PÓ: ou em cápsulas. 2g duas vezes ao dia.
 
7. ÓLEO DE COCO: auxilia na redução de gordura abdominal e aumenta a imunidade. Pode ser consumido puro, com frutas ou vitaminas. 1 colher de sopa 1 vez ao dia.
 
Alguns outros alimentos também são considerados termogênicos, porém, em menor proporção: laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega 3, algas, mostarda, aspargos.
 
LEMBRE-SE: nenhum alimento é milagroso, é indispensável que se tenha uma alimentação equilibrada para que surjam resultados, além é claro da prática regular de exercícios.
 
Um médico deve sempre ser consultado, pois alguns desses alimentos podem aumentar a pressão arterial e/ou interagir com alguns medicamentos.
 
Frederico Lobo é médico do Instituto de Medicina de Goiás e da Clínica de Ecologia Médica em Brasília.   

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 21.02.2013 14:15 MARIA TEODORO

    MUITO BOM O ARTIGO.

  • 21.01.2013 22:24 jaciara almeida

    sei bem como que e isso de emagreser, peso 70 kilos ! estou passando por um problema a um ano nao consigo emagreser 10 kilos , meu metro e 1,45 creio agora nessas dicas que voces passaram .. daqui 15 dias volto escrever se eu emagresi .. obrigado pela dica . boa noite jaciara almeida

  • 20.01.2013 18:33 Rosely graicer

    Preciso perder 15 kilos, Ja cortei pao massa , doces Batata, refrigerante em 10dias perdi so 500 gramad, Estou aplicando o victoza 0.6 mg Mas gostaria de perder peso mais rapido O que faco?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351