Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Emerson Tokarski

Afinal, o que é coaching?

Modalidade de gestão ganha espaço no mercado | 29.01.13 - 18:31
Um novo profissional tem ganhado cada vez mais destaque nas rodas de conversas de altos executivos e, também, em conversas de treinamentos empresariais. Esse profissional é o "coach".
 
Não é equivocado afirmar que "coaching" é um processo que visa atingir sonhos, objetivos e metas de uma forma rápida, eficaz e, principalmente, construtiva e consistente. Não, não é falácia e nem mágica, é coaching mesmo. Mas vamos à explicação.

Segundo definições, coaching é um processo com início, meio e fim. É definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), de acordo com a meta desejada pelo cliente. O coach apóia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, por meio da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas. Assim como também, do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

O coach é o profissional que realiza e comanda o processo e o Coachee é o cliente, ou seja, a pessoa que passará pelo processo de coaching.

Ao pé da letra, Coach significa “treinador”, mas que não passará conselhos (ou seja, também não é um conselheiro) e também não ensinará técnicas sobre determinada área ao seu cliente, como faz um treinador de futebol ou de qualquer coisa com seus treinados.

Então como funciona o Coaching? 

A base do Coaching são perguntas. As perguntas conduzem todo o processo. Todo o processo é feito com base no cliente, no que ele quer, qual seu sonho, qual são seus objetivos e metas.
 
O que o cliente precisa fazer para atingir seus objetivos? Quais são as competências que ele tem para atingi-lo e quais precisa desenvolver? Em quanto tempo? Com qual recurso? E quais são as debilidades ou fraquezas que precisa eliminar?

Tudo isso é "retirado" do cliente por um processo conversacional, guiado pelo coach. Assim, o cliente pode focar em seus objetivos, metas e sonhos e atingi-los de forma mais rápida.

Mas, fica a pergunta: todos nós já não sabemos onde queremos chegar, o que temos que fazer, quando fazer e como fazer? Sinceramente... Sim, muitos de nós sabemos disso tudo, mas vamos ser sincero, colocamos em prática nossos planos? Quantos de nós focamos em nossos sonhos e buscamos eles? Quanto de nós conseguimos sair daquele conforto de casa, da poltrona, da TV para ir malhar, ou caminhar, ou ler um livro, ou estudar?

Neste caso, o Coach focará nisso e será sua pulga atrás da orelha todos os dias e semanas, cobrando o que você fez. Mas fazendo com que enxergue que pode ir muito mais longe e muito mais rápido que imagina.
 
O profissional da área Alexandre Prates, do Instituto de Coaching Aplicado (ICA) diz que o coaching tem sido reconhecido mundialmente pelos seus resultados rápidos, eficientes e duradouros, pois não trabalha apenas a motivação; o resultado principal é a transformação.

É justamente por causa desses resultados que muitas empresas, empresários e executivos e todos os tipos de pessoas têm procurado o coaching. Este novo profissional vem ganhando espaço e veio para brigar pelo seu espaço como uma profissão de apoio ao desenvolvimento humano.

Emerson Reinert Pereira Tokarski é Master Coach pela Fundação Internacional Condor Blanco, do Chile.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 03.06.2013 11:38 Maria do Rosario Mesquita

    Parabéns ao jornal pela divulgação desse material tão atual, e ao Emerson, pela clareza do texto. Abraços

  • 03.02.2013 00:38 Lydia Himmen

    Legal sua explicação César! Por sinal, melhor que o texto! Mas alguém poderia me dizer porque a maioria dos comentários acima vem do ano 2030?? #Bug

  • 02.02.2013 20:16 Cesar castro Ribeiro

    Senhoras e Senhores, Vou explicar Coaching de forma ainda mais simples! Coach = Personal Trainning (sem exercícios) Entenderam??

  • 01.02.2013 18:57 Jordana Araújo

    Parabéns pelo artigo!!!!

  • 01.02.2013 17:06 Renata Sampaio

    Texto bastante interessante, Emerson!

  • 01.02.2013 07:59 Maury Bastos

    O ser humano só se desenvolve quando é cobrado, seja por necessidade, ambição ou desejo. Mas a maioria das pessoas precisam que sejam cobradas, ai entra o Coach, para tirar o máximo do potencial de cada um! Ótima matéria! Maury

  • 31.01.2013 23:36 Danillo Douglas Silva Santos

    Didático e muito esclarecedor!!

  • 31.01.2013 15:59 Tuiávii Rolim

    Boa tarde, muito bom o material, obrigado! http://www.aegisconsultoria.com.br/curso_coaching.php

  • 30.01.2013 22:58 Raquel Carvalho

    Muito bom saber realmente o que é Coaching!!! Muitas pessoas também o confundem com psicólogos... Ótimo texto, esclarecedor!

  • 30.01.2013 22:38 Luara Danin

    Excelente artigo!! Parabéns Emerson!!!

  • 30.01.2013 21:57 Maria julia costa

    Emerson, parabéns pelo espaço. Estarei sempre por aqui aprendendo com você. Sucesso.

  • 30.01.2013 20:05 Luara Danin

    Excelente Artigo Emerson!!! Parabéns!

  • 30.01.2013 18:11 Vinícius Calcagnotto Leite

    Muito bom o texto!!!Parábens!

  • 30.01.2013 17:50 LEIDIRENE S DE SOUZA

    Gostei muito do texto!!! As pontuações sobre o assunto e os questionamento é bem valido.

  • 30.01.2013 17:47 Giovanna Zanatta

    Parabéns pelo texto Emerson! Excelente!!!

« Anterior 1 2 3 4 5 Próxima »
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351