Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Fred Leão

Um tapa na cara para Malafaia

Religião e o perigo do fundamentalismo | 06.02.13 - 10:19
Goiânia - Assisti, aqui no jornal A Redação, ao vídeo em que o geneticista Eli Vieira rebate falas do pastor Silas Malafaia em entrevista a Marília Gabriela, exibida no último domingo (3), no SBT. Achei uma das melhores coisas que apareceram recentemente na internet. Antes de tudo o que vou dizer, saiba que sou ateu. Não quero desconverter ninguém, assim como acho chato tentarem me converter. O que sou contra e que prejudica o convívio social em várias instâncias é o fundamentalismo, um perigo social.

Não gosto de dar cartaz a pessoas como esse senhor, Malafaia, tanto que evito comentar sobre pessoas que acho que não merecem visibilidade alguma, como ele. Não acho saudável o tom agressivo e impositor, que vira e mexe traz pessoas como ele aos holofotes. Ao mesmo tempo é bom que, em contrapartida, apareçam pessoas como Eli Vieira para expor pontos contra esse discurso, mas com embasamento.

Mas, qual a razão de a popularidade do vídeo feito pelo geneticista ser boa?

Porque deixa claro como fundamentalistas inventam números, informações e argumentos FALSOS pra poderem pregar seus dogmas e formatar o comportamento das pessoas, que lhes dão muito lucro, inclusive.

Porque mostra a maldade que há na discriminação justificada por um tal livro, tido como sagrado, mas que é apenas um guia de comportamento feito também pra moldar as pessoas. Livro com histórias, fábulas, que facilmente são gravadas na memória, mas que é apenas um livro escrito a mil mãos, em porões da antiguidade.

Porque faz a gente ver que não é preciso ser agressivo para rebater o que esses manipuladores dizem. Ao contrário deles, que são agressivos, tacanhos e estimulam ódio, que é tudo o que o mundo não precisa.

Porque joga na cara que esses fundamentalistas não foram atrás de saber, a fundo, dos assuntos que falam.

Porque mostra que pessoas como o pastor Silas Malafaia, criam verdades apenas e não aceitam que haja espaço algum para a contestação, pois isso poderia fazer vir abaixo todo o poder de programação psicológica raso que eles enfiam na cabeça de quem acredita neles.

Obrigado, Eli Vieira. De brasileiros como você, eu me orgulho.


Fred Leão é jornalista

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 11.08.2014 11:49 Jerônimo Dantas

    A Bíblia é sim uma junção de vários livros escritos a muitas mãos. Eu pergunto: Quem juntou esses livros que formaram a Bíblia? Será que houve algum interesse na hora de escolher alguns livros e deixar outros de fora? Porque os livros que não reafirmavam aquilo que o "ajuntador" acreditava foram deixados de lado? A Bíblia é contraditória e confusa e tem muitos contos da carochinha, mas o mais prejudicial mesmo é a interpretação interesseira que muitos fazem dela. Esse Silas Mala-faia é ridículo, preconceituoso, gosta de aparecer, arrogante e atrasado. Ele presta um desserviço para a sociedade. Acho que ele luta contra a sua própria homossexualidade, pois, preocupa e fala demais desse assunto. Fale de Deus, seu idiota.

  • 19.07.2014 14:11 ana mari cardozo

    Se nao é preciso ser agressivo, por que o título é TAPA NA CARA?!? Há agressividade nessas palavras....

  • 25.06.2014 19:20 Patrícia Dantas

    A genética não consegue explicar tudo o que acontece em um organismo biológico. Se alguém duvida, vejam as conclusões do Projeto Genoma Humano; temos menos genes que um rato... nossos genes determinam muita coisa por si só, mas outras ferramentas do nosso organismo (e fora dele tbém) possuem uma contribuição tão importante quanto. Claro que não existe um gene gay. Quem não é cientista acha que pra tudo existe um gene, mas isso não é verdade. Não discordo em nada do Eli Vieira. Dizer que a homossexualidade é um comportamento é como dizer que a heterossexualidade também é um comportamento. Deixem de ser ridículos e cuidem da vida de vocês. Ao invés de debaterem este tipo de coisa, pq não debatem a importância da educação na sociedade, o combate à miséria e outros temas realmente relevantes para a evolução humana? E para os pseudo-cristãos, ao invés de condenar os outros ao inferno, vão fazer uma caridade pra ver se vcs vão pro "céu".

  • 04.05.2013 17:34 Sebastião Liberato Duarte da Silva

    Um jornalista validar o que um doutorando afirma na internet, tem muito respaldo científico para mim! Vai estudar Genética camarada! O que acontece é que as pessoas querem respaldar seu comportamento em bases científicas, sou assim porquê nasci assim! Ser o que deseja ser porque você quer ser assim é coisa de homem, e nisto há controvérsias. Se o cara deseja ser gay que seja, o problema é querer mudar a opinião de quem não acredita ser isto certo. Isso pode Arnaldo?

  • 19.02.2013 12:27 ana paula

    assista então o vídeo da reesposta do Malafaia ao pseudo doutor em genética que prova que o que o pseudo dr eli vieira nada mais tem são suposições um muleque como ele que contradiz 20 anos de pesquisa de um renomado cientista deveria se calar e não fazer vídeo de suposições

  • 18.02.2013 13:55 VOLTAIRE PINHEIRO VIRGINIO

    A ciência não comporta “achismos” Autoridade reconhecida no campo da genética, a Dra. Mayana Zatz, em sua coluna no site da revista Veja, deixa claro que a suposta origem genética da homossexualidade não pode ser demonstrada cientificamente, como o estudante Eli tenta fazer parecer. Ela diz: “Embora em minha opinião exista uma predisposição genética para um comportamento homossexual, pesquisas científicas que provem isso na prática são muito difíceis de serem realizadas [então, Eli, cadê a literatura farta?]. Pesquisas genéticas são difíceis de serem realizadas com seres humanos porque não há como analisar comportamentos de pessoas sem levar em conta o ambiente em que vivem ou foram criados. Além disso, o fato de pessoas com comportamento homossexual não procriarem dificulta a definição de um padrão de transmissão genética entre gerações. Estudos de gêmeos idênticos que foram separados ao nascer e criados por famílias diferentes poderiam potencialmente trazer informações importantes. Por exemplo, se a concordância (preferência sexual) entre eles for igual à de gêmeos criados juntos, isso apontaria para uma predisposição genética. Entretanto, estudos como esses são difíceis de serem realizados na prática porque requerem amostras muito grandes para terem uma comprovação estatisticamente significante. [...] Reitero que, ainda que eu pessoalmente acrediteque possa haver uma influência genética para a homossexualidade, ainda não existe uma comprovação científica.” (Se você quiser saber mais sobre isso, leia também este artigo.) Para o Dr. Marcos Eberlin, da Unicamp, de certa forma ambos, Silas Malafaia e Eli Vieira, estão errados. “O Silas, porque disse que a homossexualidade não é hereditária, e o tal ‘geneticista-mirim’, porque disse que sim, é. A verdade é que ninguém sabe. Não há como se ter certeza. Há variáveis demais e amostragem de menos”, diz o cientista. Os cristãos entendem que o ser humano tem uma tripla natureza – física, mental e espiritual. Referir-se ao ser humano como uma criatura apenas comportamental ou genética é um reducionismo exagerado. Tudo deve ser levado em conta e, assim, mais variáveis são adicionadas. Comentando a opinião da Dra. Mayana, Eberlin diz: “Ela acha, com base em seu viés naturalista, que é [a homossexualidade é um ‘assunto’] do corpo; eu acho com base no meu viés que é essencialmente da alma; mas a ciência não comporta ‘achismos’, e aqui, incapaz, se cala.”

  • 13.02.2013 00:27 carlos

    Deixa eu advinhar, vc é gay!!! ha ha ha ha , ate parece que um gay ira concordar com o nosso Pastor Malafaia rsrsrs

  • 12.02.2013 11:18 Killa Tadda

    A BÍBLIA É SIM UM LIVRO FANTASIOSO cheio DE FÁBULAS, SE O QUE ESTÁ ESCRITO LÁ É O CERTO ENTÃO A RAÇA HUMANA É ALIENÍGENA? DEUS É UM E.T?

  • 12.02.2013 10:42 super tiçao

    Belas palavras, uma pena que para os ignorantes o Ateu é a besta do apocalipse! Comentários exdrúxulos em defesa de um ESTELIONATÁRIO isso sim é que esse Mala é... O pior é que a grande maioria nunca abriu um livro de Biologia mas a Bíblia já leram várias vezes. Povo ignorante merece pastores ignorantes, é a lei da atração. CONTINUEM PAGANDO O DÍZIMO PARA A OBRA DO SENHOR, ENQUANTO VOCES ANDAM DE ONIBUS LOTADO O SEU PASTOR ESTÁ NO CARRO COM AR CONDICIONADO...

  • 12.02.2013 10:33 luiz Otavio

    Concordo em partes com vc. Concordo com os seus comentarios sobre o Silas. Mas discordo da credibilidade do Eli Vieria. Como é possivel acreditar no que ele diz ? Sou administrador, trabalho na area da saude e nao sou capaz de interpretar as pesquisas que foram mencionadas por ele. Entao, as saidas me restam sao: 1 - Discordar do Malafaia; 2 - Acreditar no Malafaia; 3 - Acreditar no Eli; 4 - Nao acreditar no Eli; 5 - Ler blogs na internet e deixar o meu ponto de vista. Vc ja sabe o que eu escolhi, ne ?

  • 07.02.2013 13:52 Junior

    Nunca na minha vida ouvi tanta besteira de uma pessoa só, para começar se Você é Ateu nem deveria fazer este comentario, 2 o que Voce tem feito para o bem da sociedade quantas pessoas Voce tem ajudado por o Silas ajuda e muito as pessoas, olha ao seu redor sua vida esta correta as coisas estao indo bem para Voce por conhecer pessoas como voce sua vida deve ser uma verdadeira baderna e Pastor Silas mas conheço as obras que ele faz para as pessoas e sou testemunha disso e Voce o que tem feito?

  • 07.02.2013 11:36 Fred Leão

    Egnaldo, eu tive formação católica e, sim, conheço e já li a bíblia. eu não criticaria se não conhecesse. Rafael, vc acertou. Eu só quis relatar uma ideia. Não tô aqui pra fazer tese de mestrado.

  • 07.02.2013 10:44 Rafael Freitas

    O Fred Leão neste artigo está falando, falando e, ao mesmo tempo, não fala nada de interessante (novo). Opiniões como essa relata apenas uma ideia e nada mais! #pobre

  • 06.02.2013 20:10 Egnaldo Honorato Lopes

    Também gostei muito do vídeo do Eli, mas Fred Leão, seu comentário sobre a Bíblia também é um pouco infeliz: "é apenas um guia de comportamento feito também pra moldar as pessoas. Livro com histórias, fábulas, que facilmente são gravadas na memória, mas que é apenas um livro escrito a mil mãos, em porões da antiguidade." Reducionista, pretensioso e pedante. A interpretação de alguns e a maneira como se justificam/escondem na Bíblia é mesmo patética, mas creio que você não esta como josnalista habilitado a dizer que a Bíblia é tão somente isto, nao acha? Leu e estudou a Bíblia pra falar dela com tanta propriedade? Enfim, só abomino a tentativa de taxar as coisas a qualquer custo para convencer os outros a respeito da sua crença, mesmo que ela seja uma "descrença".

  • 06.02.2013 16:40 Thiago

    O ano é de 2013 e ainda existem pessoas preocupadas com o que outro faz sexualmente. Esse Malafaia é apenas um, existem milhões de pessoas que pensam como ele. É triste ver cidadãos não respeitarem a individualidade alheia. O Brasil é um país racista, sexista, careta, corrupto e que vende a imagem de libertário principalmente pelos lindos peitos siliconados no carnaval e nossos pequenos biquínis ao redor do mundo. O que o cara faz com o corpo dele é problema dele, assim como é problema seu se vc quiser dar dinheiro pra idiotas como Malafaia. E no final, apenas depois da morte é que seremos todos iguais. E se o céu for lugar que gente como esse ridículo do Malafaia vai prefiro ir pra qualquer outro lugar. Agora ressaltemos que inúmeras pessoas pensam como esse energúmeno e que a representação dessas pessoas crescem a cada dia no Brasil. Abaixo um texto que muito gosto, pq o preconceito não é só com os evangélicos não. http://corvodadiscordia.blogspot.com.br/2011/11/hipocrisia-e-homossexualidade.html

« Anterior 1 2 Próxima »
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351