Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Emerson Tokarski

Helenir Queiroz: uma mulher empreendedora

Entrevista com presidente da Acieg | 04.03.13 - 22:12
Goiânia - “Alguns homens veem as coisas como elas são e dizem ‘Por quê?’. Eu sonho com as coisas que nunca foram e pergunto ‘Por que não?’. A frase de Bernad Shaw é umas das preferidas da primeira mulher membro do Fórum Empresarial de Goiás e, também, a primeira mulher presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG): Helenir Aparecida do Amaral Queiroz.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, apresentar uma mulher de destaque no empreendedorismo goiano pode ser um grande incentivo para várias outras pessoas.

Helenir sempre inovou e empreendeu desde quando cursou Engenharia Elétrica, na década de 1970, curso que era dominado por homens. Fundou a empresa Multidata Tecnologia, na década de 1980, hoje líder de sucesso na área de atuação. Mais do que isso, Helenir é hoje representante dos empresários e empresárias do Estado de Goiás.

Como foi entrar em uma turma de Engenharia Elétrica na década de 70, curso que até hoje é dominado por homens?
 Helenir Queiroz - Saí do curso normal do Colégio Santa Clara, que era só para mulheres, para a Escola de Engenharia. Na minha turma eram 115 alunos sendo apenas duas mulheres. Imagina o choque de sair de um mundo 100% feminino para um ambiente absolutamente masculino. Mas rapidamente aprendi a lidar com a praticidade e a objetividade masculinas que, de certa forma, me influenciaram muito. Admiro profundamente a forma direta e racional com que os homens buscam resolver os problemas profissionais, além da facilidade para criar produtos.

Como foi a criação e o amadurecimento da Multidata?
A Multidata nasceu em 1989 para atuar no segmento de redes. Cinco anos depois, entramos no segmento de software. Hoje somos a maior empresa de infraestrutura de Goiás e a segunda maior do Brasil na área de software em que atuamos. Temos clientes em todo o Brasil e escritórios em São Paulo e Brasilia.

A que você atribui o sucesso de uma empresa?
Trabalho duro e real foco no cliente. Montar uma equipe de primeira é chave, principalmente o nível gerencial, que é o que faz a roda girar. E estar junto dessa equipe passando a visão de onde chegar e de como fazer para alcançar os objetivos estratégicos projetados é muito importante.

Quais foram as competências e valores que vocês sempre seguiram?
Credibilidade, qualidade e foco no cliente. Esses valores não são apenas para estar num quadro na parede. São exercidos cotidianamente na tomada de decisão, na atitude, na educação dos colaboradores. Não somos perfeitos, mas vamos ao limite para ajudar nossos clientes.

Quais são as diferenças de um líder atual para um líder do século passado?
Os novos líderes sabem trabalhar bem com o contraditório, a diversidade, a velocidade e a falta de referenciais. Nós, da velha geração, lidamos melhor com estruturação, processos, padrões, organização e controles. Larry Page da Google recorreu durante dez anos à chamada “supervisão adulta” na fase inicial da gigante americana, demonstrando que a gestão ideal deve combinar a visão da geração Y com a experiência dos mais velhos.

Que dicas você daria de como ter sucesso?
Sucesso passa por trabalho árduo, excelente rede de relacionamentos e apurada visão das oportunidades. O tempo de espera por uma palestra deve ser aproveitado para conhecer pessoas e fazer o link entre o seu negócio e possíveis parcerias, ou mesmo novas formas de fazer o trabalho. É preciso ter visão, determinação, energia positiva, bom relacionamento e preparo.

Porque o engajamento na área de associações em que voc6e esteve à frente?
A única forma da sociedade se manifestar é por meio das entidades. Acredito que a sinergia gerada nos movimentos classistas contribui decisivamente para a sociedade. Os avanços passam pelas entidades, igrejas, associações, sindicatos e sociedade organizada. É por acreditar nisso que sempre participei de associações.
 
Você tem twitter, blog, facebook, empresas, ACIEG, família e muito mais coisas. Como ter energia para isso tudo, qual seria o seu "segredo"?
Agora é mais fácil, porque minhas filhas são adultas. Quando eram crianças, era muito mais complicado, a atenção necessária era muito maior. Mas acho que hoje aprendi a usar todo o tempo de espera para me organizar e me relacionar. Enquanto estou no carro atualizo o Twitter, enquanto espero uma reunião faço uma lista de tarefas ou retorno ligações. Durante o horário de trabalho uso cada minuto possível. Em casa gosto de conversar com meu marido, cozinhar, beber um vinho, ver filmes e de receber amigos.

Pode dizer duas frases que a motivaram?
“Os obstáculos são os perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo”, de Henry Ford, e “alguns homens vêem as coisas como elas são e dizem ‘Por quê?’. Eu sonho com as coisas que nunca foram e pergunto ‘Por que não?’, de Bernard Shaw.


Emerson Reinert Pereira Tokarski é Master Coach pela Fundação Internacional Condor Blanco, do Chile, e graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás e em Administração pela PUC-GO

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 05.03.2013 17:16 Camila Ferreira de albuquerque

    Ótima entrevista/artigo!!!

  • 05.03.2013 15:13 Tais zago

    Parabéns pela entrevista! Realmente uma história inspiradora!

  • 05.03.2013 12:28 Lara

    Parabéns, Emerson! Realmente ela é uma inspiração para nós. Abraços

  • 05.03.2013 11:24 Rodson Júnior

    Parabéns pelo texto. Parabéns mulheres!Helenir, sua história é admirável e inspiradora, não somente para mulheres, mas pra todos que pensam em empreender. Abraço!!

  • 05.03.2013 10:45 MOISÉS AMARAL RORIZ DE CASTRO

    Ótima entrevista. Mais uma Vez parabéns Emerson Reinert. "Os obstáculos são os perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo” Faço Parte da Acieg-Jovem/GO e admiro muito esta Grande Lider. Mais Uma Vez Parabéns!!!

  • 05.03.2013 01:40 Danillo Douglas Silva Santos

    Parabéns às mulheres! Parabéns à Helenir!!! Ao passo que você admira profundamente a forma direta e racional como os homens lidam com os negócios, admiro demais as grandes líderes como você. Uma mulher, mãe, esposa, líder de casa e muito mais, que tem a capacidade nata (feminina) de "dar conta" de várias atividades ao mesmo tempo, conciliando tudo isso a uma vida empresarial agitada e repleta de sucessos.

  • 05.03.2013 01:02 Emerson Reinert Pereira Tokarski

    Danielle, entre em contato comigo no meu email emersoncoach@gmail.com pra conversarmos melhor. Obrigado pelo elogio.

  • 04.03.2013 23:06 Danielle Gomes de Oliveira

    Parabéns pela matéria Emerson. Gostaria de autorização para publicar esta entrevista no site Mulheres na Tecnologia http://mulheresnatecnologia.org/

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351