Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Anapaula de Castro Meirelles

Além da rebeldia

Governo de SP é incapaz de liderar | 14.06.13 - 20:32
 
Seria ingênuo dizer que não há abusos por parte dos manifestantes que tomam as ruas de São Paulo e de Goiânia e de outras grandes cidades brasileiras. Mais ingênuo ainda, entretanto, é acreditar que a polícia está cumprindo com seu papel de dar segurança à população, garantindo direitos constitucionais (inclusive o de protestar).
 
Seria ingênuo também imaginar que a tomada das ruas parte de algo totalmente consciente e bem organizado. Mais ingênuo ainda, porém, é aceitar metrô e ônibus entupidos e insalubres, a mobilidade urbana caótica e, por trás desse sistema, empresas lucrando horrores com um modelo que humilha a população e lhe custa caro.

Os protestos não têm líderes nem propostas claras e esbarram na depredação do patrimônio público. Na verdade, escancara jovens vítimas de uma educação falida no Estado que optou por aprovar todo mundo e não formar gente nas escolas. Mas, por outro lado, o próprio governo mostra-se incapaz de exercer liderança e indigno, ao reprimir com extrema violência, tal qual se fazia na ditadura.

O governador de São Paulo, em vez de fazer valer seu papel de representante da população, incorporou o déspota, ordenando que sua polícia atacasse com balas (de borracha, mas que machucam!) e bombas (de nome “efeito moral”, mas cujos efeitos, na prática, são escoriações dolorosas).
 
Nem os profissionais da mídia que corteja o governo paulista foram poupados. Há fotógrafo e repórter com risco de perder a visão após serem alvos de disparos da PM; há jornalistas presos apenas por estarem em meio à confusão, fazendo seu trabalho.

Ironicamente, a velha mídia para a qual eles trabalham pediu nos editoriais (escritos por seus patrões) ação enérgica da polícia. Pois ela veio, inclusive contra os seus profissionais. A dobradinha jornais/repressores fez lembrar 1964, quando a mesma velha mídia pedia ação enérgica do Exército, e ela chegou, mergulhando o Brasil em 20 anos de torturas, mortes e fim da liberdade.
 
 As ruas tomadas nas maiores cidades do país podem parecer motins de jovens um tanto perdidos, muitas vezes manipulados por partidos políticos radicais. Mas é um forte recado aos governantes que acreditam que basta “comprar” TVs, jornais e revistas para que manipulem ao seu favor.

As novas gerações não lêem jornal, nem dão a mínima atenção para os “mimimis” do Arnaldo Jabor ou do Reinaldo Azevedo. E o Brasil parece não ser tão pacato quanto se dizia. A rebeldia pode parecer confusa, mas existem muitas causas para nos indignarmos. 
 
Anapaula de Castro Meirelles é publicitária.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.06.2013 09:13 Claudia Soares Valle

    Pois é agora ninguém tá segurando o povo. Tá uma bagunça e sem líderes e propostas concretas.

  • 20.06.2013 01:03 Juliane Brandão

    Ana tu arrasa no texto. Orgulho demais da minha amiga. Saudades do riso froxo e daquela falta de paciência sua. Trancoso está te inspirando mais.

  • 17.06.2013 19:36 Larissa Goulart

    Te conheço de vista e tenho muita vontade de falar com vc. Leio sempre seus textos e minha admiração só aumenta. Você é a prova de que mulher bonita e interessante também é inteligente e tem opinião engajada. Parabéns mais uma vez.

  • 17.06.2013 07:02 Cassia Merlin

    Vc fala por mim, e por todos que tem o prazer de ler a realidade dos fatos.

  • 16.06.2013 16:56 Marcos Toledo

    Ana gosto de ler seus textos e como vc vê a velha mídia. É isso aí menina. Jabor sempre decepciona porque ele representa uma elite cheia de preconceitos e rancorosa.

  • 16.06.2013 12:56 Gusmão Gobetti

    Ana Paula ler seus textos/artigos é sempre uma satisfação. Enfim encontrei algo escrito que diga como eu exatamente penso. Acorda Brasil.

  • 16.06.2013 09:46 Vanessa Fonseca

    ...,mas existem muitas causas para nos indignarmos. É isso aí! O Brasil está acordando e abrindo os olhos. A verdade é que todo sintoma tem uma causa. Toda essa manifestação vai além da rebeldia. Bacana demais.

  • 16.06.2013 08:57 Ana Flávia Machado

    Muitíssimo bem observado esse texto. O pensamento mais coerente que li até agora sobre o assunto.

  • 15.06.2013 17:11 Jorge Alves

    Ana Paula, é muito bom ler seus textos. Eles me acalmam.

  • 15.06.2013 13:51 Andressa Rassi

    Que texto lúcido. Exatamente como penso.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351