Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lúcia Vânia

O Brasil que a população pede

População diz basta em protestos | 02.07.13 - 19:40

A força demonstrada pela população brasileira nas manifestações de rua vem da sua vivência, no dia a dia, em uma sociedade desigual e adversa, que, embora considerada a sexta economia do mundo, ainda apresenta problemas semelhantes aos das nações mais pobres do Planeta.
 
Diante dessa eclosão de protestos, surge uma questão: que Brasil é este que a população está repudiando?
 
O Brasil de um sistema de saúde precário, no qual as pessoas esperam meses para serem atendidas.
 
O Brasil que as pessoas não mais aceitam é o país que oferece um dos piores sistemas públicos de educação do mundo, cujos índices nos envergonham perante a comunidade internacional. É o Brasil de deplorável sistema público de transporte.
 
O Brasil que não se quer é o país com 39 ministérios, criando despesas de custeio da máquina pública. É o Brasil de sindicatos que andam anestesiados pelas benesses do poder; o Brasil onde a atividade político-partidária está tão descaracterizada, que as pessoas não se sentem representadas.
 
O Brasil que causa repúdio é o Brasil sem gestão competente, que nem gasta o que está autorizado no Orçamento da União. É o Brasil cujos dirigentes não conseguem garantir qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Um país em que os jovens não conseguem vislumbrar o seu futuro.
 
É um Brasil cujas lideranças políticas ao invés de se dedicarem a indicar o caminho da solução dos problemas cruciais da nação, propõem soluções fáceis e paliativas, com troca de cargos por apoios políticos, em nome de um projeto de permanência no poder.
 
A população brasileira está nos dizendo de sua resistência ao velho quadro sócio-político opressor e pedindo aos dirigentes do país alguma ação nova que mude essa situação. Estamos vendo as energias sociais, que estavam dispersas, agora sendo canalizadas pelas pessoas que estão indo para as ruas.
 
Esperamos que, na urgência que a população está pedindo, possamos ver o discurso transformar-se em ação.
 
A população, cansada de esperar, de acreditar nas promessas e nos pacotes, rompe o silêncio e vai às ruas. E alguns desavisados ainda buscam explicações para a força que vem das manifestações. Enquanto isso a população engrossa o coro e diz basta!

Lúcia Vânia é senadora (PSDB) e jornalista

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351