Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Rodrigo Zani

As oito décadas da capital da modernidade

Goiânia ganha obras importantes | 23.10.13 - 10:00

Goiânia - Essa semana a capital goiana completa oitenta anos de uma vitoriosa trajetória marcada pela atuação de renomados homens e mulheres que elegeram o coração do Brasil para fazerem morada. Oito décadas se passaram desde que o visionário Pedro Ludovico Teixeira e o urbanista Atílio Corrêia Lima lançaram a pedra fundamental e o primeiro esboço da então nova capital do Estado, projetada inicialmente para comportar 50 mil habitantes.
 
No decorrer dessas décadas, a jovem capital viu seu prestígio ser alçado a níveis nacionais e ganhar notoriedade e respeito Brasil afora. O empenho de bravos líderes para transformá-la em uma das capitais com os melhores índices de qualidade de vida tem sido notório em toda a sua história. A ponto de hoje verificarmos importantes obras sendo realizadas e que levam consigo a marca da modernidade, caminhando harmoniosamente ao traçado Art Déco predominante no ano de sua fundação.
 
Prova disso pode ser constatada na recém concluída Vila Cultural. Um espaço altamente contemporâneo, voltado à realização de grandes espetáculos e exposições diversas. Um ambiente projetado para contribuir com o fomento da cultura e lazer aos goianienses, e que complementa, sem interferir diretamente, o patrimônio cultural dos goianos, muito bem representado pelo Teatro Goiânia.
 
Para conseguir atender à crescente demanda pelo atendimento de Urgência e Emergência, o governo do Estado está investindo na edificação de uma das mais modernas unidades de saúde de todo Centro-Oeste – o Hospital de Urgências da região Noroeste. Obra monumental, estrategicamente localizada em uma das regiões mais carentes de Goiânia, e posicionada na saída para importantes municípios. Tudo isso para reverter aos goianos o respeito e a sensibilidade nutrida pelo Governo do Estado diante das mazelas humanas vivenciadas em situações de risco de vida.
 
Objetivando facilitar o acesso diário e a mobilidade de milhares de moradores da região metropolitana da capital, também estão sendo construídos viadutos em todas as suas principais saídas. Ao investir em anéis viários que interligam a capital aos municípios circunvizinhos, o Governo de Goiás dá mais um sinal de que é grato à força de trabalho impressa diariamente por milhares de profissionais que se deslocam de suas cidades para a capital.
 
As áreas de esporte e lazer ganham novo fôlego com a retomada da obra do Centro de Excelência em Esportes e a reforma total e revitalização do autódromo internacional de Goiânia. O primeiro, esquecidos nos últimos anos pelo poder público, voltou a ser um canteiro de obras a pleno vapor, onde diante da sua conclusão acompanharemos o despertar de jovens nas mais diversas modalidades esportivas olímpicas. Já o autódromo, que estava há quarenta anos sem interferência estatal, está sendo completamente repaginado aos moldes internacionais das federações automobilísticas. Em breve, a capital terá a honra de atrair grandes eventos de renome nacional e internacional, proporcionando aos goianienses mais um espaço de lazer e entretenimento.
 
São inúmeras as obras de melhoria na infraestrutura urbana sendo realizadas e projetadas para um futuro próximo, como o Veículo Leve sobre Trilhos - VLT, que conferirá a um dos principais eixos de mobilidade da capital ares de cidade de primeiro mundo. Inúmeros são os desafios a serem vencidos em uma capital que, projetada para meros 50 mil habitantes, já ultrapassou a margem de um milhão de moradores. 
 
O que nos alegra e nos permite comemorar essa data é verificar que a capital goiana tem sido construída por homens que não fogem às suas responsabilidades e que, além de sonharem com um futuro melhor, acordam para fazê-lo se tornar uma realidade. Parabéns a todos os goianienses!
 
Rodrigo Zani é bacharel em Direito, presidente estadual da Juventude do PSDB e um entusiasta da participação do jovem na política.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351