Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lorena Ayres

A ação feminina na política

Conquistas sobre salto alto | 18.12.13 - 17:00
 
O fato que não podemos negar é que, atualmente, a presença feminina na política só tem aumentado. E nada mais natural do que encontrá-las atuando como lideranças. É o que se vê nos poderes executivo, legislativo e judiciário, também nas entidades de classe, sindicatos e na comunidade. A participação feminina vem crescendo e aparecendo em todos os campos.
 
Diversas mulheres conseguiram mobilizar à maioria para suas causas e se destacaram como grandes líderes carismáticas no mundo. Entre elas, Cleópatra, Madre Tereza de Calcutá, Anita Garibaldi, Catarina A Grande,  Indira Gandhi, entre outras.
 
As mulheres vêm se posicionando no meio político cada dia com maior intensidade e vontade. Seja com mandato ou sem, nos bastidores ou na linha de frente, elas encantam e comandam, executam e atuam efetivamente em prol das lutas sociais e da coletividade.
 
Em sua maioria, são profissionais atentas aos detalhes de cada momento, o que faz com que elas tenham uma visão ampla das situações. Em função de suas características pessoais, costumam ser bem sucedidas nos processos de comunicação e de negociação, são sensíveis, flexíveis e executam varias atividades ao mesmo tempo sem titubear.
 
A política tem um papel fundamental em nosso dia-a-dia, contrariando ou não a vontade coletiva, é um "elemento" intrínseco no meio social. E, de uma forma ou outra, a mulher vem se destacando na área profissional e principalmente na política, grande barreira no país.
 
Nos últimos anos, têm conquistado uma ascensão muito expressiva em diversos setores da sociedade brasileira. O seu papel e o protagonismo marcantes no cenário político, por exemplo, resultou na eleição de uma mulher para presidir a nação.
 
Ainda é uma realidade no país a sub-representação das mulheres jovens e adultas nos espaços de poder, mesmo que nos últimos anos tenhamos conseguido ampliar a escolarização e alcançar patamares superiores aos dos homens em muitas das vezes.
 
Entretanto, a ocupação de espaços de poder tanto diz respeito a uma cultura patriarcal que julga que os lugares e espaços públicos são espaços “naturais” à presença dos homens. Gradativamente essa realidade é dirimida, graças à atuação hiper da mulher nos espaços sociais, na política e nas obras filantrópicas que envolvem o povo. Elas têm destaque!
 
É muito importante que cada uma compreenda que, fazendo política, participando, só amplia os direitos, a liberdade e todas as possibilidades de realização pessoal. A participação feminina na política concretizou importantes conquistas, como a criação de conselhos de direitos da mulher e delegacias da mulher.
 
A violência contra nosso sexo passou a ser considerada crime, o assédio sexual já é reprimido por legislação específica, a lei das cotas provocou o compromisso dos partidos políticos com a participação das mulheres na política. A revolução feminina esta ultrapassando barreiras, estamos, literalmente, levantando poeira.
 
Daí porque a mulher vem honrosamente mobilizando e sacudindo o meio político. São grandes conquistas e vitórias que podemos chamar de nossas e continuaremos a lutar. Orgulho-me muito de fazer parte desse seleto grupo feminino que atua com grandeza e competência em prol das causas sociais e de um todo com amor, perfeição e mãos de verdadeiras gestoras, empreendedoras, mães, filhas e nas diversas faces da mulher perante a sociedade contemporânea.
 
Viva a força da mulher!!!
 
Lorena Ayres é advogada, assessora Parlamentar e Diretora de Articulação Política da JPSDB Goiânia.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351