Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Alexandre Parrode

Porque vou torcer contra a seleção

Legado está mais para "largado" | 08.06.14 - 10:47 Porque vou torcer contra a seleção Despreparo: ampliação do aeroporto de Porto Alegre, Salgado Filho, está ainda em fase inicial e é uma das que não será entregue a tempo (Foto: Diego Vara / Agencia RBS)
 
Goiânia - Falta menos de uma semana para o que poderia e deveria ser o maior evento esportivo da história do Brasil. O futebol é o orgulho nacional. É o símbolo do patriotismo brasileiro. Até quem não se importa com esporte - como eu -, vira torcedor ferrenho durante a Copa do Mundo. 
 
Só que, desta vez, eu não vou torcer pelo Brasil. Em 2014, eu torço pela Itália, Espanha, Argentina e até pelo Japão, mas pelo Brasil, não.
 
Minha decisão e de milhares de brasileiros que dividem minha indignação com esta Copa do Mundo não diz respeito à escolha do técnico ou dos jogadores. É política. 
 
Assistimos uma série de trapalhadas e mentiras contadas pelo Governo Federal e pelo PT sobre como a apelidada "Copa das Copas" traria infinitos benefícios para o Brasil e como obras de infra-estrutura iriam "revolucionar a história deste País". 
 
Sete anos se passaram e eis que chegaremos ao dia 12 de junho de 2014 sem quase metade das obras concluídas. Estima-se que o governo só conseguirá entregar, de fato, a "Copa das Copas" em 2017.
 
Incompetência, falta de planejamento e, como sempre, superfaturamentos transformaram o que era pra ser o "legado" da Copa em "largado". 
 
Até mesmo a Fifa e seu presidente, Joseph Blatter, não conseguem mais defender e esconder a porcalhada: "É o país com mais atrasos desde que estou na Fifa e foi o que teve mais tempo, sete anos, para se preparar", afirmou ele em uma das inúmeras vezes que criticou a organização brasileira.
 
Não há espaço para listar todas as inúmeras obras que foram prometidas e não vão ser entregues, como a reforma e modernização de todos os aeroportos, o VLT de Cuiabá, o metrô de Porto Alegre, o trem-bala entre Rio e São Paulo, e até o absurdo da cobertura do Itaquerão, estádio que vai receber a abertura do evento. 
 
Sem contar as que foram entregues às pressas e não concluídas, como obras de mobilidade em Porto Alegre e Fortaleza - cidade que já entregou os pontos e não conseguiu completar quase nenhuma das obras previstas na Matriz de Responsabilidades da Copa -, a reforma do Galeão, no Rio, bem como o BRT Transcarioca. 
 
Um site compilou todas as promessas para a Copa do Mundo e o que, de fato, está sendo entregue. Lá  possível conferir todo o disparate que é o evento.
 
Torcer para a seleção brasileira, a meu ver, é assinar atestado de trouxa. Mesmo após todo o desrespeito com o dinheiro e com a nação brasileira, desejar a vitória do Brasil é tão utópico quanto o legado da Copa. 
 
Dizer que não tem outro jeito e devemos aceitar a Copa como ela é não é verdade. Podemos e devemos, sim, mostrar para o governo federal e para o mundo que nós, cidadãos, não temos culpa e muito menos corroboramos com essa mentira que é a Copa do Mundo Brasil 2014.  
 
O PT quer que nós brasileiros mantenhamos a imagem de "povo-hospitaleiro-samba-caipirinha" e engulamos o fato de que não estamos preparados para receber o evento. Mais claro impossível: não estamos prontos. 
 
Eu quero mais é que o Brasil perca a Copa ainda na primeira fase. Quero que a seleção, que não tem nada a ver com as falcatruas do governo, saia de campo e deixe que as manifestações, os protestos e as greves entrem em cena. Quero que os estrangeiros mostrem e carreguem a imagem de uma sociedade insatisfeita e revoltada com a má administração que assola este País há mais de dez anos.
 
A política do pão e circo vai imperar caso a seleção venha a conquistar o hexacampeonato. Vamos às ruas festejar a vitória em campo e, provavelmente, esqueceremos a derrota sócio-econômica.
 
O Brasil precisa deixar o futebol de lado e vestir uma camisa muito mais bonita que a da seleção: a da educação, da dignidade, do desenvolvimento econômico, da infra-estrutura, da mobilidade... Essas, sim, eu queria estampadas no meu peito. 
 
Lula afirmou que o brasileiro nunca se importou em andar a pé. Que vai até de jegue, caso seja necessário. Verdade seja dita, senhor ex-presidente, o brasileiro deve ir sim, até de jegue se preciso, mas não assistir aos jogos da Copa e, sim, às urnas em outubro, votar com responsabilidade e contra o governo do PT.

Alexandre Parrode é jornalista.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 15.07.2014 15:24 auf auf

    Voce vai torcer contra a Seleção porque é um coxinha, só isso.

  • 08.07.2014 18:00 Patrik Carvalho Santuzzi

    Ótima matéria, me ajudou muito contra pessoas que me criticavam no face...Valeu !

  • 08.07.2014 02:44 Ernesto Trigo de Barros

    Pensei que desta vez seria diferente, por conta dos protestos do ano passado. Infelizmente, estava enganado. O frenesi da copa tomou conta do País de novo. E para tirar proveito dos “patridiotas”, tem até multinacional suíça colocando criancinha pra cantar o hino nacional brasileiro no seu comercial. Poderia dizer tanta coisa, mas prefiro terminar com uma pergunta: de que adianta uma estrela a mais na camisa da seleção brasileira, se quando você correr com seu filho ardendo em febre ao posto de saúde mais próximo da sua casa, provavelmente não vai encontrar um pediatra para atendê-lo ?

  • 03.07.2014 18:01 Yan Cunha

    Muitos não entendem a correlação entre futebol e política. Outros, defendem um pseudo patriotismo que surge apenas de 4 em 4 anos para demonstrar o orgulho da seleção pentacampeã. Por eu ser de uma região do norte do país, conheço muitas pessoas que acreditam verdadeiramente que o título mundial sanaria todos os inúmeros problemas do país, como em um "passe de mágica". Respeito a todos, inclusive aos alienados de plantão, mas prefiro assim: CONTRA A SELEÇÃO, PELO BRASIL!!!

  • 26.06.2014 11:19 GUY

    Com falência de cérebros, esse jornal tende a desaparecer assim que Perillo perder as eleições. Ana Paula é uma petista senso-comum, Kossa não fede, nem cheira e esse colunista é um tucanalhinha. Um padrão revolucionário, conseguiram emular a burrice.

  • 21.06.2014 12:20 cleber nascimento

    E isso ai torcer para a alemanha,argentina,colombia,costa rica, etc... menos para o Brasil

  • 14.06.2014 14:14 Neves

    Vamos celebrar a estupidez humana A estupidez de todas as nações O meu país e sua corja de assassinos Covardes, estupradores e ladrões Vamos celebrar a estupidez do povo Nossa polícia e televisão Vamos celebrar nosso governo E nosso Estado, que não é nação Celebrar a juventude sem escola As crianças mortas Celebrar nossa desunião Vamos celebrar nossa tristeza Vamos celebrar nossa vaidade.

  • 13.06.2014 10:17 Solimar

    Ei, por que você não assina uma coluna no jornal? Aquela Anapaula petista ninguém merece! O Pablo Kossa não tem opinião que presta. Temos que denunciar esta esquerdalha que só rouba este país.

  • 13.06.2014 10:00 Letícia

    Parabéns pelo texto! Eu quero mais é que os EUA ou o Japão ganhem o mundial para comprarem os estádios depois. Esta roubalheira na cara dos brasileiros e o povo gritando gol por aí, parecendo macacos. O juíz japa recebeu 140 mil reais para apitar 90 minutos da partida de ontem. Pode isto? Tem que roubar pênalti mesmo. Nunca viu um dinheiro tão fácil na vida. Deveria escrever mais Alexandre! Fale sobre a abertura de merda e os desdobramentos da Copa. Gente presa no elevador do Itaquerão, estádios inacabados, jornalistas feridos, protestos e tudo mais. A macacada só quer saber de gol e da cultura do pão e circo. Ignorância pura!

  • 13.06.2014 09:06 Denise

    Apoiado! Sem contar que pela primeira vez na história das Copas o Governo brasileiro abriu mão dos impostos. Bilhões! Qual é o motivo disto? Os brasileiros estão anestesiados com este mundial do pão e circo. Parabéns!

  • 12.06.2014 23:09 leonardo lf da silva

    pelo linguajar esta deve ser fã de futebol e no minimo deve estar adorando...

  • 12.06.2014 16:35 Marta ROcha

    PQ VC É UM BABACA HIPÓCRITA DUMA FIGA QUE NAO DEVE ESTAR "MORDENDO" UM POR NA COPA E FICA AQUI DE mimimi...DA VERGONHA DE BRASILEIRO COMO VC!!!

  • 12.06.2014 10:22 leonardo luciano ferreira da silva

    "ENQUANTO O PAÍS SE AFUNDA NUMA POLÍTICA DE CORRUPÇÃO VERGONHA E "JUSTIÇA", VAMOS "VIVA A COPA DO MUNDO" ESQUEÇAMOS DE NOSSOS PROBLEMAS HOSPITAIS, PROFESSORES, ESTRADAS, E MILHÕES DE TRABALHADORES E PAGADORES DE IMPOSTOS QUE FINANCIAM ESTA VERGONHA QUE DESTA VEZ EMPURRARAM PARA DE BAIXO DE NOSSO TAPETE, VERDE AMARELO E APELIDADO DE BANDEIRA DO "BRAZIL", ESPERO QUE TENHAMOS A VERGONHA DE ACHAR TUDO ISTO UM EXAGERO... "A CORRUPÇÃO DILACERA E MATA A ALMA DE NOSSOS CIDADÃOS". Leonardo.

  • 11.06.2014 22:10 Paulo Nogueira

    Alguém em plena consciência acreditou algum dia que a Copa resolveria todos os problemas do país? Vou torcer pela Seleção e vou votar na Dilma independente do resultado em 12 de julho porque não tenho complexo de vira-lata - aquela pessoa que acha que o nosso país tem um monte de defeito e só ver qualidades no exterior.

  • 11.06.2014 18:04 Ivana

    Parabéns pelo texto. Soube expressar de forma simples e clara sua insatisfação perante aos problemas que a maioria dos brasileiros estão passando, mas por tanta alienação recebida os mesmos não conseguem enxergar. Lamentável a reação da maioria dos comentaristas para este texto. Isso explica a falta de senso crítico dessas pessoas,postura de colonizados e de seres dominados!

« Anterior 1 2 Próxima »
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351