Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Manoel Xavier Ferreira Filho

Natal é oportunidade única para o comércio

Preparo antecipado é fundamental | 14.11.14 - 18:29 Natal é oportunidade única para o comércio (Foto: divulgação)

Goiânia - Considerada a melhor data para o comércio, o Natal também é um divisor de águas para os micro e pequenos negócios. As vendas neste período permitem não só o incremento no faturamento, mas também a fidelização de clientes. O empresário tem uma oportunidade ímpar de aumentar os lucros, realizar caixa para os próximos meses e ainda fazer com que os consumidores retornem à sua loja ao longo do próximo ano.
 
No entanto, apenas as portas abertas e o ímpeto do consumidor, que deve injetar na economia goiana mais de R$ 3 bilhões em função do pagamento do 13º - crescimento de 3% em relação a 2013, não serão suficientes para garantir o sucesso. O grande desafio do varejo é criar vínculo com o cliente, figura cada vez mais disputada no mercado em virtude da forte concorrência de lojas físicas e virtuais.
 
As vendas, inclusive, mudaram. Não é mais questão de transação, de um simples toma lá, dá cá. É uma relação que pode ser duradoura e envolve outras variáveis, como um excelente atendimento, ambiente agradável e informações correta sobre o produto, por exemplo. Segundo pesquisa recente, sete em cada dez clientes estão até dispostos a pagar um pouco mais para ter um produto melhor.
 
Dessa forma, preparo antecipado é fundamental para incrementar as vendas em qualquer data comemorativa. E não estamos falando apenas da decoração. É preciso criar expectativa nos consumidores. Para tanto, capacite a equipe de vendas, ofereça uma localização diferenciada de produtos, modernize o layout da loja, organize o estoque, fortaleça a relação com os fornecedores e planeje o fluxo de caixa.
 
Com isso, as chances de aumentar as vendas no Natal e fidelizar o cliente crescem exponencialmente. E o Sebrae Goiás desenvolve uma série de ações de capacitação, tanto em Goiânia, quanto no interior, para ajudar os empresários de micro e pequenos negócios a alavancarem as vendas em todos os períodos do ano.
 
A entidade disponibiliza soluções para Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Técnicas de Negociação, Gestão Visual de Loja, Gestão de Estoques e Plano de Marketing. Todos voltados para atender às necessidades das empresas em determinadas datas comemorativas (com base no calendário varejista) e também para o ano todo.
 
Conhecimento, dedicação e planejamento levam o empresário a criar um diferencial para o seu negócio, transformar uma loja simples em um lugar encantador. Além disso, faça os seu cliente se sentir único e especial. Atitudes simples como enviar um e-mail ou realizar uma ligação para agradecer pela preferência podem fazer toda a diferença. Com certeza, o consumidor vai voltar.

*Manoel Xavier Ferreira Filho é Diretor Superintendente do Sebrae Goiás


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351