Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Karyne Magalhães

Dia dos Namorados: babando pela companhia de alguém

| 12.06.15 - 09:25
 
 
Goiânia - As mãos podem ficar geladas, a face rosada e a boca seca. Por que  não conseguimos controlar os nossos impulsivos frente a uma forte descarga hormonal de origem emocional? No caso da boca seca, pode ser stress, medo do desconhecido, ansiedade... infelizmente não podemos ter o controle do nosso sistema nervoso. E, já que estamos em meio às comemorações do Dia dos Namorados, vale dizer que isso é completamente normal quando estamos  conhecendo alguém com quem podemos ter um relacionamento amoroso. Dá aquele frio na barriga e a boca seca mesmo!
 
Conhecer uma pessoa que tenha te despertado o interesse, realmente, pode gerar uma carga de adrenalina, noradrenalina e outros hormônios mais. Então se rolar um beijo? A emoção toma conta e, se acontecer, ele não pode ser seco.  Quanto mais úmido melhor!
 
Durante o beijo muita coisa se mistura, além das emoções. Trocamos bactérias e mais muitos outros microorganismos, também saliva, células sanguíneas e descamadas. Sim, tudo isso! Nessas horas, o conselho da dentista é: trate bem de estar com a boca em dia e evitar as doença bucais e a transmissão delas.
 
Babamos de amor, literalmente, porque durante o beijo, a testosterona é passada através da saliva. Isso quer dizer, que quanto mais beijos "molhados" o casal trocar, mais excitados poderão ficar, estendendo as horas de prazer e a sensação de bem estar, provenientes da ocitocina, dopamina e serotonina liberados durante esses momentos de intimidade.
 
E aí o mau hálito é o maior inibidor dessa vontade, da proximidade do parceiro. Esse sim, é capaz de causar repulsa e afastamento entre os casais mais apaixonados que puderem existir. Como disse Millôr Fernandes, certa vez, "o melhor anticoncepcional que eu conheço é o mau hálito."
 
Pra quem não sabe, baixa salivação e boca seca podem contribuir para a alteração no hálito. Então, o que pode ajudar nesses momentos em que a boca estiver seca, é a ingestão de água, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, mas se o fizer - vai que vocês estão na balada - que seja acompanhada por água, o que também conta alguns pontos para o hálito.
 
Mas e se você dormiu com a pessoa? Nesse caso, não se preocupe com o hálito quando despertar da noite de amor, pois todo ser humano acorda com o que chamamos de halitose matinal (fisiológica). Claro, faça sua higiene bucal assim que puder, que com certeza seu hálito ficará mais "atraente". Em todo o caso, vale lembrar que o Dia dos Namorados é comemorado apenas um dia, mas o romance pode durar toda a vida. Então mantenha a boca fresca e esbanje saúde bucal.
 
*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Halitose e Laserterapia, membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e da Associação Brasileira de Halitose (Abha).
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351