Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Rodrigo Zani

A transformação por meio do engajamento político

O trabalho é ampliar participação da Juventude | 12.06.15 - 15:23
 
Goiânia - Sempre defendo que o interesse pela política deveria ser algo legítimo e natural de todo o ser humano, independente da sua inclinação partidária. Afinal, é no meio público que decisões cruciais são tomadas e que impactam diretamente a vida de todo ser humano, seja ele partidário ou apolítico. Em minha trajetória como estudante do ensino médio e posteriormente, do curso de Direito, encontrei junto a militâncias constituídas espaço para discutir assuntos que sempre me inquietaram, como a participação mais efetiva do jovem na construção de uma sociedade mais produtiva, participativa e engajada com a dissolução das desigualdades sociais. 
 
Foi no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que encontrei maior acolhimento e interesse pelos mesmos assuntos que sempre permearam minhas reflexões. Atualmente, sou um defensor ferrenho da participação do jovem na construção de políticas públicas que garantam a sua evolução profissional, financeira e cultural. Afinal, é uma característica própria da Juventude ser questionadora, buscar respostas e apresentar soluções criativas para problemas que precisam ser solucionados.
 
À frente da Juventude Tucana goiana pude conviver com grandes lideranças jovens, que hoje, por meio do engajamento e da dedicação legítima, ocupam cargos públicos de relevância, conquistados graças ao anseio da população por uma renovação na forma de pensar e fazer política. Hoje, temos orgulho em acompanhar e contribuir com gestões nas mais diversas esferas do poder. Em todo o Estado temos representantes da juventude em 60 câmaras de Vereadores, e nos preparamos para dobrar esse número nas próximas eleições, ao contarmos com nomes de peso e relevância para promover tal renovação. 
 
No Legislativo Estadual, vimos na última eleição uma ascensão da Juventude, com a conquista do primeiro mandato de jovens deputados como Lucas Calil, Diego Sorgato, Gustavo Sebba, Marcos Palmerston, Zé Antonio, Virmondes Cruvinel Filho e Jean Carlo que agora estendem para a Casa de Leis o engajamento que já mantinham nos bastidores do poder. E no Legislativo Federal contamos com a força de dois jovens deputados tucanos que se empenham em promover as mudanças necessárias para a recuperação da credibilidade política, tão desgastada devido às práticas desonestas de antigos e experientes políticos.
 
Foi a partir do momento que decidi me filiar ao PSDB, e com isso, participar efetivamente do debate político, que pude colocar em prática ações de resgate da participação do jovem na vida pública, ou como um beneficiário direto das políticas públicas. Na última campanha do Governador Marconi Perillo a Juventude Tucana teve papel decisivo nos debates das redes sociais, levando para todas as redes, a discussão sobre a formatação do Plano de Governo. Por meio do Pacto Pela Juventude, conseguimos inaugurar o maior comitê jovem do País - a Casa Digital, que serve de exemplo até hoje para outras militâncias, inclusive de partidos de oposição. 
 
Nosso trabalho consiste hoje em ampliar a participação da Juventude do PSDB nos movimentos sociais, incentivando a inserção dos jovens nos debates e nas mobilizações sociais, mas, tendo o cuidado para nunca interferir partidariamente nas decisões dos movimentos sociais, que devem ser livres. Temos à frente o desafio de continuar a qualificação do ponto de vista programático de líderes, oferecendo seminários, cursos online e palestras sobre gestão pública, legislação, políticas públicas, ciências políticas, ciências sociais, para melhor prepará-los para assumir efetivamente uma posição de destaque e transformação social. Contamos com o apoio irrestrito do líder Marconi Perillo, e de personalidades como Paulo de Jesus, Sérgio Cardoso e do atual presidente Metropolitano do partido, o jovem Rafael Lousa. 
 
Rodrigo Zani é presidente da Juventude Estadual do PSDB, chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) e bacharel em Direito

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351