Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Alberto dos Reis Condé Júnior

O uso da tecnologia na odontologia

| 21.01.16 - 14:42

Goiânia - A Odontologia, desde 2007, já apresenta tecnologia e recursos para diagnóstico de como está a relação do dente e gengiva em relação ao rosto por meio das imagens e vídeos do paciente. Com essas medidas, é possível propor o que é ideal para cada indivíduo e como cada especialidade da Odontologia vai lhe ajudar a alcançar o melhor resultado possível, seja utilizando as chamadas lente de contato dental, aparelho invisível, plástica gengival ou outros produtos.
 
Na Ortodontia, a inovação está em inserir esses números em software (da Técnica ortodôntica Alinhador Invisível Removível**) e apresentar as imagens em 3D por meio desse simulador de movimentação ortodôntica ao paciente. Nesse programa de computador temos a ferramenta utilizada pelo cirurgião-dentista para planejar a movimentação dos dentes e mostrar o passo a passo do planejamento, isto é, a equipe odontológica e o paciente podem visualizar, etapa por etapa, mês a mês, o que deve ser feito na boca do paciente. Cabe acrescentar que, a aceitação do tratamento é feita apenas após a opinião de todos os envolvidos, inclusive quanto a alterações e testes de como ficariam outras posições dentárias. Com a apresentação dos detalhes, o entendimento e a cooperação do paciente assumem o nível de excelência na Odontologia moderna.
 
Para a personalização de cada sorriso, é levado em consideração princípios de design e de desejos do paciente. Essas imagens, no computador, são compartilhadas entre a equipe odontológica no sentido de agregar mais informações e unificar o planejamento até que o paciente concorde com todos os detalhes apresentados.
 
Na prática, unir os dados obtidos pelos exames de fotos, vídeos e software visa a excelência na comunicação profissional/paciente e aumenta a sua confiança quanto à aceitação da opção de tratamento escolhida, isto é, o entendimento do planejamento individualizado ao paciente, para cada atendimento.
 
O Alinhador Invisível Removível (da Técnica Invisalign®) já está em sua quinta geração, após quase 20 anos de pesquisa. Este aparelho reposiciona os dentes gradativamente, sem incômodos, sem pontas sobrando, por ser removível e não utilizar fios nem peças de metal ou porcelana. Individualizadas e sob medida, cada alinhador é confeccionado nos Estados Unidos e deve ser usada por duas semanas, durante 20 a 22 horas/dia, retirada para as refeições ou quando estiver  em uma ocasião importante. Após 15 dias de uso constante, o paciente substitui o aparelho por um novo para continuar o movimento do alinhador anterior e assim sucessivamente até o final do tratamento.
 
*Alberto dos Reis Condé Júnior é cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Ortodontia pela USP e trabalha com as técnicas ortodônticas: Alinhadores Invisíveis (Aparelho Invisalign®) e Lingual.  
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351