Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Edivaldo Cardoso

O Detran do cidadão

Meta é reduzir as mortes no trânsito | 29.12.11 - 19:38

 

Queremos reduzir as mortes no trânsito de Goiás e levar excelência ao serviço prestado pelo Detran ao cidadão. No ano que passou, trabalhamos sem descanso em busca de soluções para os problemas da alçada do Detran.
 
O objetivo principal dos serviços públicos e de seus agentes é atender de forma efetiva e concreta às reivindicações legais e exigências individuais ou coletivas  dos cidadãos em geral. Neste sentido, o Detran de Goiás deu passos significativos em 2011. Com ações rápidas, inteligentes e modernas o Detran resgatou o autêntico sentido da expressão "servidor público", como aquele que serve, presta assistência, despacha, auxilia, encaminha e  ampara o cidadão. 
 
O primeiro passo foi o planejamento estratégico. Pela primeira vez em sua história, o Detran-GO elaborou um planejamento estratégico que vai nortear suas ações até 2014. O objetivo é alcançar um novo modelo de gestão da administração pública, mais moderno e ágil.
 
O plano tem dez metas que vism melhorar o atendimento ao cidadão e eficiência do servidor público. A primeira delas é implantar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida vem a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos parceiros do DETRAN. 
 
A terceira meta é apefeiçoar a gestão do Detran para garantir a excelência e confiabilidade em seus processos e serviços. Outro ponto a ser trabalhado é garantir uma infraestrutura moderna e ágil para o atendimento ao cidadão.
 
O Detran também busca garantir o cumprimento dos procedimentos legais atribuídos ao órgão. Outra meta, já descrita no início do texto, é a redução do número de mortes no trânsito no Estado de Goiás. 
 
Finalmente, o plano estratégico contempla a melhoria da imagem do Detran junto à sociedade  e aumentar a satisfação do usuário com os serviços prestados pelo órgão.
 
Já como parte do cumprimento destas metas, o Detran inaugurou em julho a Central de Atendimento com o padrão Vapt Vupt, na sede do órgão em Goiânia. Neste unidade são realizados todos os serviços relativos a veículos e CNHs. Os servidores que trabalham na Central de atendimento Vapt Vupt do DETRAN passaram por um curso de capacitação e tiveram um treinamento especial. De julho até dezembro, a Central Vapt Vupt do DETRAN realizou quase 200 mil atendimentos. O índice médio de satisfação do usuário chegou a 99,54%.
 
Outro ponto importante no resgate deste compromisso com o cidadão foi a implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação. O Detran pretende  revolucionar os serviços prestados pela internet. A primeira etapa deste plano já entrou em operação. Com isso passou de 4 para 29 os serviços prestados pelo Detran pela internet. O usuário poderá, por exemplo, acompanhar o andamento das aulas teóricas e práticas, fazer agendamento de exames ou provas, visualizar documentos, acompanhar processos em tramitação, entre outros.
Para facilitar a vida do cidadão, o DETRAN criou mais um serviço relevante, o Aviso da CNH. Como a CNH tem validade de até 5 anos, as estatísticas do Detran mostravam que muitos condutores de veículos, por esquecimento, perdiam o prazo de renovação. Com o aviso 30 dias antes do vencimento, o índice  de motoristas com a CNH vencida caiu drasticamente em nosso Estado.
 
O Detran também investiu fortemente na educação para o trânsito. Com o governo de Goiás, lançou o maior programa de educação para o trânsito do Brasil, A Redução do IPVA para o bom motorista. A lei 17.445 de 2011, que entra em vigor a partir de janeiro próximo, vai beneficiar proprietários de carros de mil cilindradas e motos de até 125 cilindradas que não cometerem infrações de trânsito e não se envolverem em acidentes nos últimos 12 meses. A isenção do IPVA poderá beneficiar 615 mil pessoas em todo o Estado.
 
Em setembro de 2011, o governo de Goiás, o Detran, as Polícias Militar e Civil e o Batalhão de Trânsito, em parceria com outros órgãos, lançaram outra ação de extrema relevância : A Balada Responsável. Ela visa a diminuição dos índices de acidentes de trânsito no Estado. Na Balada Responsável as blitze são diferenciadas. Os policiais são acompahados de agentes da equipe de educação para o trânsito e membros da Associação Goiana de Vítimas de Trânsito. Os pontos de fiscalização são bem sinalizados, com uso de banners e balões com selos educativos. Não tem surpresas nem pegadinhas. O objetivo é promover a educação de trânsito e a conscientização sobre o perigo de misturar álcool e direção.
 
O Brasil é um dos campeões mundiais em acidentes de trânsito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde(OMS), em 2010 morreram 40.610 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito em nosso País. São 29,9 mortes a cada 100.000 mil habitantes. Em Goiás, de acordo, com OMS, 1.807 mil pessoas morreram em função de acidentes de trânsito. Em nosso Estado a média sobe para 29 mortes a cada 100 mil habitantes. Em Goiânia, esta média chega 51 mortes a cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde quer reduzir estes índices pela metade, em uma década. O Estado de Goiás é signatário deste compromisso com a OMS. Depois da implantação da campanha Balada Responsável, o número de acidentes caiu em nosso Estado. Em Outubro de 2010 foram registrados 3147 acidentes e em outubro passado aconteceram 2409. Metade destes acidentes são provocados por motoristas alcoolizado.
 
É uma campanha que conta com apoio da população. Um exemplo disso, em novembro, foram abordados 5 mil veículos e só 3,5% dos condutores não quiseram fazer o teste do bafômetro.
 
Ainda em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, o DETRAN promoveu mais uma campanha educativa : o passeio ciclístico Pedale, pense e mude, evento realizado em 22 de setembro, dia mundial sem carro. O objetivo de fazer uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e de conscientizar a população sobre a necessidade de se criar condições favoráveis para o uso seguro de bicicletas foi alcançado. O passeio foi um sucesso, com a participação de centenas de ciclistas. 
 
Pela primeira vez, o Detran-GO realizou o Prêmio Detran de jornalismo . O tema do concurso foi Trânsito e Cidadania. Após quase 5 anos, o Detran realizou dois leilões de veículos, um em agosto e outro em setembro. Foram leiloados quase 2 mil veiculos, entre carros e motos. Com a realização dos leilões, o Detran recuperou cerca de R$ 1,7 milhão em taxas, multas e impostos que estavam atrasados. Além disso, o Detran desocupou o pátio, área fundamental para novos empreendimentos do órgão.
 
Para 2012, os projetos são ainda mais arrojados, no sentido de melhorar a vida do cidadão. Por sugestão do Detran, o governo de Goiás acatou a ideia da criação de Condomínios Administrativos do Interior do Estado. Os centro administrativos Espaço Cidadão serão construidos em 50 municípios goianos. A proposta tem concepção inovadora e visa reunir em um só lugar 4 serviços importantes do Estado: O Vapt Vupt tradicional, o Detran, espaço cultural e lojas administradas pela OVG. O Estado vai ganhar em economia de despesas, em produtividade e na qualidade do serviço prestado ao cidadão.
 
Também no ano que vem, o Detran vai executar o projeto Goiás Sinalizado, com sinalização horizontal e vertical em 150 cidades goianas. O Detran vai destinar aos municípios o projeto técnico de sinalização, todo material para a sinalização. O projeto é parte integrante da meta de redução de acidentes e mortes no trânsito dentro da Década Mundial de Segurança Viária.
 
Outro projeto, o Minha Rua, Minha Vida, promete revolucionar a educação do trânsito. O projeto tem o objetivo de promover mudanças profundas no comportamento e na atitude das pessoas em relação aos valores sobre o trânsito. O trabalho de conscientização vai começar na base, com os alunos de educação infantil e fundamental. Até 2014 devem participar do projeto mais 70 mil alunos. As aulas práticas serão desenvolvidas numa minicidade, dentro da sede administrativa do Detran, em Goiânia, onde os estudantes vão organizar a dinâmica do trânsito, com placas de sinalização, veículos, ciclistas e pedestres. O projeto Minha Rua, Minha Vida também será levado ao interior do Estado, por uma unidade móvel itinerante.
 
Por tudo isso, o Detran é do cidadão. A paz no trânsito somente será possível quando trabalharmos em equipe. Da mesma forma que criamos automóveis modernos e velozes deveremos encontrar soluções inteligentes e pacíficas para a mobilidade urbana.
 
Edivaldo Cardoso é presidente do Detran 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 30.12.2011 07:05 José Carlos Machado Lopes

    Parabéns ao presidente do Detran, Edivaldo Cardoso, pelas corajosas e inteligentes tomadas a favor do usuário do Detran.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351