Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Adriano Paranaiba

Quero ser Mark Shuttleworth

Programador investe em códigos abertos | 29.12.11 - 20:11 Quero ser Mark Shuttleworth Shuttleworth é um jovem programador sul-africano que ficou milionário e foi passear no espaço (Foto: Nasa)

 

Você pode não o conhecer mas, com certeza, de tudo o que Mark Shuttleworth fez, pelo menos uma de suas peripécias está na sua lista de sonhos para 2012. Ele é um jovem programador sul-africano que ficou milionário ao vender sua empresa de segurança de internet, a Thawte, para a Verising. Com uma bolada no bolso, se tornou o segundo turista a ir para o espaço sideral, pagando a bagatela de 20 milhões de dólares pela viagem.
 
Mas nem só de esbanjar dinheiro em causas insólitas se prendeu nosso personagem: Mark fundou a Canonical Ltd para desenvolver sistemas operacionais de código abertos, ou seja, de graça, só baixar e pronto. Entre seus produtos está o simpático Ubuntu. Cheio de ideologia por um mundo melhor, onde as pessoas cooperam para melhorar o ambiente que vivem, Ubuntu significa “sou o que sou pelo que nós somos” ou outra tradução mais simples diz “humanidade com os outros”. O Sistema operacional da Canonical é atualizado a cada seis meses e existe uma enormidade de fóruns espalhados no mundo pensando e construindo melhoras para o próximo lançamento. Bem como a construção de bibliotecas e aplicativos – tudo livre.
 
Em um mundo marcado pelo crescente consumismo, a inovação sai das expectativas Schumpeterianas para adentrar no campo do fetichismo Marxista. Viver significa esperar o lançamento de um novo produto. As grandes economias, especialmente a Europa e EUA, estão dando o recado que os indivíduos terão que passar por sacrifícios pelo bem geral da nação. O jovem Mark nos dá um tapa com luva de pelica mandando uma mensagem de esperança para a humanidade, como um grupo preocupado em resolver o problema de todos.
 
Que nesse ano façamos votos de felicidade, harmonia e paz – mas que façamos a nossa parte. Não precisa esperar para ganhar na loteria para fazer desse mundo um lugar melhor. Na frente de seu computador, você pode iniciar essa epopeia. Feliz 2012 a todos leitores de A Redação!
 
Adriano Paranaiba é economista e usuário Ubuntu. 
@adrparanaiba 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351