Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

João Unes

Marconi acerta na escolha de Eliton na SSPJ

Mudança veio em boa hora | 24.02.16 - 18:50 Marconi acerta na escolha de Eliton na SSPJ (Foto: montagem/A Redação)
João Unes
 
Goiânia - A reforma no secretariado promovida pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, foi bem recebida no meio político, policial e entre a população. Na percepção geral, a mudança foi acertada e veio em hora certa.
 
Acertada porque, ao designar para a Segurança Pública o vice-governador José Eliton, segundo principal nome na hierarquia de comando do Estado, Marconi mostrou o peso que a segurança tem em seu governo e sua preocupação com a área.
 
Marconi deu um recado claro para a sociedade. Leva o assunto segurança pública tão a sério a ponto de destacar seu vice.
 
A hora escolhida por Marconi para tomar a decisão também foi certa. Após o latrocínio da estudante Nathalia Zucatelli, de 18 anos, morta ao deixar o cursinho em Goiânia, esperava-se uma reação do governo com efeitos práticos no policiamento. A expectativa geral é de que o novo secretário da SSPJ promova mudanças profundas na política de segurança em busca da redução nos índices de criminalidade, principalmente na capital.
 
José Eliton já mostrou em outras missões que é competente e tem a confiança do governador. Agora, tem diante de si mais um grande desafio. Como tem pretensões eleitorais, resultados positivos na segurança do Estado certamente vão credenciá-lo ainda mais na disputa eleitoral de 2018.
 
O vice-governador José Eliton é respeitado nas Polícias Civil e Militar não apenas por sua competência, mas até por força legal, já que foi eleito pelo voto democrático e constitucionalmente já tinha, antes de ser secretário da SSPJ, o poder legal de substituir o governador como o comandante das forças de segurança do Estado.
 
“Com essa decisão, o governador mostra o tanto que o assunto Segurança Pública é levado a sério”, afirma o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio.
 
Para Tibúrcio, Marconi dá uma satisfação “muito importante para a sociedade”, em um momento em que é preciso prestigiar as Polícias Civil e Militar.  “Difícil pensar em um nome mais capacitado para esta função do que o do doutor José Eliton”, analisa.
 
Para o deputado Talles Barreto, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Marconi ”acertou” na escolha do nome do novo secretário. “O vice governador José Eliton tem uma trajetória de superar desafios”, avalia. “É competente e corajoso como gestor público", completa. 
 
Para um influente coronel da Polícia Militar de Goiás, a nomeação de José Eliton à frente da SSPJ é considerada ”positiva”. Para o coronel, a tropa da PM recebe bem a troca de comando. “Como toda a sociedade, esperamos mudanças profundas na política de segurança pública do Estado e resultados na redução de criminalidade”, diz.

As nomeações de Thiago Peixoto e Joaquim Mesquita também foram decisões acertadas do governador, na avaliação de Tibúrcio. "Thiago, com experiência na Segplan e na Educação, já demonstrou que é competente em qualquer área e certamente vai impulsionar a SED", analisa. "A nomeação de Joaquim Mesquita para o Planejamento mostra que o governador reconhece sua capacidade e o bom trabalho prestado ao Estado", completa. 




*João Unes é advogado e jornalista

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351