Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Luiz Gonzaga Bertelli

Raciocínio lógico

Baixo desempenho entre os alunos | 12.07.16 - 15:06
Nas avaliações internacionais, como o Pisa, os estudantes brasileiros demonstram baixo desempenho principalmente nos conhecimentos matemáticos. Apenas 1,1% deles têm performance elevada na disciplina. O item que mais chama atenção é a dificuldade que os alunos têm de formular situações matemáticas, uma referência para determinadas carreiras, como engenharia ou tecnologia da informação. Esse desempenho é corroborado pelas dificuldades que os professores encontram, nas escolas de ensino básico, de estimular o estudo de aritmética, garantindo um maior interesse por parte dos alunos.
 
Já discutimos neste espaço a importância da matemática e das ciências em gerais para alavancar o desenvolvimento do país. Além disso, ajuda no raciocínio lógico e leva o estudante a um melhor poder de concentração. Preocupado com a formação de nossos jovens, o CIEE oferece gratuitamente, em sua página na internet (www.ciee.org.br), cursos de educação à distância que auxiliam candidatos a vagas de estágio e aprendizagem, na preparação para processos seletivos. Entre os 48 temas oferecidos, alguns estão ligados à aritmética, como Matemática I e II; Matemática Financeira I e II e Finanças.
 
Neste período de férias escolares de meio de ano, os cursos de EaD podem ser  uma excelente oportunidade para que necessita complementar seus conhecimentos matemáticos, aumentando as chances em exames e processos seletivos. Mas os cursos não se limitam aos estudos matemáticos. Para quem procura uma vaga de estágio e aprendizagem, pode acessar também os cursos Dinâmicas e testes, Currículo sem segredo, e Entrevista: como encarar? Com eles, o estudante vai ganhar informações importantes que podem decidir uma vaga, como o comportamento ideal para uma entrevista ou dinâmica, os erros mais frequentes na elaboração do currículo, a postura adequada diante das indagações comuns, entre outras dicas importantes.
 
Para um melhor embasamento e fortalecimento do currículo, os jovens têm à disposição cursos de aperfeiçoamento em informática, uma das áreas mais exigidas como pré-requisitos atualmente. São oferecidos os cursos de Flash, Access, Excel, Word, Power Point, Fundamentos de rede e Tratamento de imagens. Se estiver com estágio vigente, a boa dica são os cursos de Atenção concentrada, Atualização gramatical, Introdução a projetos, Postura e imagem profissional, Relacionamento interpessoal e Resolução de problemas – temas que ajudarão o jovem a se destacar no estágio e, consequentemente, abrirão as portas para uma eventual efetivação. O portal CIEE conta também com um novíssimo curso: Direitos e deveres do aprendiz, que visa conscientizar a juventude de 14 a 24 anos dos benefícios da aprendizagem na sua trajetória profissional.
 
 


*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351