Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Leonardo Rizzo

Santa Genoveva para o Brasil

É hora de Goiás dar um salto | 14.07.11 - 00:15

Acabo de chegar de viagem dos Estados Unidos. Enquanto sobrevoava Goiânia, pensava ainda que teria de ir até São Paulo para fazer a conexão, sempre com algum transtorno. Quem é de Brasília, Belo Horizonte ou Rio, não precisa passar por isso. Afinal, suas cidades têm aeroportos internacionais.

Depois de mais mais cinco horas entre desembarque internacional e reembarque, consigo finalmente chegar a Goiânia. Mas aquele que era para ser um dos momentos mais felizes, o retorno à minha cidade, acabou se tornando motivo de tristeza. Afinal, cheguei pelo Aeroporto Santa Genoveva, o nosso pior cartão de visitas.

O quadro era dantesco. Multidões acotovelavam-se na disputa para chegar à esteira de bagagens. No desembarque, outra multidão bloqueava a saída dos passageiros. No saguão, idosos e mulheres grávidas ou com crianças de colo aguardavam de pé. Não há cadeiras nem educação suficiente para acomodá-los.

O carro que me aguardava ficou preso no engarrafamento do estacionamento. Só consegui deixar o Santa Genoveva uma hora depois de meu avião ter chegado. Um absurdo gigantesco.

 O interessante é que todos políticos de todos partidos concordam que o aeroporto está uma vergonha, e são unânimes ao afirmar que estão empenhados em resolver esta questão. Inclusive o atual governo usa um slogan muito interessante: Se é bom para Goiás, é bom para o Brasil. Sugiro a todos os chefiados pelo governador que aproveitem este momento.

A equipe do governo pode chamar a atenção do Brasil e do mundo mostrando que em Goiás realmente existem homens públicos em condições de chefiar a nação.

É hora de resgatar a identidade dos goianos fazendo do nosso novo aeroporto um cartão de visitas. Com a cessão de area da Embrapa, será possível ampliar a pista, para que tenhamos uma pista internacional e uma passarela sobre a BR-153.

Para isso, também é preciso que tenhamos um pátio compatível com o de um aeroporto internacional. Assim teríamos condições de  inserir Goiás no cenário exterior com o turismo, comércio e cidadania.

Acredito que, desta forma, teremos um político em condições de ser um chefe da nossa nação.

A última vez que Goiás foi brindado com projetos públicos de dimensão internacional foi ainda no governo Leonino Caiado, quando foram erguidos o Estádio Serra Dourada e o Autódromo. E ele fez esas obras desiludido com a politica goiana.

Só com o esforço de todos os homens públicos em prol do Estado teremos condições de sermos respeitados nacional e internacionalmente. Sim, respeitados, porque perdemos a Copa do Mundo em Goiânia em grande parte porque nosso aeroporto é uma piada de mau gosto.

É hora de Goiás dar um salto. Do contrário, voltamos à política para reeleição. Goiás precisa de um estadista. E não temos momento melhor, porque o nosso aeroporto está parado. Podemos fazer deste limão uma bela limonada, a ser servida e mostrada ao Brasil.

Queremos ter o orgulho de dizer que temos políticos em condições de chefiar uma nação. Sem propaganda enganosa e autoelogios, porque isso hoje não cola mais e chega a ser ridículo.

Quando eu era adolescente, vivi no Texas e me orgulhava de dizer que meu Estado tinha autódromo e estádio internacionais. Depois disso, não surgiu mais nada.

Ah, Leonino. Como você faz falta. Como politico, foi o único a ter esta visão. Que saudades.

Leoardo Rizzo é empresário


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 17.09.2013 13:32 José

    heheheheh como pode ser tão superficial assim?! 1ª o nosso ex-governador Caiado tinha um lema assim "venha poluir Goiás", precisa de maiores comentários? é esse cara que é teu heroi? o Lema é exatamente esse entre aspas. que mentalidade essa pessoa tinha? 2ª não é meramente o tamanho de uma pista de pouso e decolagem que transforma um aeroporto em internacional. um exemplo é o aeroporto de parnaiba que muito menor e é internacioal, explica isso meu caro? cara precisa se informar, eu concordo com o que vc fala, mas suas informações são parciais. abraços

  • 25.07.2011 18:57 Ana Cristina Feldhaus

    Leonardo, parabéns pela sinceridade de sempre e pela preocupação constante com a melhoria do seu Estado. Acho importantíssimo divulgarmos cada vez mais o caos que foi instaurado no aeroporto pelo descaso dos governantes e da INFRAERO, que abandonaram os passageiros a própria sorte num ambiente inóspito, sem a devida infraestrutura e arcaico, retirando a beleza e harmonia da cidade de Goiânia. Leo, nao deixe de manifestar sua irresignação. Você é o protetor dos cidadãos goianienses e daqueles que acolheram Goiânia como cidade do coração. Parabéns!

  • 14.07.2011 22:59 Guliver

    Isso tudo e porque os politicos nao usam o aeroporto. Desmbarcam nos angares.

  • 14.07.2011 22:56 Guliver

    Seu comentário

  • 14.07.2011 18:19 João Carlos

    Leonardo, parabéns pelo artigo e pela visão internacional sobre o problema.

  • 14.07.2011 12:21 Maurício Zaccariotti

    Valeu, amigo Leonardo. Tomara que o seu grito de alerta sirva para despertar os responsáveis pela pocilga denominada "Aeroporto Internacional (?) Santa Genoveva". Parabéns. Receba um abraço do amigo Maurício.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351