Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Marconi Perillo

Juraildes nos encanta com sua música

| 21.10.16 - 19:47
 
Goiânia - Quando vejo em entrevista ou ouço em cantorias o músico baiano Xangai dizer que o músico goiano-tocantinense Juraildes da Cruz está entre os oito maiores compositores do País, encho-me de orgulho e contentamento, porque acompanho a carreira dele desde meados da década de 1970 e início da de 80.
 
Jura, como a gente o chama na intimidade, surgiu junto com Genésio Sampaio (hoje Tocantins) cantando no Gremi e no Festival ComunicaSom, que marcaram época em Goiás. Depois se desgarraram em carreiras solo, e Jura por aqui ficou e fincou raízes, evolando seu talento musical com acordes, letras, violão e harmonias que provocam encantamento.
 
Nascido em Aurora do Norte, ainda Goiás, atual Aurora do Tocantins, Juraildes traz em sua criação musical um jeito mateiro, casando as melodias com as raízes fortes do Cerrado, com seus bichos, gentes, águas e matos. Tem um forte apelo da terra o cantador que vem de se banhar nos marulhos do rio Azuis, um pequenino tesouro incrustado naquele rincão sertânico de onde ele vem. A paisagem é árida, o sol é forte, mas os veios de água surgem matando a sede de quem aprecia a música que Juraildes faz borrifando nessa aridez um tanto bom de preciosidades, retirando dali a vida da música que se esmera no jeito da sua gente, da nossa gente mais humana, mais desengonçada, mas muito autêntica.
 
Nessa saudação a Juraildes, saúdo também seus parceiros, aqueles que comungam a magia da união entre música e poesia, como Tião Pinheiro, Lucas Faria, Pádua, Braguinha Barroso, Luiz Augusto, Amauri Garcia, Hamilton Carneiro, entre tantos outros. Além também daqueles inúmeros músicos brasileiros que se interessaram pela musicalidade dele, gravaram e ajudam a perpetuar as esplendorosas cantigas desse nosso querido malungo.
 
Pego aqui um termo do linguajar de Elomar Figueira Mello, um dos mais brilhantes cantadores brasileiros, de quem Jura já integra o círculo da amizade musical, para expressar o quanto ele é querido do público goiano que aprecia a música mais autêntica e original produzida em nosso Estado. Jura é uma pérola que a Serra Geral escorreu para deleite do Brasil.
 
Acho que com uns dez discos gravados, ele já forneceu música para mais de uma dezena de cantadores clássicos, populares, caipiras, sertanejos e forrozeiros e é também ganhador de inúmeros festivais musicais por este Brasil afora. Chama atenção no trabalho dele ainda a dedicação ao público infantil, com discos como “Meninos” e “Joia do Cerrado”, com a participação de corais de crianças e de seus filhos João Pedro e Gabriela. Trabalhos lúdicos e didáticos que contribuem para a formação das futuras gerações.
 
Para arrematar esse tema, do qual gosto muito, porque andei com a turma da música goiana na minha época de rapaz em vários festivais, recorto parte do poema-música “A Porta do Tempo”, onde Juraildes da Cruz sintetiza a beleza filosófica e humana de sua obra, pondo também um pé telúrico em nossos sentimentos:
 
“Quando a tampa do tempo destampa o bem querer/ Acende as estrelas, a lua, o sol dourado/ O futuro é o presente, não nega o passado/ A têmpera do movimento eternizado/ Universo no tempo destampado/ Quando a porta do tempo destampa a alegria/ Só se vê revoada de passarinho na vida/ e o passarinho da vida é a alegria./ Quando a chave no tempo destranca o coração/ Que pego na mão do amigo e digo adeus/ Amizade é eletricidade que não mata/ Igual rama de batata que não desata do que é seu”. Obrigado, Juraildes.
 




* Marconi Perillo é governador de Goiás
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.04.2017 06:40 henrique

    Eu tive o privilégio de parceria com o moço. Aprendi muito com ele, simplicidade, em revoada de passarinheiro me dei conta que estava estagiando na composição. Amizade, uma benquerencia que reflete em suas composições. Como ele sou do interior, do mato, acredito que por isso a sintonia foi mais fina. Eta curumin! Salve!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351