Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tathiane Deândhela

Gerenciar o tempo é essencial para alcançar bons resultados no Enem

| 03.11.16 - 17:47
 

Goiânia - Mais de 8 milhões de estudantes brasileiros vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana e, saber gerir ansiedade, tempo e conhecimento, é um grande desafio para muitos candidatos. A gestão de tempo feita antes, durante e depois da prova, é essencial para quem almeja alcançar bons resultados. Seguem algumas dicas 
 
ANTES
Durma, alimente-se e exercite-se da melhor maneira possível. Seu corpo tem que estar em sintonia com sua mente para que tudo ocorra bem. 
 
DURANTE
Começar pela redação é a dica que todos os professores sempre dão e, claro, estão certos. A redação, querendo ou não, é a avaliação que mais pesa em questão de nota. Então, para que a pontuação máxima seja alcançada, comece por ela. Fique calmo, tranquilo, e organize seus pensamentos de forma que fiquem claros e objetivos. 
 
Após a redação rascunhada, faça a prova de questões objetivas. Neste momento é bom ficar atento ao limite máxmo despendido para cada questão. Uma dica: faça uma divisão entre os assuntos que tem maior e menor facilidade. 
 
Use algum tipo de sinalização visual para identificar as questões que você está em dúvida e as que você não se lembra das respostas. Talvez, avançando nas próximas questões, você se recorde de conteúdos interligados. 
 
Os profissionais da área de psicologia que acompanham alunos que estão prestes a fazer a prova, afirmam que a mesma tem um grande peso em cima do psicológico do estudante. Então, se você gerenciar seu tempo ao seu favor, à sensação de um prova quase concluída e de que você sabia muito, ajuda a ter inteligência emocional e controle do nervosismo, fatores fundamentais durante as horas que você fica dentro da sala.
 
DEPOIS
É claro que quando falamos em gestão de tempo não queremos passar a ideia de terminar a prova nas primeiras horas e entregá-la para ir embora. Você tem que aproveitar cada minuto disponibilizado de forma a realizar uma ótima prova e colocar as ideias em ordem. 
 
Gerir seu tempo para a entrega de um serviço de qualidade é ótimo. Empregue esse serviço na prova que irá fazer, será mais fácil e proveitoso adquirir tempo para revisar algo que já tenha feito e corrigir o que precisa de melhorias, do que ir embora e esperar a próxima edição para tentar uma vaga.
 
Lembre-se que há ´´peguinhas`` dentro da prova. Há palavras que quando lidas rapidamente, dão sentido totalmente diferentes da ideia central. Então¬, se você terminou a prova e tem um tempo de “folga”, reveja toda a sua prova com um olhar crítico e analisador, pois poderá encontrar erros banais que, se corrigidos, te darão vantagens a frente dos demais ´´concorrentes``.
 
Tenha foco, seja simples e objetivo antes, durante e depois da avaliação. Lembre-se que treinar é essencial para qualquer jogo, seja ele correndo no gramado atrás de uma bola ou sentado com uma caneta na mão. O seu futuro só depende de organização, lembrando que é você quem tem que se organizar, começar e colocar em prática tudo isso. Sua vida começa agora e, preparação, é fundamental. Não se arrisque com algo pequeno e nem sonhe baixo. O mundo pertence a quem luta diariamente por melhorias e não tem medo de errar. Afina, é errando que se aprende!
 

*Tathiane Deândhela é especialista em gestão do tempo, coach, consultora de carreira, escritora e palestrante
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351