Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Victor Hugo Leite

Líderes do movimento Diretas-Já

Pela renovação
na política | 31.01.12 - 17:35
 
Em 1983, foi criado movimento Diretas-Já, movimento que se expandiu muito rápido pelo Brasil e foi idealizado por várias lideranças políticas nos cenários municipal, estadual e nacional. Foi um marco muito importante para a política brasileira, cada cidadão teria o direito de escolher o seu representante desde a esfera municipal e principalmente a escolha do presidente da República.

Foi o momento onde muitos oportunistas passaram a liderar a nova elite política. Alguns já morreram, alguns saíram do cenário político, mas a grande maioria ainda está intacta, como ancestrais, que falam, se manifestam e querem comandar a política brasileira. Alguns, às vezes conseguem fazer isso nos bastidores, porém a maioria ainda prefere ter o poder.

Lideranças políticas daqueles tempos ainda se manifestam no cenário. Lideres que estavam na disputa dos maiores cargos públicos do Brasil, nas eleições passadas de 2010. A pergunta que fica na mente de todo cidadão é a seguinte: será que três décadas não foram suficientes para permitir o surgimento de novas lideranças?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Alguns podem dizer que não foi dada chance a eles, outros até tiveram uma oportunidade, mas quando começam a crescer, logo foram abafados por aqueles políticos que conseguiram se destacar no movimento Diretas-Já. Partidos grandes, com lideranças velhas, estão estabelecidos em cada canto do país. Mas alguns outros já perceberam a importância da renovação na grade de seus líderes. São partidos que vêm crescendo muito nos últimos anos, que estão fazendo uma atualização, de forma que novos lideres possam aprender com os antigos e ambos possam caminhar  para transformar o país para melhor. Novas lideranças de siglas partidárias que já perceberam isso, hoje, ocupam cadeiras nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e na Câmara Federal.

Neste ano teremos eleições para vereador e prefeito e, novamente, teremos as candidaturas de novas e antigas lideranças, aquelas desde as Diretas-Já. Agora, só depende de cada cidadão decidir o que quer para o futuro da sua cidade.
 

Victor Hugo Leite é estudante de Direito da PUC.
@victorhleite

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 30.10.2017 17:00 bosta

    Q BOSTA MEU DEUS

  • 01.02.2012 08:21 Maurício Zaccariotti

    Bom artigo. Só faltou dar o "nome aos bois". Parabéns. Maurício

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351