Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Marconi Perillo

O legado de Doracino

| 29.03.17 - 11:22

Goiânia - Quando a gente perde um cidadão de bem, um companheiro de jornadas, ele passa a nos referenciar em muitas expectativas do futuro e as lembranças das nossas experiências nos fazem refletir sobre nossa vida, nosso legado e perspectivas. Tenho, ao vislumbrar a figura de Doracino Naves, que nos deixou recentemente, esse tipo de percepção. Um homem de estirpe, Doracino era um abnegado, um mecenas que ajudou muito a sociedade goiana e realizou um importantíssimo trabalho na área das artes, da cultura e social em nosso Estado.
 
Conheci Doracino no início da década de 1980 em nossas militâncias pela política de Goiás e sempre o admirei como pessoa humana, pela dignidade que expressava e pelas atitudes sempre muito corretas e justas com que encarava a vida e muito me ensinava também. Trabalhamos juntos no governo de Henrique Santillo, no final da década de 1980, e sempre o tive na conta de um bom debate na área da cultura, onde ele informalmente me ajudou, especialmente pela experiência que acumulou atuando na área.
 
Escritor, jornalista e empreendedor cultural, deixou um importante legado com suas produções na TV, o programa Raízes, tendo um acervo importantíssimo, e também revistas do gênero, além de crônicas que escrevia semanalmente, sempre com temas muito pertinentes.
 
Doracino deixa também uma lacuna na vida política e cultural de Goiás, mas também um grande exemplo de abnegação em favor dos jovens que se esmeram pelos campos da arte e da cultura em nosso Estado. A atuação dele é meritória também pelo legado às futuras gerações, visto que sempre privilegiou e incentivou trabalhos de muita importância social nas áreas da Educação e da Cultura.
 
Mineiro de Araguari, desde 1958 viveu em Goiânia, para onde se mudou ainda criança com os pais, fazendo do nosso Estado seu rincão do coração, e onde praticamente construiu uma vida pautada por grandes amizades, muita sinceridade, caridosa percepção de mundo e extremada alegria que refletia em seu semblante, sempre com um sorriso aberto a receber e abraçar as pessoas.
 
Em Goiás, ele construiu uma trajetória na vida social, política e cultural, demonstrando com exemplos uma compleição gigantesca pelo trabalho em prol do crescimento humano, muito voltado para a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos. Verifiquei isso mais acuradamente quando ele foi vereador por Goiânia, na legislatura de 1988 a 1992 e nos pegamos participando juntos de importantes lutas em benefício dos goianos.
 
Nos últimos tempos, como escritor e jornalista por formação, Doracino nos surpreendia também com suas crônicas publicadas na imprensa local, nas quais explicitava uma maneira escorreita de escrever, com uma inventividade e uma criatividade de dar gosto. Em seus textos, a gente viajava pelos jeitos e trejeitos goianos, com as características peculiares e boas aulas sobre nosso folclore e nossa cultura.
 
Esse texto, que me remete a lembranças dele, é uma homenagem e uma maneira carinhosa de abraçar todos os familiares e amigos, e também aqueles que acompanhavam seu trabalho como apresentador do programa Raízes, escritor e editor de revistas da área cultural.
 

*Marconi Perillo é governador de Goiás.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351