Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Pollyana Ferreira

Cuidado com a saúde e o bem-estar social

| 07.08.17 - 17:08
O cuidado com a saúde é um assunto que está em toda roda de conversa da população brasileira, seja para trocar informações e experiências sobre hábitos saudáveis, ou para relatar sobre a ida ao médico e as recomendações que foram dadas. Hoje, a população urbana e a rural tem visto o quão importante é o cuidado com o seu bem-estar para que tenha uma boa qualidade de vida e possam cuidar de seus afazeres diários.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Com isso, podemos refletir e constatar que o bom estado de saúde de um indivíduo depende de diversos fatores que vão desde seu comportamento e hábitos até a sua interação social e com o meio ambiente. 
 
Com a missão e compromisso com a população do meio rural, o Sistema Faeg Senar, desde 2008, desenvolve o Programa Campo Saúde, que tem o objetivo de realizar ações básicas nas áreas de saúde e cidadania para conscientização individual e da comunidade do meio rural e urbano do cuidado com a saúde e bem-estar social. 
 
O programa esta na sua 210º edição e já atendeu mais de 400 mil pessoas em todo o estado. Nas ações são disponibilizados aos produtores rurais, trabalhadores e suas famílias palestras direcionadas a educação em saúde preventiva e atendimentos em especialidades médicas, exames e emissões de documentos abrangendo a área da cidadania.
 
Para a população do meio rural, as ações de saúde preventiva são de extrema importância, pois devido às dificuldades de acesso pela distância dos centros urbanos, as famílias devem inserir em seu dia a dia o cuidado correto com sua higiene, alimentação, posturas durante o período de trabalho, na ordenha, na condução de máquinas, dentre outras atividades. Além, é claro, de hábitos saudáveis físicos e mentais para prevenir diversas doenças.
 
Visando a qualidade de vida desta população, além do Programa Campo Saúde, o Sistema Faeg Senar também realiza treinamentos na área de Promoção Social em Alimentação Complementar, Higiene e Segurança na Produção de Alimentos, Identificação e Processamento Caseiro de Plantas Medicinais e Primeiros Socorros. Essas atividades têm, ao longo dos anos, orientado diversas famílias no cuidado com os alimentos, na utilização da medicina alternativa para o cuidado com a saúde e também em casos de acidentes como devem agir e atuar para executar os primeiros socorros. Ações importantes que cada vez mais tem capacitado a população que reside no meio rural.
 
Com a participação ativa da sociedade civil várias conquistas foram alcançadas na área de saúde no Brasil. As organizações sociais e as entidades de classe como a Faeg e o Senar já realizam um trabalho muito importante para garantir a população do meio rural maiores esclarecimentos e informações corretas sobre o cuidado com sua saúde, e continuará atuando junto ao poder público para que  o acesso a saúde continue sendo um direito de todos.
 


*Pollyana Ferreira é coordenadora de Ações e Projetos do Departamento Técnico do Senar Goiás
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351