Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tália Jaoui

Oito razões para contratar um coach agora

| 18.09.17 - 14:30

São Paulo - Alguns de meus alunos me enviaram mensagens acerca de um filósofo que manda as pessoas demitirem “seus coaches”. Sorri e li a tal matéria polêmica. Ele ataca a auto-ajuda e a psicologia positiva.
 
Primeiramente, o que ele chama de auto-ajuda eu chamo de autodesenvolvimento e isso todos nós necessitamos.
Existe também a confusão que não só ele, como outros autores também fazem em relação ao que significa “coach" e "coaching”. Esclarecendo: coach não é o seu treinador e não existe um pressuposto de que você está competindo com alguém. Pelo contrário, em coaching você compete consigo mesmo e faz de tudo para chegar exatamente onde quer chegar. Por você.
 
Nada te impede de ter uma meta voltada ao “coletivo”. Pelo contrário, quanto mais em paz estiver com você e melhor conhecer você mesmo, mais vai pensar no coletivo. Mentes atormentadas raramente pensam nos demais.
 
De nada adianta um discurso no qual você vai contra a “máscara de oxigênio primeiramente em você”, porque é exatamente isso que você vai fazer quando o avião começar a cair. Você não consegue colocar a máscar em outra pessoa se estiver morto. Inclusive, quando se escreve um título sem saber minimamente sobre o que está criticando, parece a própria máscara.
 
O coach é alguém que te obriga a olhar para si mesmo, mas não apenas pensar sobre si mesmo. Ele te desafia a agir e cumprir suas obrigações para chegar onde quer que seja, premissa esta adotada pelo filósofo.
 
Então aqui vão oito razões para contratar um coach:
 
1. Ele é chato: seu coach não sossegará até que você tenha uma resposta que te leve na direção do seu objetivo.
 
2. Ele é mais chato ainda: ele te desafiará com afinco, sem descanso, para que você se conscientize e esgote todas as possibilidades de ação.
 
3. Ele não desiste de você: um coach bem preparado luta por seu cliente e o estimula a novas opções e escolhas.
 
4. Ele acredita em você: um coach jamais desconfia do seu cliente. Ele o apoia até nos momentos mais improváveis, em que outro profisisonal pararia para discutir a veracidade daquele discurso.
 
5. Ele não te julga: um coach não acha que isso é bom ou ruim. Ele faz com que você se questione, levante os pontos e decida.
 
6. Ele parece “mágico”: muitas vezes você vai parar e dizer que isso é tão simples e “não sei como não tinha pensado antes”.
 
7. Ele é comprometido: coach é uma pessoa que estuda e sabe o que pode ou não fazer em uma sessão. Ele treina e se prepara.
 
8. Ele te motiva: preste atencão. Não é aquela motivação “vai que você consegue!”. Ele cobra suas atividades semanais e está disposto a te ouvir e te apoiar em todos os encontros. Ele torce pelo seu sucesso e é amigo da sua meta.

*Tália Jaoui é Master Coach Trainer da Prime Talent Brasil. Sócia fundadora da DHUMA Treinamento & Desenvolvimento, apresentadora do programa Conexão Comportamento no YouTube, psicóloga e palestrante comportamental. Também é autora do livro "Quando! Quando...Quando?" e co-autora das obras "A Elite do Coaching - volumes 1 e 2".

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 23.09.2017 04:16 Eduardo Aires Berbert Galvão

    Parabéns pelo texto, muito esclarecedor é apropriado.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351