Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Renata Carvalho

Tecnologia como aliada do RH

| 21.12.17 - 19:20

Goiânia - A informação certa na hora exata é determinante para que os objetivos traçados dentro de uma empresa sejam alcançados. Mais que promover ações e despender esforços e investimentos em diferentes áreas, é preciso mensurar, avaliar, organizar e catalogar o que foi feito, gerando um banco de dados precioso. Suposições baseadas em percepções ficaram para trás. Na área de recursos humanos não é diferente. Para garantir precisão, a tecnologia é uma parceira essencial também para este departamento.
 
O suporte tecnológico já é aliado do RH há algum tempo, transformando, inclusive, a relação empresa – colaborador. A cada dia surgem novidades no âmbito corporativo que precisam ser avaliadas pelos empresários e gestores. É neste ponto que entra as novas ferramentas: a tecnologia promove uma interação mais transparente e justa entre as partes, possibilitando um patamar mais elevado de confiança nas relações internas.
 
Os sistemas de RH permitem que o colaborador possa ter acesso ao seu histórico dentro da empresa, acompanhe seus recebimentos, consulte as avaliações a que foi submetido e, com isso, tenha acesso a várias informações relevantes, por exemplo, de resultados da empresa, que podem estar vinculados a bônus ou participação nos lucros, tornando os critérios da meritocracia muito mais claros.
 
Alguns softwares oferecem a possibilidade de os colaboradores alimentarem a ferramenta com um minicurrículo, facilitando as avaliações por parte dos gestores, quando buscam determinados perfis para ocupar posições em aberto. Em relação a processos de sucessão, possibilita legitimidade nas escolhas, tomando como base todo o histórico de atuação da pessoa na empresa, ou seja, aspectos comportamentais e indicadores de desempenho (KPI´s).
 
Esta gama de informações permite aos gestores feedbacks mais assertivos e, com isso, planos de desenvolvimento individual factíveis com a carreira do colaborador e alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Entretanto, sistemas não funcionam sozinhos, é necessário se atentar para qual profissional de RH irá implantá-lo e acompanha-lo, garantindo que os objetivos traçados sejam alcançados.
 

*Renata Carvalho é administradora de empresas e sócia da Elevare Soluções em Gestão. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351