Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Letticiae  Bittencourt
Letticiae Bittencourt

Letticiae Bittencourt é sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers / letticiaebittencourt@gmail.com

Mais Vinho

Críticos e as pontuações dos vinhos

| 28.01.13 - 15:33
Goiânia - As lojas que vendem vinhos pela internet costumam sempre colocar as pontuações que o vinho recebeu da crítica especializada. Respondendo aos que mandaram perguntas sobre esses sistemas de pontuação, os vinhos são sempre avaliados por rótulo e safra. Ou seja, um mesmo rótulo certamente receberá notas diferentes por cada uma de suas safras que chega ao mercado.

Robert Parker, da publicação The Wine Advocate, é o mais conhecido e influente crítico de vinhos da atualidade. Suas notas vão de 50 a 100 pontos. Sistemas similares são usados também pelas famosas revistas norte-americanas Wine Enthusiast (80 a 100 pontos) e Wine Spectator (50 a 100 pontos).

Existem alguns críticos e publicações que se dedicam a avaliar apenas vinhos de seus próprios países ou região, como a revista Gambero Rosso (Itália), o guia Descorchados (América do Sul) e o crítico John Platter (África do Sul).

Além de Robert Parker, outros críticos de vinhos em geral que se tornaram bastante conhecidos e respeitados são Stephen Tanzer, Hugh Johnson e Jancis Robinson.

É importante ressaltar que, embora existam alguns critérios básicos que são sempre levados em consideração (como acidez, corpo, taninos, persistência, etc.), avaliar um vinho não é uma ciência exata. Todos temos paladares e gostos diferentes, por isso é normal que as notas variem de um crítico para outro.

Entretanto, essa diferença geralmente não ultrapassa dois ou três pontos, o que faz com as pontuações possam sim servir como referência na hora de comprar uma garrafa de um vinho que você ainda não conhece. Mas para saber de quais vinhos você gosta mais, a melhor forma é experimentá-los e avaliá-los você mesmo.

As pontuações mais reproduzidas pelas lojas que vendem vinho pela internet no Brasil são as de Robert Parker (The Wine Advocate), da Wine Enthusiast e da Wine Spectator. Veja a seguir o que as notas realmente significam, a partir de 86 pontos – já que não há interesse do mercado em divulgar notas abaixo desse patamar.

86 a 89 pontos – ainda que apresente algum pequeno defeito, muitas vezes imperceptível para o consumidor ocasional e menos experiente, trata-se de um vinho bastante satisfatório.

90 a 94 pontos – é uma excelente pontuação, dada aos vinhos que se destacaram nas degustações e foram considerados muito bons pela crítica.

95 a 100 pontos – os vinhos que atingem a mais alta faixa de pontuação não apresentam defeito algum, são extremamente equilibrados em todos os aspectos, têm grande complexidade aromática e representam algo realmente extraordinário no mundo do vinho. São recomendadíssimos.

Dúvidas sobre o maravilhoso mundo dos vinhos? Mande sua pergunta pelo e-mail: letticiaebittencourt@gmail.com 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Letticiae  Bittencourt
Letticiae Bittencourt

Letticiae Bittencourt é sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers / letticiaebittencourt@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351