Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Letticiae  Bittencourt
Letticiae Bittencourt

Letticiae Bittencourt é sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers / letticiaebittencourt@gmail.com

Mais Vinho

Decantando o vinho: o motivo e os acessórios

| 27.03.13 - 17:41 A não ser por algumas raríssimas exceções, o decanter é um acessório para vinhos tintos. De modo geral, espumantes, brancos, rosés e tintos da uva Pinot Noir não devem ser decantados.

Existem duas razões principais para se decantar um vinho. É normal que vinhos mais antigos acumulem sedimento (ou borra) na garrafa. Nesse caso, ao passá-lo lentamente e com cuidado para o decanter, é possível separar o sedimento do líquido. Para um melhor resultado, a garrafa deve ser deixada de pé por cerca de um dia antes de ser aberta – isso faz com que a borra se deposite no fundo e, na hora de transferir o vinho para o decanter, fica bem mais fácil saber quando interromper o processo para que ela fique na garrafa.

A segunda principal razão para se decantar um vinho se aplica tanto aos vinhos jovens quanto aos já mais envelhecidos. Ao derramarmos um vinho no decanter, o líquido passa por uma grande agitação e se mistura com o oxigênio, o que faz com que ele “acorde” e “respire”. É um processo forçado de amadurecimento do vinho, que serve para despertar seus aromas e sabores.

Na hora de comprar um decanter, escolha um modelo de cristal transparente. Evite peças coloridas ou com decorações que atrapalhem a visualização do vinho dentro do recipiente. Em Goiânia, há decanters à venda em várias lojas, como Camicado, Casas Goianita, Armazém do Churrasqueiro e Maison des Caves.

Lavar um decanter depois de usado não é tarefa das mais simples. Para facilitar a limpeza, não deixe que restos de vinho sequem lá dentro e use a escova flexível própria para decanters. Evite jogar detergente diretamente dentro do recipiente, porque, devido ao seu formato, remover o sabão completamente pode ser difícil. O decanter pode ser limpo apenas com água e a escova – que pode ser encontrada nas Casas Goianita e nos sites utilplast e baccos.

Depois de lavado, para que o decanter seque adequadamente por dentro, existe um suporte próprio onde ele deve ser colocado. Esse utensílio você encontra na Moreira e Glorinha, Camicado e no site do Magazine Luiza.

Existe um outro acessório para se decantar o vinho que já foi bastante popular nos Estados Unidos e está entrando na moda agora no Brasil. Trata-se do aerador (também conhecido como Magic Decanter). Ele dever ser usado com muito cuidado, já que o resultado nem sempre é bom, principalmente em se tratando de vinhos mais delicados.

Eu, particularmente, não recomendo o uso. Optando por um decanter tradicional, podemos acompanhar  a evolução do vinho a cada gole, o que considero um processo bem mais interessante em uma degustação do que beber um vinho que passou por uma aeração abrupta.

Dúvidas sobre o maravilhoso mundo dos vinhos? Mande sua pergunta pelo e-mail: letticiaebittencourt@gmail.com

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 05.08.2013 17:29 leandro gonçalves teixeira

    Que legal, alguém escrevendo - e bem - sobre vinhos em Goiânia. Parabéns, sou seu mais novo fã, digo, leitor!!!

Sobre o Colunista

Letticiae  Bittencourt
Letticiae Bittencourt

Letticiae Bittencourt é sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers / letticiaebittencourt@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351