Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Bia Tahan
Bia Tahan

Jornalista / bia@palavracom.com

Metrópole

Espelho, espelho meu

Você é quem gostaria de ser? | 25.02.14 - 10:23 Goiânia - Ser quem se é. Pode parecer fácil, mas na verdade, todos os dias, ao longo da vida, somos julgados por ser quem somos. E se a pessoa não se encaixa no que é considerado adequado será rotulada, reprimida, mal falada.

Somos julgados porque nos vestimos de uma maneira, porque falamos de um jeito, porque temos uma postura diante da vida, pelo que pensamos.

Não, não é fácil ser quem se é verdadeiramente. É um trabalho diário para enxergar além da expectativa alheia e procurar o próprio caminho. Muitas pessoas passam a vida sendo quem não são apenas para se encaixar num padrão que se espera delas. Primeiro para agradar os pais e, ao longo da vida, para satisfazer os outros – namorados, maridos, amigos e até quem não conhecem.

A pessoa se veste de um jeito, escolhe uma profissão, compra um bolsa X, mora em determinado lugar, se casa, tem filhos e freqüenta a igreja não porque são os seus desejos genuínos, mas porque é  isso o que se espera dela.

Pare para pensar: quantas vezes você se comportou de uma maneira para atender a expectativa dos outros. Quantas vezes fez escolhas que não representavam seus verdadeiros desejos, apenas para compactuar com a imagem que os outros têm de você.

Viver a própria singularidade, com erros e acertos, adequações e inadequações, exige coragem, mas infinitamente menos esforço do que ser o que não se é. Porque ao mentir para si próprio, o corpo sofre, o espírito sofre, o bolso sofre, os relacionamentos sofrem.

Não, não é fácil ser quem se é verdadeiramente. Mas ser outra pessoa é a maior dificuldade que existe.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.07.2014 01:33 Neo Johanis

    O que é "ser quem se é"? Até que ponto podemos discernir, em nós mesmos, ou ainda pior, nos outros, o que é autenticidade, o que é escolha, o que é referência ou imposição? A nossa essência é muito complexa e, como bem lembrou aqui nos comentários o Andre Lima, viver em sociedade exige uma série de concessões. Além disso, é natural que ao longo da vida lancemos mão de alguns esforços para que nos sintamos inseridos em determinados grupos, ou pela simples e legítima vontade de atendermos às expectativas de outras pessoas, como aquelas que amamos. Também somos seres experimentadores, influenciáveis e mutantes; vamos nos transformando conforme as experiências que vivemos e isso não significa que estamos deixando de ser quem somos para agradar seja lá quem for, mesmo considerando que o prazer de agradar pode ser também um desejo genuíno. Quanto a rótulos,preconceitos e julgamentos, haja paz de espírito e amor próprio para lidar com eles! Mas infelizmente, viver sempre terá suas adversidades e, no fundo, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é!

  • 07.05.2014 15:39 Daniel Iunes Moura

    Bia, Boa Tarde! Sou publicitário a procura de trabalho na minha área para aprimorar-me nos conhecimentos. Graduei-me em 2002, e, até o presente momento, não consegui mais do que estágios nesta área. Gostaria de saber se posso contar com você para que eu faça algum trabalho na área de propaganda (a princípio sem remuneração mesmo) e, que, se depois, vocês gostarem do meu trabalho, estou pronto para realizar o que for preciso. Sem mais,

  • 05.04.2014 11:40 Thiago Pena

    Olá, Bia! Associo a essência do texto com a questão material, primordialmente (conflito "ser" e "ter"). Nos deixamos levar pelas opiniões alheias e pelas convenções padronizadas de uma sociedade que, culturamente, dá mais valor a coisas que a ideias e posturas autênticas. Há uma frase bem legal que se associa ao tema, de certa forma - "We buy things we don't need with money we don't have to impress people we don't like" (Nós compramos coisas que não precisamos com dinheiro que não temos para impressionar pessoas que não gostamos). Até!

  • 29.03.2014 03:44 bernadete jufer

    É verdade!

  • 18.03.2014 19:08 Denise Duarte

    Espelho, espelho meu. Que todos os homossexuais saiam do armário e realmente possam assumir logo suas opções sexuais, para que esposas e maridos possam entender que na verdade não são seres indesejados, mas que o problema está no outro, que jamais vai gostar do diferente, mas sim do igual. Espelho, espelho meu, é o que realmente desejo, que os gays parem de ser covardes e sejam menos teóricos e mais práticos. Assim, um monte de gente sofre menos. Espelho, espelho meu.... que o mundo seja mais tolerante com estas pessoas para que estas pessoas possam ser mais tolerantes com elas mesmas. Espelho, espelho meu......mas que estas pessoas também respeitem que existem heterosexuais que gostam de ser heterossexuais e por favor, não interfiram nisto. Amém.

  • 26.02.2014 10:42 vilma

    Por favor escreva sobre as pessoa que precisa mostrar a sociedade nossa opção de vida inclusive sexual

  • 26.02.2014 10:39 Sirigueijo

    Eu queria ser o Bob Esponja

  • 26.02.2014 10:35 joao carlos

    Bia, espelho nosso.

  • 26.02.2014 08:41 ANDRE LIMA

    Mas não é assim, fazendo concessões que vivemos em comunidade? Imagina cada um vivendo "seu umbigo"?

  • 25.02.2014 17:41 Marcelo

    Nem sei quem sou, quanto mais quem gostaria de ser.

Sobre o Colunista

Bia Tahan
Bia Tahan

Jornalista / bia@palavracom.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas