Ora, pois!  10.07.2014 12h16
Falta vitória. Sobra contradição



Goiânia - O jogo termina, o vexame é feio, o clima de festa acaba e o sonho do hexa, dessa vez, também. Os torcedores, ainda meio atordoados, correm para as redes sociais para jogar para fora toda indignação com placar. Até aí, justo: 7x1 foi feio demais. Inimaginável e incompreensível. Mas isso se acabou se misturando com preconceito e falta de informação.
 
Circula um texto na internet carregado disso, cujo autor não consegui nem encontrar. Não sei se me preocupo mais com o texto, em si, ou com a fácil e rápida adesão de tanta gente. Explicito e contraponho alguns pontos dessa redação. Aliás, coloco na íntegra e sem alterar em nada:

1) Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem! 
 
Sem dúvida a Seleção Alemã é um exemplo de competência no futebol. Eles são um time, de verdade, sem nossa supervalorização de jogadores individuais (talvez um dos maiores erros de nossa atual Seleção). Eles são muito competentes e 16 dos 23 jogam juntos no Bayern de Munique. A sintonia vem de antes. Eles souberam, mesmo, ralar e treinar. E sabiam muito bem a que vieram e caminham aí, seguros para esse resultado. 
 
Sem surpresas: a gente sabia muito bem (pelo que foi mostrado nos últimos anos) que nossa Seleção não teria o Hexa com facilidade. A taça não estava para gente. Mas, ora, ela não ralou menos, não treinou menos. Não tentamos ganhar esse jogo sendo desonestos. Colecionamos erros, verdade, mas pouco provável que um deles seja preguiça e falta de caráter dos jogadores enquanto atletas. Eram 32 seleções. Ficamos entre os quatro e, cá entre nós, já foi bem bom! Quem diria que teríamos os cinco feriados! 
 
O vexame foi feio, mas não invalida nem as vitórias até hoje, nem a história do futebol brasileiro, eternizada na do mundial. Futebol não é jogo previsível. E essa Copa revelou todas essas surpresas. Se dessa vez a coisa foi feia, em 2002 fomos nós que ganhamos sobre a Alemanha. Com técnica e também com o gingado, provavelmente. 

Ora, nossa malandragem nunca foi rejeitada no futebol. O nosso gingado, a imprevisibilidade de passes que fogem a táticas talvez,  seja nossa cara, nossa marca nos gramados. Quem não parava para ver de que Garrincha era capaz em campo? E isso é criatividade. 

Fora de campo, talvez falte distinguir nossa autenticidade e criatividade da cultura do espertinho (que eu mesma já critiquei aqui). O mundo todo se encanta com nossa capacidade de criar, de reinventar. 

Bebemos em tantas fontes. Somos frutos de tantas raízes. Filhos de tantas culturas. Que maravilha, que autêntico sermos tudo isso que define nosso jeito de jogar bola, de fazer música, de fazer festa, de rezar, de trabalhar. Não sei qual manual de ética coloca isso como causa de sonegação de impostos. De suborno ao guardinha. Usar de nossa boa malandragem, da nossa autêntica criatividade não é escorar nela atitudes sórdidas para justificar falta de caráter.

A gente não precisa ser alemão ou suíço para não ser corrupto. O que precisamos é parar, de uma vez por todas, de vestir essa roupa de colonizados, relacionar falta de caráter ao lado de baixo da linha do Equador, e nos apropriar de todas as coisas boas que nossa história e nossa natureza nos fizeram. 

2) Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que pra vencer na vida tem-se que ralar, treinar, estudar!

Nossos filhos não precisam se espelhar em alemães para saber que para “vencer na vida” (aliás, ô terminho que me arrepia) tem que ralar, treinar, estudar. Aliás, a Alemanha está cheia de bons, mas também péssimos exemplos. As crianças que estão crescendo, para serem decentes na vida (o que para mim é bem mais grandioso que vencer na vida), podem encontrar exemplos bem mais próximos. Estamos cheios deles em nossa nação: de atletas, a artistas, intelectuais, profissionais de tantas áreas, cientistas... Eu mesma queria ser tantos brasileiros quando eu crescesse! 
 
Mais próximo, nossos filhos têm exemplos dentro de casa: de pais, de avós, de amigos. De gente letrada a analfabeta: o exemplo reside na sabedoria, na humanidade, no cuidado com as relações, com a comunidade onde vive. Na capacidade de ser honesto, quando lhe falta muito. De ser alegre e criativo, quando tem tão pouco.
 
3) Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro, que ganha jogo com seu gingado, ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro! 
 
Raymond Whelan, inglês. É esse o nome e a nacionalidade de quem ganhou destaque nessa Copa por ganhar dinheiro sem ser suado. Suspeito de fornecer ingressos para um esquema internacional de venda ilegal de entradas da Copa do Mundo.  Por trás do propinoduto mantido há quase 20 anos por sucessivos governos do PSDB em São Paulo para desviar dinheiro das obras do Metrô e dos trens metropolitanos, ora ora: uma empresa alemã! 
 
Quanto a se tornar presidente sem ter estudado, me limitaria a famosa frase de Kant: erudição não cura estupidez. Mas devo estender que política não se faz com graduação, mestrado, doutorado. Uma capacidade que só se desenvolve (com excelência) na possibilidade de agir em conjunto, de dialogar com tantos, agir tendo em vista algo maior que pagar suas contas. Analfabeto ou letrado é indiferente.  
 
4) Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformada em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo! A Alemanha ganha com maestria e merecimento! Que nos sirva de lição! 
 
Carga-horária semanal de trabalho na Alemanha: 40 horas. No Brasil: 44 horas. Ainda se discute atualmente na nação alemã uma redução para 32 horas para pais com filhos pequenos. No Brasil, a discussão da redução da carga-horária sempre patina no Congresso.
 
Seguro-desemprego lá pode chegar ser pago por 24 meses e o valor pode equivaler a até 67% do último salário liquido. Aqui: parcelas pagas por, no máximo, cinco meses e o teto é de R$1304,63. 
 
Que nos sirva de lição essa nação que sabe a importância da assistência quando o povo precisa do Estado. Quando não é mesmo ele a conduzir à marginalidade os seus próprios membros.
 
5) Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando! Que amor à pátria é este! Já chega!!! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! 
 
Eu também acho bem feio idolatrar os jogadores num dia e no outro chamá-los de incompetentes que não treinam e queriam vencer na malandragem. Acho bem feio cantar o hino se arrepiando numa tarde e horas depois queimar a bandeira. Divertir-se à beça, em casa, nos bares ou em estádios e no outro dia dizer que isso tudo é alienação. 
 
Eu nunca entendo quem chama de povo sem se incluir nisso. Povo é o outro. É aquela massa a qual não pertenço.  Aquele bando de ignorantes. Talvez seja você mesmo quem esteja traindo sua nação. Ao rebaixá-la a algo que você nunca fez ou será parte. Esse povo, cheio de contradições, é você mesmo.
 
6) Que sirva de lição para que nos agigantemos para construirmos um país melhor! Educar nossos filhos pra uma geração de vergonha! Uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol!! É isso ai!
 
Um 7x1 é uma lição ali pro Scolari e Parreira. Para os jogadores dessa seleção. Para todo mundo preocupado com futebol no país e no mundo. Lição para gente construir um país melhor está bem longe daquele resultado e daquele campo. Se a Alemanha nos deixa, em campo, alguma lição para construirmos um país melhor, é que nenhuma vitória se conquista sozinho. Jogando as esperanças nos braços de um supercraque ou de um superpresidente, que nunca virá. Nem da esquerda, nem da direita. 
 
Vergonha mesmo é, nesse mesmo 2014, celebrarmos 50 anos da ditadura sem sabermos a história desse país. Sem direito ao passado, abrindo espaço para que ele se repita por falta de compreensão, de julgamento. Vergonha é termos as mesmas empresas corruptas dessa ditadura vencendo licitações milionárias e sendo as maiores doadoras de campanhas eleitorais. Aliás, outra vergonha são essas mesmas campanhas sem teto de gastos, conduzindo as decisões eleitorais pautadas em cifras.

Por essas e tantas vergonhas, temos mesmo que avançar. Mas nada tira a razão do orgulho de ser o que somos, latente nas rodas de coco, nas festas de maracatu e de bois no Norte e Nordeste. Estampado nos gaúchos que vibram as belezas de sua terra e de seu jeito de viver. Na tradição das festas de reis e do divino no coração do Brasil. Em cada canto, em cada manifestação cultural, cada talento, uma alegria que a gente reconhece na gente mesmo. Não dá para ficar refém de gol e de vitória em futebol para encontrar o orgulho de ser brasileiro.
 

Comente


Comentários

  • 14.07.2014 16:56 Por João Ebling

    Parabéns pelo texto. Penso exatamente como você, e escrevi sobre o tema no meu blog (de maneira um pouco diferente). Se puder, visite: http://www.colunadoebling.com/2014/07/somostodoshipocritas.html

  • 13.07.2014 21:12 Por Silvio César

    Parabéns! Você escreve com inteligência... é sensata!

  • 12.07.2014 22:14 Por marcantônio dela côrte

    Querida Nádia, Ótimo, excelente!!! Parabéns!

  • 11.07.2014 15:18 Por LEONARDO BRUNO FROES

    PARABÉNS NÁDIA GOSTEI DE SEU TEXO PORÉM QUESTIONO ALGUNS ITENS QUE VOCÊ MENCIONA , ESTA COPA PARA MIM FOI A PIOR DA MINHA VIDA , PORÉM NÃO SOFRI NADA COM A DERROTA DA SELEÇÃO PELO FATO DE TER PERDIDO DE 7X1 , SOFRI EM 1982 COM AQUELE TIME PERFEITO QUE TELE SANTANA ERA TÉCNICO TINHAMOS O ZICO E VÁRIOS OUTROS. NÁDIA EU JÁ TE VI NOS SHOWS DO PASSARINHO DO CERRADO NÃO TE CONHEÇO PESSOALMENTE MAS EXITE UMA COISA PESADA NO AR E CINZA UMA TRISTEZA NESTA COPA QUE É O POVO BRASILEIRO BUSCANDO HERÓIS EM JOGADORES ENQUANTO TUDO EM NOSSA VOLTA ESTA DESABANDO A SAÚDE A ECONÔMIA A CORRUPÇÃO QUE VOCÊ CITA NO TEXTO A VOLÊNCIA SERÁ QUE NUNCA MUDAREMOS ? POR QUE O HOMEM NÃO TEM SIDO CAPAZ DE SE MODIFICAR ? ELE MUDA UM POUQUINHO AQUI, UM POUQUINHO ALI , E AINDA QUER QUE A SOCIEDADE SEJA BOA .QUER ORDEM, NÃO APENAS EM SI MESMO , MAS NOS SEUS RELACIONAMENTOS ,MESMO OS MAIS ÍNTIMOS , AO MESMO TEMPO QUE DESEJA PAZ NO MUNDO ;QUER ISOLAR-SE PARA PODER SE DESENVOLVER-SE E USUFRUIR DE ALGUM TIPO DE BEATITUDE . SE OBSERVARMOS , ESTA TEM SIDO A EXIGÊNCIA DA HUMANIDADE NO TRANSCORRER DOS ANOS , DESDE ÉPOCAS REMOTAS . NO ENTANTO , QUANTO MAIS O HOMEM SE TORNA CIVILIZADO , MAIS DESORDENS ELE PROVOCA, E MAIS GUERRAS SURGEM .NÃO SE CONHECE NESTE PLANETA UM TEMPO EM QUE NÃO HOUVE : GUERRAS ,SERES HUMANOS MATANDO SERES HUMANOS , UMA RELIGIÃO DESTRUINDO A OUTRA ,UMA INSTITUIÇÃO DOMINANDO E DESTRUINDO OUTRAS, UMA ORGANIZAÇÃO SUFOCANDO A OUTRA . TENDO CONSCIÊNCIA DESSAS ETERNAS GUERRAS ,VOCÊ NUNCA SE PERGUNTOU SE É POSSÍVEL VIVER NESTE MUNDO SEM TENTAR FUGIR DELE ,SEM ENTRAR PARA UM COMUNIDADE , TORNA-SE UM EREMITA OU UM PADRE , MAS VIVER NESTE MUNDO DE FORMA SADIA , FELIZ , INTELIGENTE , SEM TODAS ESTAS LUTAS INTERNAS E EXTERNAS ? SE JÁ SE PERGUNTOU - E ESPERO QUE ISTO ESTEJA ACONTECENDO AGORA PORQUE ESTAMOS PENSANDO JUNTOS -, ENTÃO VOCÊ DEVE EXIGIR UMA SOCIEDADE BOA . CONSTRUIR UMA SOCIEDADE JUSTA VEM SENDO O SONHO ANTIGO DE HINDUS, GREGOS E EGÍPCIOS .E UMA SOCIEDADE JUSTA SÓ PODERÁ EXISTIR QUANDO A HUMANIDADE FOR BOA , PORQUE SENDO BOA O HOMEM CRIA A BONDADE , CONSTRÓI BONDADE EM SEUS RELACIONAMENTOS , EM SUAS AÇÕES , EM SUA MANEIRA DE VIVER . SER BOM SIGNIFICA SER BELO . SER BOM TAMBÉM SIGNIFICA SER SAGRADO ;ESTÁ RELACIONADO A DEUS , AOS MAIS ELEVADOS PRINCÍPIOS . A PALAVRA BOM PRECISA SER ENTENDIDA COM CLAREZA . QUANDO A BONDADE EXISTE DENTRO DE NÓS , TUDO O QUE FIZEMOS SERÁ BOM , NOSSOS RELACIONAMENTOS SERÃO BONS ,NOSSAS AÇÕES , NOSSA MANEIRA DE PENSAR. PODEMOS CAPTAR INSTANTANEAMENTE O SENTIDO GLOBAL DESSA PALAVRA . POR FAVOR , VAMOS JUNTOS PENSAR NOVAMENTE , COM MUITO CUIDADO ,POIS SE VOCÊ CONSEGUIR PENETRAR NO FUNDO DA QUESTÃO ELA IRÁ AFETAR SUA CONSCIÊNCIA , SUA MANEIRA DE PENSAR , SUA FORMA DE VIVER . ENTÃO PRESTE UM POUCO DE ATENÇÃO NO SENTIDO DESSA PALAVRA . A PALAVRA NÃO É A COISA EM SI . POSSO DESCREVER MARAVILHOSAMENTE UMA MONTANHA , PINTA-LA , COMPOR UM POEMA , MAS A PALAVRA ,A DESCRIÇÃO , O POEMA , NÃO SÃO A REALIDADE . EM GERAL FICAMOS EMOCIONADOS DE MODO IRRACIONAL PELAS DESCRIÇÕES ,PELAS PALAVRAS . BONDADE NÃO É O CONTRÁRIO DE RUINDADE . A BONDADE NÃO TEM NENHUMA RELAÇÃO COM AQUILO QUE É FEIO , MAU,OU COM QUALQUER COISA QUE NÃO SEJA BELA . ELA EXISTE POR SI MESMA .SE DISSER QUE O BEM É O RESULTADO DO MAU , DA INFELICIDADE , DA FEIÚRA ,ENTÃO O BEM CARREGA CONSIGO O MAL A FEIÚRA ,A CRUELDADE ,PORTANTO ,O BEM NÃO DEVE SER E NÃO ESTÁ RELACIONADO COM AQUILO QUE NÃO FOR BOM. O BEM NÃO TEM POSSIBILIDADE DE EXISTIR SE ADMITIRMOS QUALQUER TIPO DE AUTORIDADE . A AUTORIDADE É MUITO COMPLEXA . TEMOS A AUTORIDADE DA LEI QUE OS HOMENS REUNIRAM POR MUITOS SÉCULOS . EXISTE A LEI DA NATUREZA , A QUE PROVÉM DE NOSSAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS E AS QUAIS OBEDECEMOS , A DE NOSSAS INSIGNIFICANTES REAÇÕES , QUE DOMINAM NOSSAS VIDAS ; A DAS INSTITUIÇÕES ;DAS CRENÇAS ORGANIZADAS QUE SÃO CHAMADAS DE RELIGIÕES OU DOGMAS . ESTAMOS DIZENDO QUE A BONDADE NÃO TEM RELAÇÃO NENHUMA COM QUALQUER TIPO AUTORIDADE . EXAMINE-A , OLHE PARA ELA . A BONDADE NÃO É A BUSCA DO CONFORMISMO . SE ACEITARMOS UMA CRENÇA , UM CONCEITO , UMA IDEIA ,ISSO NÃO SERÁ BOM , PORQUE GERA CONFLITOS. A BONDADE NÃO PODE DESENVOLVER-SE POR MEIO DE OUTRA COISA , DE UMA FIGURA RELIGIOSA DE UM DOGMA , DE UMA CRENÇA ;SÓ PODE DESENVOLVER-SE NO SOLO DA ATENÇÃO TOTAL EM QUE NÃO EXISTE NENHUMA AUTORIDADE . A ESSÊNCIA DA BONDADE É UMA MENTE ISENTA DE CONFLITOS . NÃO PODEMOS SER BONS E PERMITIR QUE GUERRAS ACONTEÇAM . POR CONSEGUINTE , SE UMA PESSOA É TOTALMENTE BOA , É RESPONSÁVEL POR SUA VIDA COMO UM TODO. PERGUNTAMOS: SE UMA PESSOA VIVEU NUMA SOCIEDADE PRESSIONADA PELAS INSTITUIÇÕES , PELAS CRENÇAS , PELO AUTORITARISMO RELIGIOSO , PODE SER BOA ? PORQUE SÓ SE NÓS , COMO SERES HUMANOS, FORMOS COMPLETAMENTE BONS- NÃO PARCIALMENTE - TEREMOS CONDIÇÕES DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DIFERENTE. SERÁ POSSÍVEL SERMOS BONS VIVENDO NESTE MUNDO,CASADOS ,COM FILHOS E TRABALHO ? ESTAMOS USANDO A PALAVRA NO SENTIDO QUE REQUER GRANDE RESPONSABILIDADE , CUIDADO,ATENÇÃO,DILIGÊNCIA ,AMOR. A PALAVRA BOM CONTEM TUDO ISSO . É POSSÍVEL PARA VOCÊ , QUE TEM INTERESSE EM OUVIR ? CASO CONTRÁRIO , ACEITE A SOCIEDADE COMO ELA É. PARA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DIFERENTE , ESSENCIALMENTE JUSTA , DENTRO DO CONTEXTO EM QUE ESTAMOS USANDO A PALAVRA , É NECESSÁRIO GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA . REQUER SUA ATENÇÃO , OU SEJA , SUA ENERGIA . O SER HUMANO TEM BASTANTE ENERGIA ; QUANDO QUER FAZER ALGUMA COISA ,FAZ . O QUE IMPEDE O HOMEM DE SER ABSOLUTAMENTE BOM ? QUAIS AS BARREIRAS QUE ELE ENFRENTA ? QUAIS OS BLOQUEIOS ? PORQUE OS SERES HUMANOS NÃO SÃO INTEGRALMENTE BONS ? UM OBSERVADOR PERCEBE COMO ELE É E COMO ESTÁ O MUNDO ;QUE NÃO É DIFERENTE DELE ,POIS FOI ELE QUEM O CRIOU , FOI ELE QUE CRIOU A SOCIEDADE , AS RELIGIÕES COM SEUS INÚMEROS DOGMAS , CRENÇAS,RITUAIS, COM SUAS DEVIDAS SEPARAÇÕES , SUAS FACÇÕES . TUDO ISSO FOI CRIADO PELO HOMEM . SERÁ QUE ISTO É QUE NOS IMPEDE DE SERMOS BONS ? É POQUE ACREDITAMOS OU PORQUE ESTAMOS ENVOLVIDOS DEMAIS COM NOSSOS PROBLEMAS DE SEXO, MEDO, ANSIEDADE,SOLIDÃO , NECESSIDADES DE SATISFAÇÃO DE NOS IDENTIFICARMOS COM UMA COISA OU OUTRA ? SERÁ QUE É ISTO O QUE IMPEDE O HOMEM DE SER BOM ? SE FOR , ENTÃO , ESSAS COISAS NÃO TÊM NENHUM VALOR. SE PERCEBEMOS QUE , PARA ADQUIRIR A VIRTUDE DA BONDADE , QUALQUER PRESSÃO VINDA DE QUALQUER LADO - INCLUSIVE DE NOSSAS PRÓPRIAS CRENÇAS , DE NOSSOS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS E IDEAIS - ESTÁ COIBINDO A MANIFESTAÇÃO DA BONDADE , ENTÃO VOCÊ DEVE NATURALMENTE AFASTÁ-LA SEM MEDO DE ERRAR , SEM CONFLITOS . O GRANDE CAOS E A DESORDEM QUE IMPERAM EM TODAS AS PARTES DO MUNDO SÃO UM PERIGO À VIDA . ESTÁ SE ESPALHANDO POR TODOS OS CANTOS . ENTÃO ,QUALQUER UM QUE OBSERVE SERIAMENTE A SI MESMO E AO MUNDO DEVE REFLETIR SOBRE O SEGUINTE : OS CIENTISTAS , OS POLÍTICOS, OS FILÓSOFOS,OS PSICANALISTAS E OS GURUS - QUER SEJA DA ÍNDIA , DO TIBETE , OU DO NOSSO PRÓPRIO PAÍS - NÃO PUDERAM RESOLVER OS PROBLEMAS HUMANOS; APRESENTARAM TODO TIPO DE TEORIA , MAS NÃO SOLUCIONARAM NOSSOS PROBLEMAS . NINGUÉM IRÁ SOLUCIONÁ-LOS . NÓS TEREMOS DE DE RESOLVÊ-LOS , PORQUE NÓS OS CRIAMOS . INFELIZMENTE , NÃO ESTAMOS DISPOSTOS A ENCARAR NOSSOS PROBLEMAS A FUNDO E PESQUISAR A RAZÃO DE VIVERMOS TÃO PREOCUPADOS COM NÓS MESMOS, COM NOSSAS VIDAS EGOÍSTAS, DA MANEIRA QUE SOMOS. QUEREMOS SABER SE PODEMOS VIVER COM A BONDADE, COM SUA BELEZA , COM SUA PUREZA ? SE NÃO PODEMOS , ENTÃO PRECISAMOS ACEITAR O AUMENTO PROGRESSIVO DO CAOS EM NOSSAS VIDAS , NA VIDA DE NOSSOS FILHOS E ASSIM POR DIANTE. SERÁ QUE QUEREMOS IR FUNDO NA QUESTÃO DE CONHECER A NÓS MESMOS ? PORQUE NÓS SOMOS O MUNDO . NO MUNDO INTEIRO , TODO SER HUMANO SEJA QUAL FOR SUA COR , RELIGIÃO, NACIONALIDADE ,CREDO- SOFRE PSICOLÓGICA E INTERIORMENTE . PASSAMOS POR GRANDES ANSIEDADES , POR PERÍODOS DE SOLIDÃO , ENFRENTAMOS MOMENTOS DE DESESPERO , DE DEPRESSÃO , TEMOS A SENSAÇÃO DE FALTA DE SIGNIFICADO NA VIDA POR VIVER COMO VIVEMOS . AS PESSOAS SÃO PSICOLOGICAMENTE MUITO PARECIDAS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO . ESTÁ É UMA REALIDADE , UMA VERDADE . ENTÃO PSICOLOGICAMENTE , SOMOS O MUNDO , E O MUNDO SOMOS NÓS ; E QUANDO COMPREENDEMOS A NÓS MESMOS , COMPREENDEMOS TODA ESTRUTURA HUMANA E A NATUREZA . NÃO É MERAMENTE UMA PESQUISA EGOÍSTA , POIS QUANDO NOS COMPREENDEMOS VAMOS ALÉM DE NÓS MESMOS, ENTRAMOS NUMA NOVA DIMENSÃO. O QUE NOS FARÁ MUDAR ? MAIORES IMPACTOS ? MAIS CATÁSTROFES ? OUTRAS FORMAS DE GOVERNO ? OUTRAS IMAGENS ? OUTROS IDEAIS ? JÁ TIVEMOS GRANDE VARIEDADE DELES , E MESMO ASSIM NÃO MUDAMOS. QUANTO MAIS SOFISTICADA É NOSSA EDUCAÇÃO , NOS TORNAMOS MAIS CIVILIZADOS - CIVILIZADOS NO SENTIDO DE MAIS DISTANTES DA NATUREZA -, NOS TORNAMOS CADA VEZ MENOS HUMANOS . ENTÃO , O QUE FAZER ? COMO NENHUMA DESSAS COISAS QUE SE ENCONTRAM FORA DE MIM PODE ME AJUDAR , INCLUSIVE TODOS OS DEUSES , É EVIDENTE QUE SÓ ME RESTA COMPREENDER A MIM MESMO. TENHO QUE VER O QUE SOU E MODIFICAR-ME RADICALMENTE. SÓ ENTÃO SURGIRÁ A BONDADE. SÓ ASSIM PODEREMOS CONSTRUIR UMA SOCIEDADE JUSTA.

  • 11.07.2014 14:59 Por LEONARDO

    NÁDIA É UM ÓTIMO TEXTO POREM ALGUMAS COISAS QUESTIONO MUITO , MAS GOSTEI DO SEU TEXTO . POR QUE O HOMEM NÃO TEM SIDO CAPAZ DE SE MODIFICAR ? ELE MUDA UM POUQUINHO AQUI, UM POUQUINHO ALI , E AINDA QUER QUE A SOCIEDADE SEJA BOA .QUER ORDEM, NÃO APENAS EM SI MESMO , MAS NOS SEUS RELACIONAMENTOS ,MESMO OS MAIS ÍNTIMOS , AO MESMO TEMPO QUE DESEJA PAZ NO MUNDO ;QUER ISOLAR-SE PARA PODER SE DESENVOLVER-SE E USUFRUIR DE ALGUM TIPO DE BEATITUDE . SE OBSERVARMOS , ESTA TEM SIDO A EXIGÊNCIA DA HUMANIDADE NO TRANSCORRER DOS ANOS , DESDE ÉPOCAS REMOTAS . NO ENTANTO , QUANTO MAIS O HOMEM SE TORNA CIVILIZADO , MAIS DESORDENS ELE PROVOCA, E MAIS GUERRAS SURGEM .NÃO SE CONHECE NESTE PLANETA UM TEMPO EM QUE NÃO HOUVE : GUERRAS ,SERES HUMANOS MATANDO SERES HUMANOS , UMA RELIGIÃO DESTRUINDO A OUTRA ,UMA INSTITUIÇÃO DOMINANDO E DESTRUINDO OUTRAS, UMA ORGANIZAÇÃO SUFOCANDO A OUTRA . TENDO CONSCIÊNCIA DESSAS ETERNAS GUERRAS ,VOCÊ NUNCA SE PERGUNTOU SE É POSSÍVEL VIVER NESTE MUNDO SEM TENTAR FUGIR DELE ,SEM ENTRAR PARA UM COMUNIDADE , TORNA-SE UM EREMITA OU UM PADRE , MAS VIVER NESTE MUNDO DE FORMA SADIA , FELIZ , INTELIGENTE , SEM TODAS ESTAS LUTAS INTERNAS E EXTERNAS ? SE JÁ SE PERGUNTOU - E ESPERO QUE ISTO ESTEJA ACONTECENDO AGORA PORQUE ESTAMOS PENSANDO JUNTOS -, ENTÃO VOCÊ DEVE EXIGIR UMA SOCIEDADE BOA . CONSTRUIR UMA SOCIEDADE JUSTA VEM SENDO O SONHO ANTIGO DE HINDUS, GREGOS E EGÍPCIOS .E UMA SOCIEDADE JUSTA SÓ PODERÁ EXISTIR QUANDO A HUMANIDADE FOR BOA , PORQUE SENDO BOA O HOMEM CRIA A BONDADE , CONSTRÓI BONDADE EM SEUS RELACIONAMENTOS , EM SUAS AÇÕES , EM SUA MANEIRA DE VIVER . SER BOM SIGNIFICA SER BELO . SER BOM TAMBÉM SIGNIFICA SER SAGRADO ;ESTÁ RELACIONADO A DEUS , AOS MAIS ELEVADOS PRINCÍPIOS . A PALAVRA BOM PRECISA SER ENTENDIDA COM CLAREZA . QUANDO A BONDADE EXISTE DENTRO DE NÓS , TUDO O QUE FIZEMOS SERÁ BOM , NOSSOS RELACIONAMENTOS SERÃO BONS ,NOSSAS AÇÕES , NOSSA MANEIRA DE PENSAR. PODEMOS CAPTAR INSTANTANEAMENTE O SENTIDO GLOBAL DESSA PALAVRA . POR FAVOR , VAMOS JUNTOS PENSAR NOVAMENTE , COM MUITO CUIDADO ,POIS SE VOCÊ CONSEGUIR PENETRAR NO FUNDO DA QUESTÃO ELA IRÁ AFETAR SUA CONSCIÊNCIA , SUA MANEIRA DE PENSAR , SUA FORMA DE VIVER . ENTÃO PRESTE UM POUCO DE ATENÇÃO NO SENTIDO DESSA PALAVRA . A PALAVRA NÃO É A COISA EM SI . POSSO DESCREVER MARAVILHOSAMENTE UMA MONTANHA , PINTA-LA , COMPOR UM POEMA , MAS A PALAVRA ,A DESCRIÇÃO , O POEMA , NÃO SÃO A REALIDADE . EM GERAL FICAMOS EMOCIONADOS DE MODO IRRACIONAL PELAS DESCRIÇÕES ,PELAS PALAVRAS . BONDADE NÃO É O CONTRÁRIO DE RUINDADE . A BONDADE NÃO TEM NENHUMA RELAÇÃO COM AQUILO QUE É FEIO , MAU,OU COM QUALQUER COISA QUE NÃO SEJA BELA . ELA EXISTE POR SI MESMA .SE DISSER QUE O BEM É O RESULTADO DO MAU , DA INFELICIDADE , DA FEIÚRA ,ENTÃO O BEM CARREGA CONSIGO O MAL A FEIÚRA ,A CRUELDADE ,PORTANTO ,O BEM NÃO DEVE SER E NÃO ESTÁ RELACIONADO COM AQUILO QUE NÃO FOR BOM. O BEM NÃO TEM POSSIBILIDADE DE EXISTIR SE ADMITIRMOS QUALQUER TIPO DE AUTORIDADE . A AUTORIDADE É MUITO COMPLEXA . TEMOS A AUTORIDADE DA LEI QUE OS HOMENS REUNIRAM POR MUITOS SÉCULOS . EXISTE A LEI DA NATUREZA , A QUE PROVÉM DE NOSSAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS E AS QUAIS OBEDECEMOS , A DE NOSSAS INSIGNIFICANTES REAÇÕES , QUE DOMINAM NOSSAS VIDAS ; A DAS INSTITUIÇÕES ;DAS CRENÇAS ORGANIZADAS QUE SÃO CHAMADAS DE RELIGIÕES OU DOGMAS . ESTAMOS DIZENDO QUE A BONDADE NÃO TEM RELAÇÃO NENHUMA COM QUALQUER TIPO AUTORIDADE . EXAMINE-A , OLHE PARA ELA . A BONDADE NÃO É A BUSCA DO CONFORMISMO . SE ACEITARMOS UMA CRENÇA , UM CONCEITO , UMA IDEIA ,ISSO NÃO SERÁ BOM , PORQUE GERA CONFLITOS. A BONDADE NÃO PODE DESENVOLVER-SE POR MEIO DE OUTRA COISA , DE UMA FIGURA RELIGIOSA DE UM DOGMA , DE UMA CRENÇA ;SÓ PODE DESENVOLVER-SE NO SOLO DA ATENÇÃO TOTAL EM QUE NÃO EXISTE NENHUMA AUTORIDADE . A ESSÊNCIA DA BONDADE É UMA MENTE ISENTA DE CONFLITOS . NÃO PODEMOS SER BONS E PERMITIR QUE GUERRAS ACONTEÇAM . POR CONSEGUINTE , SE UMA PESSOA É TOTALMENTE BOA , É RESPONSÁVEL POR SUA VIDA COMO UM TODO. PERGUNTAMOS: SE UMA PESSOA VIVEU NUMA SOCIEDADE PRESSIONADA PELAS INSTITUIÇÕES , PELAS CRENÇAS , PELO AUTORITARISMO RELIGIOSO , PODE SER BOA ? PORQUE SÓ SE NÓS , COMO SERES HUMANOS, FORMOS COMPLETAMENTE BONS- NÃO PARCIALMENTE - TEREMOS CONDIÇÕES DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DIFERENTE. SERÁ POSSÍVEL SERMOS BONS VIVENDO NESTE MUNDO,CASADOS ,COM FILHOS E TRABALHO ? ESTAMOS USANDO A PALAVRA NO SENTIDO QUE REQUER GRANDE RESPONSABILIDADE , CUIDADO,ATENÇÃO,DILIGÊNCIA ,AMOR. A PALAVRA BOM CONTEM TUDO ISSO . É POSSÍVEL PARA VOCÊ , QUE TEM INTERESSE EM OUVIR ? CASO CONTRÁRIO , ACEITE A SOCIEDADE COMO ELA É. PARA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DIFERENTE , ESSENCIALMENTE JUSTA , DENTRO DO CONTEXTO EM QUE ESTAMOS USANDO A PALAVRA , É NECESSÁRIO GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA . REQUER SUA ATENÇÃO , OU SEJA , SUA ENERGIA . O SER HUMANO TEM BASTANTE ENERGIA ; QUANDO QUER FAZER ALGUMA COISA ,FAZ . O QUE IMPEDE O HOMEM DE SER ABSOLUTAMENTE BOM ? QUAIS AS BARREIRAS QUE ELE ENFRENTA ? QUAIS OS BLOQUEIOS ? PORQUE OS SERES HUMANOS NÃO SÃO INTEGRALMENTE BONS ? UM OBSERVADOR PERCEBE COMO ELE É E COMO ESTÁ O MUNDO ;QUE NÃO É DIFERENTE DELE ,POIS FOI ELE QUEM O CRIOU , FOI ELE QUE CRIOU A SOCIEDADE , AS RELIGIÕES COM SEUS INÚMEROS DOGMAS , CRENÇAS,RITUAIS, COM SUAS DEVIDAS SEPARAÇÕES , SUAS FACÇÕES . TUDO ISSO FOI CRIADO PELO HOMEM . SERÁ QUE ISTO É QUE NOS IMPEDE DE SERMOS BONS ? É POQUE ACREDITAMOS OU PORQUE ESTAMOS ENVOLVIDOS DEMAIS COM NOSSOS PROBLEMAS DE SEXO, MEDO, ANSIEDADE,SOLIDÃO , NECESSIDADES DE SATISFAÇÃO DE NOS IDENTIFICARMOS COM UMA COISA OU OUTRA ? SERÁ QUE É ISTO O QUE IMPEDE O HOMEM DE SER BOM ? SE FOR , ENTÃO , ESSAS COISAS NÃO TÊM NENHUM VALOR. SE PERCEBEMOS QUE , PARA ADQUIRIR A VIRTUDE DA BONDADE , QUALQUER PRESSÃO VINDA DE QUALQUER LADO - INCLUSIVE DE NOSSAS PRÓPRIAS CRENÇAS , DE NOSSOS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS E IDEAIS - ESTÁ COIBINDO A MANIFESTAÇÃO DA BONDADE , ENTÃO VOCÊ DEVE NATURALMENTE AFASTÁ-LA SEM MEDO DE ERRAR , SEM CONFLITOS . O GRANDE CAOS E A DESORDEM QUE IMPERAM EM TODAS AS PARTES DO MUNDO SÃO UM PERIGO À VIDA . ESTÁ SE ESPALHANDO POR TODOS OS CANTOS . ENTÃO ,QUALQUER UM QUE OBSERVE SERIAMENTE A SI MESMO E AO MUNDO DEVE REFLETIR SOBRE O SEGUINTE : OS CIENTISTAS , OS POLÍTICOS, OS FILÓSOFOS,OS PSICANALISTAS E OS GURUS - QUER SEJA DA ÍNDIA , DO TIBETE , OU DO NOSSO PRÓPRIO PAÍS - NÃO PUDERAM RESOLVER OS PROBLEMAS HUMANOS; APRESENTARAM TODO TIPO DE TEORIA , MAS NÃO SOLUCIONARAM NOSSOS PROBLEMAS . NINGUÉM IRÁ SOLUCIONÁ-LOS . NÓS TEREMOS DE DE RESOLVÊ-LOS , PORQUE NÓS OS CRIAMOS . INFELIZMENTE , NÃO ESTAMOS DISPOSTOS A ENCARAR NOSSOS PROBLEMAS A FUNDO E PESQUISAR A RAZÃO DE VIVERMOS TÃO PREOCUPADOS COM NÓS MESMOS, COM NOSSAS VIDAS EGOÍSTAS, DA MANEIRA QUE SOMOS. QUEREMOS SABER SE PODEMOS VIVER COM A BONDADE, COM SUA BELEZA , COM SUA PUREZA ? SE NÃO PODEMOS , ENTÃO PRECISAMOS ACEITAR O AUMENTO PROGRESSIVO DO CAOS EM NOSSAS VIDAS , NA VIDA DE NOSSOS FILHOS E ASSIM POR DIANTE. SERÁ QUE QUEREMOS IR FUNDO NA QUESTÃO DE CONHECER A NÓS MESMOS ? PORQUE NÓS SOMOS O MUNDO . NO MUNDO INTEIRO , TODO SER HUMANO SEJA QUAL FOR SUA COR , RELIGIÃO, NACIONALIDADE ,CREDO- SOFRE PSICOLÓGICA E INTERIORMENTE . PASSAMOS POR GRANDES ANSIEDADES , POR PERÍODOS DE SOLIDÃO , ENFRENTAMOS MOMENTOS DE DESESPERO , DE DEPRESSÃO , TEMOS A SENSAÇÃO DE FALTA DE SIGNIFICADO NA VIDA POR VIVER COMO VIVEMOS . AS PESSOAS SÃO PSICOLOGICAMENTE MUITO PARECIDAS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO . ESTÁ É UMA REALIDADE , UMA VERDADE . ENTÃO PSICOLOGICAMENTE , SOMOS O MUNDO , E O MUNDO SOMOS NÓS ; E QUANDO COMPREENDEMOS A NÓS MESMOS , COMPREENDEMOS TODA ESTRUTURA HUMANA E A NATUREZA . NÃO É MERAMENTE UMA PESQUISA EGOÍSTA , POIS QUANDO NOS COMPREENDEMOS VAMOS ALÉM DE NÓS MESMOS, ENTRAMOS NUMA NOVA DIMENSÃO. O QUE NOS FARÁ MUDAR ? MAIORES IMPACTOS ? MAIS CATÁSTROFES ? OUTRAS FORMAS DE GOVERNO ? OUTRAS IMAGENS ? OUTROS IDEAIS ? JÁ TIVEMOS GRANDE VARIEDADE DELES , E MESMO ASSIM NÃO MUDAMOS. QUANTO MAIS SOFISTICADA É NOSSA EDUCAÇÃO , NOS TORNAMOS MAIS CIVILIZADOS - CIVILIZADOS NO SENTIDO DE MAIS DISTANTES DA NATUREZA -, NOS TORNAMOS CADA VEZ MENOS HUMANOS . ENTÃO , O QUE FAZER ? COMO NENHUMA DESSAS COISAS QUE SE ENCONTRAM FORA DE MIM PODE ME AJUDAR , INCLUSIVE TODOS OS DEUSES , É EVIDENTE QUE SÓ ME RESTA COMPREENDER A MIM MESMO. TENHO QUE VER O QUE SOU E MODIFICAR-ME RADICALMENTE. SÓ ENTÃO SURGIRÁ A BONDADE. SÓ ASSIM PODEREMOS CONSTRUIR UMA SOCIEDADE JUSTA.

  • 11.07.2014 14:09 Por LUIZ ANTONIO UNGARELLI

    Parabéns Nádia pela sua lucidez! Um texto muito bem feito, reproduzindo o pensamento de uma pessoa jovem que se mostra muito evoluída! O fato me deixa muito feliz, pois, andava já meio "borococho" (já tenho 66 anos), sem ver a juventude de nossa Pátria se manifestar com lucidez sobre as questões sócio-politico-culturais brasileiras. Aliás, bem ao contrário, tenho visto os jovens tão acomodados que estou espantado e, ao vê-la com uma atitude tão clara sobre um tema tão importante, fico muito feliz. Sinto-me realizado ao poder dizer que sua contraposição ao documento inicial está excelente, muito bem redigida e muito bem embasada no aspecto político e social! E mais ainda, deixa-me aliviado ao ver que temos jovens que se preocupam verdadeiramente com o futuro do país e se manifestam publicamente. Por mais incrível que possa parecer, não temos mais líderes verdadeiros no país e, nem me refiro aos líderes atletas, como escreve o Fabrício S. Cavalcante. Refiro-me àqueles que emocionam e são capazes de mobilizar e conduzir um povo a algum rumo! Preferencialmente ao rumo certo! Faça uma pesquisa você mesma e verá que o último líder que existe no país, independente de ser bom ou ruim, chama-se Luís Inácio Lula da Silva, que já tem idade avançada. E após a sua morte, quem será o novo líder brasileiro? Não existem mais. Em função disso, minha admiração por você que sendo jovem está se mobilizando e manifestando! O país está precisando muito de jovens que se tornem verdadeiros líderes ou vamos ficar totalmente à deriva, sob a batuta de qualquer maluco que apareça. Por outro lado, com a idade que tenho e, já tendo vivido tantas realidades, percebo que quem escreveu o texto a que você se refere (que não tenho a menor idéia de quem seja), deve ser uma pessoa de mais idade, pois sinto que foi um grande desabafo, não em relação ao futebol, mas, às ações políticas escabrosas que temos vivenciado nos últimos tempos. Nesse ponto tenho que concordar com ele! Ou damos um jeito de mudar muita coisa nesse país ou estaremos à beira do caos. Não estou me metendo a ser o arauto do apocalipse, jamais! O que tenho é preocupação com o futuro do país. Mais uma vez, parabéns e continue se manifestando com seus excelentes textos. Em tempo: desculpe o tamanho de minha mensagem. Abraços.

  • 11.07.2014 12:42 Por Silvio Costa

    Excelente!!! Parabéns, Nádia!

  • 10.07.2014 17:08 Por Ronan Pinheiro

    Parabéns pelo texto!!!

  • 10.07.2014 17:07 Por Fabrício Silva Cavalcante

    O sentimento que eu sinto, como brasileiro, não é dos melhores. Não vejo esperança no futuro. Não temos mais grandes ídolos do esporte e nem vamos ter tão cedo. Um amigo, professor de judô, me conta que a repetição do exercício é onde se chega a perfeição e o que acontece hoje em dia é totalmente o contrário. Quando o aluno entra na segunda aula de repetição de exercícios já se sabe que na aula seguinte vai ter a presença de um pai falando que aquilo é errado, que é um absurdo, que o professor não sabe de nada e que o filho está perdendo seu tempo por ali. Pois bem, o futuro é incerto e temos mais certeza da ladeira abaixo quando se fica sabendo dos investimentos no esporte infantil. Ou alguém aqui acha que as aulas de educação física dadas na nossa infância teve alguma melhora consistente para os dias de hoje? Temos uma geração de atletas reclamões, moles e frustrados pela frente. Isso sim.


Publicidade

Publicidade