Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Algum lugar

Um café, por favor

Ateliê do Grão é uma cafeteria diferenciada | 16.07.14 - 10:30

Para ler ouvindo:
John Coltrane | Acknowledgement

Falando de tesourinhos da cidade, é impossível deixar de fora alguns estabelecimentos de Goiânia. Cafés, bares, restaurantes, lanchonetes e lojas fazem tão parte da minha vida quanto em passeio de bike no domingo. É por isso que inauguro hoje uma série de posts sobre meus lugares preferidos, começando pelo cafezinho. Esses posts serão completamente pessoais e entrarão no ar aleatoriamente, intercalados com passeios pela cidade e dicas de viagem. Alguns desses locais são famosos clichês, outros nem tanto. De qualquer forma, compartilho com você os habitantes do meu coração. Vamos começar?

Cedo, tarde ou até mesmo à noite, café sempre faz sucesso, seja para acordar, seja para relaxar (vai entender). Mais do que uma bebida, café é estado de espírito. Sair para tomar um café, mesmo que rapidinho, é um evento à parte. Parece que tiramos férias por alguns minutos, recarregamos as energias, e só então voltamos à realidade.

Café é cheiro. Quer sensação mais mágica do que aquele perfume invadindo o ambiente? Por mais simples que seja, já é muito especial. Quando é feito com carinho, com a moagem correta, em cafeteiras requintadas e um lugar aconchegante, como o Ateliê do Grão (rua 36, 354, Marista), tudo parece ainda melhor. Acho que é por isso que elegi o lugar como minha cafeteria preferida na cidade. A paixão é tanta que já virou uma extensão da minha cozinha.

A variedade de cafés é enorme. Há grãos, prensagens e moagens diferentes. Tem café quente e gelado, com leite, com sorvete, filtrado, espresso… As tortas também são deliciosas. Dias atrás tive a sorte de topar com uma de maçã que vou te contar. Vou até arriscar fazer uma nesse fim de semana. Para mim, mesmo sendo cafeteria, o Ateliê também é a melhor confeitaria da cidade.

Para os mais consumistas, ainda tem um pequeno empório com vários artigos à venda: cafeteiras, canecas, xícaras, Monin, pimentas diversas etc., além de, claro, vários tipos de grãos (você pode, inclusive, pedir moagens especiais).

Apesar de todas essas qualidades, o que mais me chama para o Atelilê é a sensação de aconchego e tempo infinito. Já passei horas de papo pro ar, folheando uma revista (só revista boa à disposição, inclusive), mexendo no computador, desenhando… Poderia passar minha vida toda morando ali, sentada nas poltronas, vendo o vai e vem da clientela. E como todo lugar bacana, tem um bicicletário na porta para estacionar a magrela.

atelie2

atelie3

atelie1

atelie7


atelie4

atelie6
 
 (Fotos: Raisa Ramos)

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 16.07.2014 12:07 Raisa Ramos

    R. 36, 354, Setor Marista, ao lado da Tribo do Açaí! Vou acrescentar no texto. Realmente ficou faltando.

  • 16.07.2014 11:33 Luciano Rodrigues dos Santos

    Realmente já tinha ouvido falar deste lugar, porém não sei a localização. Faltou isso na ótima matéria Raisa Ramos.

  • 16.07.2014 11:20 Mariana

    Parece que faltou falar onde fica esse Ateliê do Grão. Interessei.

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351