Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Algum lugar

Praça Tamandaré (mais interessante do que parece!)

Biscoitos, revistas, picolés e mais | 03.09.14 - 09:48

Para ler ouvindo:
Di Melo | Kilariô

A Praça Tamandaré, com exceção da época de Natal, em que vira uma atração à parte, é um pouco negligenciada pelos olhares corridos da população. Uma pena, porque é tão linda… As árvores, as flores, os banquinhos nas sombras esperando alguém se aproveitar deles, os estabelecimentos ao redor. Além de ir ao Centro nas manhãs de sábado, outro programa que adoro fazer no dia é descer a pé para a Tamandaré (andar a pé, em uma sociedade acostumada com carros e engarrafamentos, já dá a sensação de férias, descanso… Como gosto de repetir: somos todos pedestres e devemos exercer essa condição ao máximo!). Na praça, vou direto para os Biscoitos Pereira (sempre: pão de queijo, rosquinha húngara e suco de laranja espremido na hora! Nhami!), olho umas revistas na banquinha de jornais, levo meus rolos de filme fotográfico para revelar e ainda compro umas flores no Pão de Açúcar (vira e mexe tem algumas espécies em promoção!).

Para os homens vaidosos, tem a Engraxataria do Vilmar bem ao lado do Biscoitos Pereira. Acho sensacional ver os senhores engraxando sapatos (taí uma função que foi tão desvalorizada com o tempo que quase não se vê mais pela cidade. Mas na Tamandaré tem!). E para fechar com chave de ouro, depois de tanto pão de queijo e rosca, ainda dou uma passada na Frutos do Brasil para refrescar. Os picolés são os melhores DO MUNDO! Onde mais se acha picolé de cagaita? E umbu? E tanta fruta regional deliciosa? Só lá. São tantos sabores que fico até meio tonta para escolher, mas os meus preferidos são (por ordem de preferência): cagaita (gosto de cerrado!), jabuticaba, goiaba (tem até um salzinho para jogar em cima!) e gengibre.

Nesse calor infernal de inverno, um picolé na geladeira de casa pode salvar uma vida.

DSC02681DSC02684DSC02686DSC02742DSC02747DSC02750DSC02751DSC02761DSC02764

P.S.: A música de hoje é em comemoração à programação do Vaca Amarela. Chega logo!

Leia este e outro textos sobre cidades, viagens, receitinhas e fotografia também no blog Algum Lugar Etc. 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.03.2015 14:22 márcio

    Cara Raisa, Não comentar sobre a década de 70 e 80 da praça, é esquecer do centro de atração noturna e da juventude que a praça já representou. Rachas de carros envenenados, seios a mostra. Estas entradas de estacionamento, meio que quebrando a harmonia da praça foram propositadas com vistas a encerrar os rachas. Desconhecer a década de 70 e 80 da Praça, com suas tardes de domingo, é perder totalmente o sentido que tem a existência desta praça para nós goianienses hoje na faixa dos 50.

  • 06.09.2014 06:37 joao carlos

    eu cresci andando de bicicleta na tamandaré. na decada de 70 a noite goianiense fervia na praça

  • 05.09.2014 08:41 Orlando Frias Filho

    Nossa...que aula de praça você deu. Que aula de "jabaismo" você proporcionou. Conheçe mais alguma praça para nos dar o deleite de suas palavras e indicações? Mas por favor..indique coisas mais lights , tanto para o corpo quanto para nossos olhos aflitos de leitura interessante.

  • 04.09.2014 15:39 Aloh Prado

    que foto linda essa dos seus pés, aliáso que pezinho mais lindo e maravilhoso! um pecado estar com os dedinhos apertados dentro do sapato. Cresci nas imediações de pca tamandaré e também acho a mais show do Brasil apesar daquela "cagada" que a prefeitura fez lá em cima na Leo Lynce, pois acabaram com os desníveis que fazia daquela praça uma das mais interessantes apesar de ser frequentada apenas pelos consumidores de sanduba que deixam aquilo todo um verdadeiro lixo. parabéns e continue assim linda e diferente!!!

  • 03.09.2014 10:01 Alberto Olavo Diniz

    Muito bom! Parabéns pelo texto que nos faz lembrar que a praça tamandaré é muito mais do que feira da lua.

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351