Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tutti-frutti

Quero ser vegetariana

Não sou melhor que os outros seres vivos | 11.09.14 - 20:11 Quero ser vegetariana 20th Century Fox Television
 
Goiânia - Faz um ano que decidi parar de comer carne. Todo tipo de carne (de gado, de porco, de frango, de peixe, de coelho, de avestruz...), pois considero carne o que compõe todos os seres do mundo animal. O motivo? Nunca me achei melhor que os outros seres vivos, a ponto de me alimentar do sofrimento deles, nem acho coerente amar um cão ou um gato, mas me divertir ao lado de uma churrasqueira.
 
Infelizmente ainda não consegui parar de comer completamente. Tenho uma família carnívora e isso não ajuda muito. Para você aderir esse estilo de vida, não é recomendável que pare do dia para a noite. Estou indo com calma, cortando os alimentos que são menos necessários e fazendo escolhas mais inteligentes na hora das refeições.
 
Quero ser vegetariana, primeiro, por respeito aos animais e à vida. Sei que a cadeia alimentar é formada por presas e predadores, mas a indústria é diferente da natureza, pois ela escraviza e tortura, gerando um sofrimento absurdo ao se retalhar um ser (muitas vezes ainda vivo), transformando-o em pedaços embalados numa geladeira de supermercado.
 
Quero ser vegetariana também por amor ao planeta, porque o maior motivo de desmatamento é o gado em um Brasil que tem mais vacas e bois do que gente, animais que precisam de enormes áreas para pastagem e também para se plantarem os vegetais que vão alimentá-los. Isso sem contar o fato de que o gado é dos maiores emissores de metano, altamente causador do aquecimento global.
 
Quero ser vegetariana por amor aos humanos. Sim, aos humanos! Porque para a carne chegar até sua mesa, consumiu-se um volume enorme de vegetais e água que faltam a muitas pessoas.  Para se ter uma ideia, na "produção" de um quilo de carne vermelha, se perdem 7,2 kg só de soja para alimentar o gado, que poderiam alimentar diretamente os humanos, com muito maior eficiência. Nada menos de 40 pessoas seriam alimentadas com os vegetais necessários para produzir um bife de 225g!
 
Ou seja, o vegetarianismo tem potencial para erradicar a fome do mundo.
 
Quero ser vegetariana porque da terra brotam sabores incríveis, que só poderei descobrir quando me libertar da cela em que vivo, condenada ao repetitivo bife com batatas fritas. É possível olhar para os vegetais como pratos principais, reinventando-os em deliciosas opções gastronômicas, tudo isso com enorme ganho de saúde, já que eles possuem todos os nutrientes de que precisamos, e ainda ficamos livres dos hormônios que se injetam cruelmente nos animais dentro da indústria da carne, causadores de cânceres e outros distúrbios nos humanos.
 
Posso comer feijoada, hambúrguer, cachorro quente, strogonoff, quibe, parmegianas e mais, tudo feito com vegetais e todos deliciosos. 
 
Quero ser vegetariana porque acredito que é possível conquistar um novo patamar evolutivo. A Lisa Simpson também acredita nisso, assim como o Paul McCartney, a Brigitte Bardot, o Dustin Hoffman, o Richard Gere, o Rick Martin, a Rita Lee e tantos outros. Até o gênio Leonardo da Vinci, num tempo muito diferente do nosso, defendia um mundo que respeitasse os animais. 
 
Ora, se conseguimos vencer, em grande parte, a escravidão de seres humanos, se conseguimos pousar na Lua e já planejamos chegar a Marte, podemos dar um passo para não mais escravizar os animais. Eles já foram tão úteis e tanto sofreram quando nossos ancestrais os utilizaram em todo o tipo de geração de força (como o transporte, por exemplo), mas já inventamos o motor a todo tipo de combustível, e já temos tecnologia suficiente para caminhar mais com nossas próprias pernas.
 
Quero ser vegetariana porque minha consciência só ficará tranquila sendo vegetariana. 
 
Respeito os que não são e não pretendem ser, mas acredito que eles também possam mudar de ideia, como eu mudei. 
 
Resolvi escrever essas palavras que há um ano se consolidam em minha ética de vida, que não é melhor ou pior que nenhuma outra, mas busca entender a vida como algo precioso e digno de respeito.
 
Um brinde à vida! Todo tipo de vida!

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351