Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Como escolher uma escola para os filhos?

Achar o modelo que lhe agrada é o desafio | 30.09.14 - 11:47


Goiânia - Desde que virei pai, essa época do ano me angustia. É que chega a hora de avaliar o ano escolar da prole. Não é simples decidir se apostamos mais um ano nas mesmas instituições em que confiamos a imensa responsabilidade de lecionar o ensino formal às nossas filhas ou partimos para uma nova experiência.

O primeiro ponto que avaliamos é como a instituição (e aqui incluo tanto as escolas convencionais quanto às de idiomas e esportes) lidam com o aspecto humano. Pouco adiantaria trabalharmos certos valores em casa e a escola destruir isso dentro de sala de aula.

Temos a ideia de que nossas filhas não são máquinas e entrar em uma universidade é mera consequência do aprendizado que elas acumularam ao longo dos anos.

A instituição que não se alinha a essa perspectiva de entender a diversidade humana, que não incentive a tolerância e que não entenda que está lidando com crianças e adolescentes e não humanóides saídos de um livro de Aldous Huxley está imediatamente descartada.

Para que um jovem de hoje absorva certo conteúdo é preciso ser esperto. O cabresto é insuficiente para a nova geração – hiper conectada, cheia de informação e com forte tendência dispersiva.

Se é para ensinar inglês, mostrar o idioma no cotidiano da molecada é certamente mais funcional do que vomitar conteúdo no quadro negro. Se é para ensinar história, é mais proveitoso entender o processo do que decorar nomes de líderes que pouco ou nada dizem ao jovem.

A revolução tecnológica chegou primeiro nas salas de aula que lidam com nativos digitais e não com a minha geração de transição, que nasceu no analógico e vive o digital atualmente.

Nosso esforço como pais é encontrar as instituições que entendam essa nova dinâmica e não ficaram acomodadas nos louros do passado. Por outro lado, também não queremos que sejam escolas deslumbradas, achando que só o digital é a panaceia. O meio termo é o que nos interessa. Chamar a atenção da molecada sem ser superficial ou idiotizante, mas também sem ficar enfadonho é um desafio gigante.

É claro que tem gente muito mais inteligente que eu debruçada sobre o assunto e que se dedica com afinco ao tema. Eu sou só um pai que tenta encontrar o melhor para minhas filhas – escolas que respeitem o que acredito ser essencial para um ser humano carregar como valores e que ministrem os conteúdos necessários para o desenvolvimento intelectual.

No geral, posso dizer que estamos satisfeitos com as escolhas que fizemos. É claro que sempre tem um ponto aqui ou outro acolá em que discordamos e que pensamos ser possível melhorar. Ninguém acerta todas. Mas, entendendo como média, posso dizer que nossa tendência é manter as garotas onde elas atualmente estudam. A avaliação que fazemos ano a ano até agora é positiva. E nossa meta é não vacilar e agir rápido caso nossa percepção mude.

Perder o timing na educação dos filhos pode ser perigoso. E não queremos correr esse risco.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.10.2014 11:17 aloh prado

    maluco, essa é a dúvida aqui em casa. nossa filha estuda em um colégio conceituado em goiania mas que de uns anos pra ca ficou muito a desejar. estamos procurando e não esta facil encontrar escolas que tenham valores de humanidade. Afinal não quero o meu filho em escola para aprender a obedecer e sim a pensar!!! no mais o admiravel mundo novo já chegou estamos vivendo sob uma farsa de sociedade mentirosa e exploradora. #FORAMARCONI

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351