Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tutti-frutti

Viva o Brasil de todos os cantos!

Na diversidade é que está nossa jóia rara | 08.10.14 - 19:25 Viva o Brasil de todos os cantos! .
Goiânia - Já no dia seguinte à eleição, eu ia ao trabalho ouvindo a BandNews FM e Ricardo Boechat comemorava o fato de o clã Sarney ter perdido no Maranhão. Eu ouvia comemorando com ele, mas senti que as análises eram incompletas, pois tratavam apenas o Nordeste como detentor do velho coronelismo na política.
 
Boechat se esqueceu de dizer que outro clã, tão ou mais poderoso que o Sarney (controlando inclusive a mídia para a qual o jornalista trabalha) se manteve em São Paulo, em pleno caos hídrico, o sexto mandato consecutivo para somar quatro anos aos 20 já exercidos de poder ininterrupto.
 
Também não mencionou o fato de o Estado "mais desenvolvido" ter colocado no topo do ranking dos eleitos para o Parlamento três seres circenses, um da mídia, um do escracho dito "humor" e outro dos templos religiosos que pregam o ódio e a segregação.
 
Diploma é sinal de inteligência, certo? Nem sempre! Um grupo de quase 100 mil médicos e estudantes de Medicina está defendendo castração química de nordestinos e convocando outros profissionais da saúde para fazerem um "holocausto" no Nordeste (sim, holocausto, o mesmo que Hitler fez com os judeus). Leia aqui.
 
Devemos sempre levar em conta que todos os países com dimensões continentais, possuem traços separatistas dentre suas várias culturas. Não precisa ser nenhum gênio político para verificar que as urnas foram um exemplo de como estão divididas as regiões do Brasil, com relação aos ideais políticos.
 
Agora, cada região tem seu ponto de vista, de acordo com sua realidade, seu cotidiano. Analisando mais a fundo, precisamos enxergar o quanto esses “ideais” controversos podem fomentar pensamentos separatistas da nossa nação.
 
Porém, divisões, diferenças e controvérsias são uma coisa. Já pregar o holocausto a quem mora na outra região é algo completamente inaceitável.
 
Participo de um grupo de discussão formado exclusivamente por mulheres que de in só tem o nome e na semana que antecedeu as eleições mais uma expressão do preconceito: “gente 80% da população Brasileira ganha menos que dois salários mínimo (sic). 80% Isso a renda familiar (sic). As pesquisas mostra que a grande maioria dos eleitores da Dilma são da classe c (sic), não têm curso superior e são do Nordeste. Por esse motivo não temos nein tanto contato com eles (sic). Graças ao bom Deus!!!!”
 
Preocupante, até então em minha vida não havia sentido tão de perto a exacerbação do ódio. Senti cheiro de retrocesso, os desdobramentos, imprevisíveis. Senti vergonha por pertencer a um grupo de discussões com argumentos tão rasos. Senti vergonha, pela incitação ao ódio, ao preconceito e a um bairrismo ridículo.
 
Este comentário e muitos outros foram apagados, mas o print screen está aí para comprovar os absurdos.
 
Esquecem os autores dessas falácias que muitos "inteligentes" também votam com o estômago, apostando nas especulações financeiras, à espera de juros altos bancados com dinheiro público, que lhes possam garantir ganho fácil na Bolsa de Valores.
 
Era assim em tempos passados, quando muitos "empresários" não trabalhavam, pois preferiam aplicar dinheiro na especulação para engordar à custa da recessão e do desemprego. Isso é muito pior que depender de programa de transferência de renda, pois são pessoas abastadas que querem ficar mais ricas à custa do dinheiro que deveria ir para saúde e educação, mas é torrado na manutenção de políticas econômicas conservadoras.
 
Também se esquecem esses paladinos do "saber" que a mesma São Paulo que ria da seca no Nordeste está quase tendo de deixar o banho de lado, e tudo isso é resultado da incompetência das elites que governam esse Estado, dona de um individualismo doentio onde o que vale é a "força da grana", como bem cantou o baiano Caetano.
 
O pior de tudo, entretanto, é a ingratidão. Os mesmos que humilham nordestinos moram em prédios e casas levantados por eles, trafegam em avenidas e pontes construídas por eles, são servidos por eles em suas casas e só habitam uma metrópole graças aos migrantes que saíram do nordeste, com uma coragem única.
 
Não fossem os nordestinos, que Euclides da Cunha disse muito bem serem acima de tudo, fortes, São Paulo e muitas outras cidades não passariam de províncias sem nenhuma importância no cenário nacional.
 
Aliás, a cidade que hoje é das maiores do mundo é mais nordestina que paulista, porque lá vivem inúmeros irmãos nascidos na Bahia, em Pernambuco e outros Estados que, curiosamente, hoje crescem mais que São Paulo.
 
Faz uns dois anos, eu estava na Bahia falando com duas professoras. Uma delas me contou que não havia conseguido uma vaga para dar aula em São Paulo por causa de seu sotaque, que eu estava adorando ouvir.
 
Fiquei indignada e, ao terminar nossa conversa, eu disse que estar no Nordeste me dava sempre a sensação de estar no melhor do Brasil, não apenas pela beleza da região, mas principalmente pela generosidade do povo dali.
 
Disse ainda que a única coisa que me animava voltar é que regressaria para estudar e profissionalizar para a maior metrópole nordestina do mundo. Seguiram-se os aplausos mais gostosos que demos umas às outras, como que em uma celebração à igualdade que temos na riqueza de ser brasileiro, sejamos de qualquer lugar deste continental país.
 
Viva o Brasil de todos os cantos!
 
Amo viajar pelo Brasil seja a passeio ou a trabalho, porque o melhor que temos é um povo incrível, criativo, receptivo, interativo, amoroso. E na diversidade desse povo está a nossa jóia rara. Em cada canto há um sotaque diferente, um jeito diferente, uma cultura riquíssima a desvendar.
 
Estou voltando ao Nordeste a passeio e chegarei à Bahia. É lá que pretendo morar. Meu avô é baiano, meu pai é capixaba e minha mãe é mineira. Tenho orgulho de ter sangue nordestino correndo em minhas veias! Isso me faz lembrar a letra de Chico: "O meu pai era paulista, meu avô pernambucano, o meu bisavô mineiro, meu tataravô baiano... sou artista brasileiro".
 
Na diversidade está o mais belo do nosso país e há quem destrua o que temos de melhor.
 
Portanto tem gente que confunde (ou finge confundir), mas existe uma grande diferença entre liberdade de expressão e incitação ao ódio, sendo esta crime previsto na Constituição Brasileira. Portanto, se você, como eu, fica indignado com o lixo que tem sido publicado contra nordestinos por causa do resultado do primeiro turno das eleições, denuncie. Essas pessoas são criminosas.
 
Que tal aprendermos democracia sem preconceitos?

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351