Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Língua e letra

Prova do TJ-GO teve pegadinhas

É preciso estar atento ao que pede a questão | 27.10.14 - 17:47
Goiânia - As provas de nível médio e superior dos concursos públicos atuais têm priorizado a capacidade analítica do candidato em vez da famosa decoreba. Isso significa que de nada adianta saber de cor a lista das orações subordinadas e suas respectivas conjunções se na hora da prova não se consegue identificar se aquele período admite ou não uma vírgula, ou se o conectivo pode ser substituído por outro.

Não que a gramática seja desprezível. Pelo contrário. É preciso estar afiado nas regras, mas só isso não basta para atender ao comando da questão. Nem dá pra confiar no bom senso. É preciso realmente estar com os pés do chão e resolver a questão com conhecimento de conteúdo, sabendo aplicá-lo ao texto.

Ouvi muitos comentários acerca da prova do concurso do Tribunal de Justiça de Goiás. Escolhi uma questão para analisarmos como a língua portuguesa foi cobrada:

Questão 2 – Prova tipo 1 - Pedagogo

“As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje”.

A observação correta sobre um dos componentes desse segmento do texto 1 é:

(A)   a forma verbal “têm inscrito” deveria estar grafada “têm inscritos”, já que se refere a “direitos”;
COMENTÁRIO - a forma verbal se refere a “as principais democracias do mundo”, que é o sujeito da oração. O particípio “inscrito” não pode ser flexionado porque não está no papel de adjetivo, se referindo a “os direitos fundamentais dos cidadãos”, mas como integrante de um tempo verbal composto (verbo ter e particípio) . Conteúdo solicitado: concordância verbal, tempos verbais compostos. INCORRETA.

(B) a forma plural “cidadãos” poderia estar grafada “cidadões”, já que são dois os plurais possíveis;
COMENTÁRIO- não existe a forma cidadões. O candidato que lê e escreve pouco pode ter tido dúvidas com relação a isso. A forma “cidadãos” é muito usada, e não seria preciso decorar todas as regras de plurais para responder a questão, embora sempre seja mais seguro. Conteúdo solicitado: plural de substantivos. INCORRETA.

(C) o termo “em suas Constituições” poderia aparecer entre vírgulas, já que se trata de um adjunto adverbial deslocado;
COMENTÁRIO- Na ordem direta a oração ficaria: “As principais democracias do mundo têm inscrito os direitos fundamentais dos cidadãos em suas Constituições. Quando deslocado para o meio da oração, o adjunto adverbial de lugar pode estar intercalado por vírgulas.  Conteúdo solicitado: Termos da oração – adjunto adverbial. CORRETA.

(D) após o termo “culturais” deveria ser colocada uma vírgula, pois aí se encerra uma enumeração;
COMENTÁRIO - essa é uma pegadinha clássica. Embora a enumeração exija vírgulas entre seus
termos, ela não pode ser colocada entre o último elemento e o verbo, pois é um dos casos proibitivos de vírgula: separando sujeito de verbo. Conteúdo solicitado: casos proibitivos de vírgulas. INCORRETA.

(E) a forma verbal “conhecemos” é inadequada ao contexto e deveria ser substituída pela forma passiva “é conhecida”.
COMENTÁRIO– Não há inadequação nenhuma na oração. A pegadinha está no comando da questão, que afirma que há. Como o candidato avalia que a escrita está correta, pode se distrair e marcar o item como correto. INCORRETA.
 
O nível da prova foi médio, com algumas questões muito fáceis e outras mais capciosas. Estudar português para concursos exige muito exercício.

É preciso descobrir se o erro está ocorrendo por falta de estudo ou por dificuldade em interpretar os comandos. Boa sorte a quem está nessa batalha.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 28.10.2014 20:43 Leticia Borges

    Obrigada por acompanhar a coluna, Wesley.

  • 28.10.2014 09:38 Wesley Trigueiro

    Obrigado pela análise. Os concurseiros agradecem.

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas