Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Língua e letra

Há solução para a educação?

| 28.11.14 - 11:06 Em uma entrevista a Roberto D’avila, na GloboNews, recentemente, o senador Cristovam Buarque encheu meu coração de professora de uma emoção que há muito tempo não sentia. A forma como ele enxerga a educação, a clareza de ideias e a simplicidade das soluções são tão gritantes, que dá pra parar e pensar: por que não temos uma educação de qualidade nesse País?

Ele dá um pedacinho dessa resposta: diz que no senado é um dos parlamentares mais respeitados, mas nem por isso é influente. Ou seja, as pessoas respeitam os educadores, mas não se empolgam com as ideias, por motivos diversos, que às vezes não chegam a nosso conhecimento. O educador idealista é visto como lunático.

A verdade é que um povo educado se torna menos vítima de maus políticos, maus gestores, maus empresários. E o que deveria começar na escola, infelizmente, não começa em tempo nenhum para muitas pessoas cerceadas de seu direito ao conhecimento, à liberdade de expressão e pensamento.

O senador defende que um ensino em tempo integral de qualidade diminuiria a evasão escolar e a delinquência juvenil. E para que isso acontecesse, o professor deveria ser uma peça importante no sistema, e por isso, valorizado, com um salário de R$ 9500,00. Absurdo? Segundo ele, os recursos que obrigatoriamente devem ser destinados à educação cobririam esses gastos desde o ensino básico até o superior.

Não vou discutir esse assunto financeiramente, apenas acho que a desvalorização do professor desestimula a qualificação, e isso vira um círculo vicioso, uns culpando os outros, e os alunos sempre se dando mal. Literalmente. Basta analisar o desempenho dos nossos estudantes em matérias básicas: português e matemática.

Essa semana soube de um aluno do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular que tirou zero em uma prova de português que era a cópia de uma lista de exercícios feita na sala.

Fim de ano me lembra o tempo em que eu dava aulas para ensino fundamental e médio. É a época em que as editoras promovem eventos, distribuem brindes, kits, sorteiam viagens, fazem tudo para divulgar seus produtos e, claro, convencer os colégios a adotar seus livros e apostilas.

No ensino público, um guia do MEC direciona a escolha. Nas escolas particulares, normalmente um conselho toma essa decisão. Já participei de decisões em ambas as esferas, e trabalhei com muita gente séria. Mas por outro lado, já ouvi opiniões de vários professores que optaram pela publicação mais “mastigada”, que facilitava a vida de quem ia dar aula. Ou seja, a escolha era por aquele livro didático que poupasse o professor de planejar atividades ou de estudar para ministrar o conteúdo.

A revista Época publicou uma excelente matéria sobre a influência do professor na educação das crianças. Relatou o caso de alunos de ensino médio, da Califórnia, que processaram o Estado porque estavam recebendo uma educação ruim. Na sentença favorável aos estudantes, o juiz disse que os EUA,  ao manter a estabilidade de emprego e outras leis de proteção ao professor,  dificulta a demissão de educadores ruins. Leia a íntegra aqui.

Se a moda pega, a educação vai pra frente.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 29.12.2014 22:29 Leticia Borges

    Júlio César, estou à disposição no leticia.textos@gmail.com.

  • 24.12.2014 01:17 Júlio César

    Leia, se puder. Poderíamos conversar a respeito: http://www.olavodecarvalho.org/semana/090127dc.html

  • 24.12.2014 01:14 Júlio César

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/060227dc.htm

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas