Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Cada um que salve o seu

Egoísmo é a grande marca da sociedade de hoje | 10.12.14 - 12:19


Goiânia - Ontem fui à escolinha de minha caçula para aquelas típicas apresentações de final de ano. Era da turminha de balé. Minha filhota dançou a música Piruetas, de Chico Buarque, que é trilha sonora do filme Os Saltimbancos Trapalhões de 1981. Um marco da minha infância. Uma delícia ver a baixinha dançando aquele som que me é memória afetiva pura. A apresentação, aquela coisa: cada criança fazendo uma coisa diferente, mas de uma graça sem fim para o pai babão.

Como ela ainda é bem novinha, foi da primeira turma a se apresentar. Ainda teriam mais três das garotas maiores. Aí percebi o quanto somos sem educação e faltosos com o respeito.

Os pais foram pegar os filhos na beira do palco e, a partir daí, virou uma balbúrdia. Começou uma conversação sem fim, gente se levantando, famílias inteiras se juntando no meio da plateia para mais e mais e mais e mais fotos. Enquanto isso, quatro garotinhas dançavam no palco. E quatro famílias se esforçavam para assisti-las. Os demais estavam mais preocupados se o flash estava ligado ou não. Na maior fata de respeito, na maior falta de consideração. Triste.

Isso revela o quanto somos egoístas e só nos importamos conosco. Civilidade é algo mais raro que água em torneira paulistana. Se o filho é do outro, que se dane. É mais importante fazer a milésima foto com meu celular modernoso do que ficar quieto alguns minutinhos, enquanto outra criança passa por aquele momento tão aguardado e ensaiado durante um longo semestre.

Lembrei-me na hora de um episódio antigo dos Simpsons. Em uma dessas apresentações escolares, os filhos de Homer vão ficando para o final da noite. Um pessoal que já viu sua criança no palco se levanta para ir embora. O patriarca da família amarela se altera e diz em alto e bom som algo mais ou menos assim:

- Podem se sentar! Eu assisti o filho de vocês e agora vocês também verão os meus!

Fico imaginando o que faria Homer com aquele espetáculo da falta de educação e de fotos infinitas que presenciei ontem...

Isso é só um reflexo do individualismo geral que reina hoje. Tudo certo se o dinheiro é da Petrobras, desde que vá para minha conta. Tudo certo estacionar no local que é proibido, desde que seja o meu carro. Tudo certo extrapolar o limite de velocidade, desde que seja para que eu chegue mais rápido. Tudo certo conversar e fazer selfies no meio de uma apresentação de dança, desde que seja o filho do outro que esteja no palco.

Se ainda fosse a molecada correndo e fazendo barulho, seria compreensível. Afinal, crianças ainda não têm esse senso de respeito. O problema é quando vêm dos pais, que deveriam dar o exemplo. O mais legal era ver algumas crianças não querendo fazer as fotos em família para assistir os coleguinhas. Mesmo com a péssima educação que os pais transmitem, ainda dá para ter alguma esperança no futuro da humanidade. Ao menos torço por isso.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 15.12.2014 13:27 Epaminondas

    Pais não tem paciência para o suplício de apresentações escolares e o problema é o individualismo. Ora, vamos nos voltar as opções de sociedades coletivistas. Nelas, por exemplo, o líder discursa por 7 horas e o auditório não dá um pio.

  • 10.12.2014 20:10 Flavinha

    Muito triste. Provavelmente, alguma dessas crianças que foram "ignoradas", absorveram essa indiferença. E algumas memórias se tornam eternas, sejam elas alegres ou tristes =/

  • 10.12.2014 17:17 Percival Henrique da Silva

    E o pior de tudo Pablo Kossa é que essa falta de educação não está restrita somente a apresentações escolares, aliás, você já havia referido antes. Existe muitos outro lugares que essa mau hábito impera, Supermercados, postos de saúde, filas em casa lotéricas...

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351