Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Algum lugar

Casulo: casa de moda, festas e ideias ousadas

Coletivo ganhou prêmio nacional no dia 3 | 17.12.14 - 18:04

*Para ler ouvindo:
 Daft Punk | Lose yourself to dance

DSC03119
(Foto: Raisa Ramos)

Goiânia - Anota aí: Rua 1136, 550, Marista. O endereço hospeda uma das lojas mais bacanas da cidade, a Casulo Moda Coletiva. Com cinco sócios jovens, bonitos e moderninhos, a proposta do lugar multimarcas vai na direção oposta dos grandes centros de consumo, apostando na ideia de Slow Fashion: uma produção atemporal, que não segue com muito rigor o calendário da moda e tem tiragem limitada. Todas marcas à venda na Casulo têm produção autoral e a maioria é assinada por designers locais, como a Quim – da estilista Lara Vaz –, Naya Violeta, Salamandra do Fogo – de Su Martins – e Novelo – de Rodolfo Lopes e Milleide Lopes, ambos diretores da casa. Além de roupas e acessórios, há também objetos de decoração e obras de arte, como os pôsteres assinados pelo Bicicleta sem Freio.

A relação com as marcas é que faz a Casulo ser tão única, dando espaço para novos estilistas e designers mostrarem seu trabalho. E foi assim desde o começo, há quase sete anos, quando a agora diretora administrativa e relações públicas Maiene Horbylon, que fabricava e vendia alargadores em festivais de música, conheceu a atual diretora de produção do coletivo, Su Martins, e juntas tiveram a ideia de abrir um ateliê. O primeiro endereço foi na rua 123, no Setor Sul. De lá para cá, se mudaram algumas vezes, agregaram mais pessoas, dividiram espaço com mais grupos criativos e passaram por várias lapidações até ter a cara que tem hoje: uma cara linda, com um sorriso imenso estampado no rosto, cheia de sonhos e projetos ousados, e espaço para muita gente.

DSC03126
 
 (Foto: Raisa Ramos)

Casa premiada
No último dia 3, a empresa recebeu o Prêmio Brasil Criativo em uma cerimônia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. A equipe goiana concorreu com empresas do país inteiro e acabou levando o troféu que incentiva a economia criativa brasileira. Uma coisa importante de se ressaltar desse prêmio: só reconhece projetos em execução, ou seja, não basta que a ideia inscrita seja boa, tem que provar que mangas foram levantadas e mãos entraram em ação. Outro quesito valorizado pelo prêmio é a questão da sustentabilidade, que na Casulo entra como a valorização do trabalho autoral local. “Já recebemos proposta da Colcci e da Coca-Cola para vendermos produtos aqui na loja, mas recusamos. São marcas já consolidadas, que não fazem parte da nossa ideia. Queremos vender pequenas marcas e não grandes marcas”, contou Maiene ao lado da sócia Milleide.

DSC03127
 
 (Foto: Raisa Ramos)

“Quando vou comprar alguma coisa, sempre procuro marcas locais ou, no mínimo, nacionais. É um dinheiro investido no Brasil. Queremos fortalecer a economia criativa, o mercado local e capacitar pessoas”, completa Maiene. “Acreditamos em um mundo melhor. Moda não é só roupa nem beleza. Moda é comportamento, estilo de vida”, acrescenta Milleide. E no quesito comportamento, a Casulo faz muita coisa, como por exemplo o Bazar de Trocas que deve rolar no dia 24 de janeiro. Nele, todos os produtos da loja são retirados e o espaço é preenchido com peças que os próprios clientes levam para trocar uns com os outros. “Não queremos que a pessoa compre tudo a todo momento. Queremos que a pessoa se conheça e use melhor as peças que tem em casa”, explica Milleide. Consumo consciente é isso aí! Fora que um bazar desses estimula a ocupação pública do espaço, incentiva o encontro, a vida social e, claro, o desapego.

DSC03130
 
 (Foto: Raisa Ramos)

Festinhas
Além do Bazar de Trocas, a Casulo realiza frequentemente diversos eventos. Semana passada foi a vez da reinauguração do Retrô Food & Drinks (bar e restaurante que divide o espaço com a loja e faz parte da família, literalmente – o dono, Lucas Horbylon, é irmão de Maiene), e do Amor Solidário, projeto de leilão beneficente de obras de arte. No dia 21, será a vez do The Flash Day Tattoo, dia em que vários tatuadores ficam disponíveis para marcar a pele de quem se interessar. Todos os eventos são sempre regados com boa música e bebida gelada do Retrô.

DSC03128
 
 (Foto: Raisa Ramos)

Para 2015, já existe uma grande ideia encaminhada. A equipe da Casulo aprovou no Fundo de Cultura Estadual um projeto bastante interessante que envolverá designers locais e estudantes universitários na criação de coleções que envolverão macrotendências mundiais e a cultura goiana. O lançamento dessas coleções será feito em local público e contará com desfile, exposição e vídeos. “A loja não quer só vender. A gente quer envolver a sociedade”, finaliza Milleide. Pois então que nos deixemos envolver cada vez mais por ideias tão legais assim. Repensem suas próximas compras ;)

DSC03141
Lá tem também serviços de maquiagem, cabelo e sobrancelha! É agendar com antecedência! (Foto: Raisa Ramos)

Casulo Moda Coletiva
Rua 1136, 550, Marista
A partir das 16 horas

*Leia este e outros textos sobre cidades, viagens, receitinhas e fotografia no blog Algum Lugar Etc.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Raisa Ramos
Raisa Ramos

Raisa Ramos é jornalista, autora do blog Algum Lugar Etc., apaixonada por cidades, viagens e fotografia / raisa.ramosp@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351