Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Analfabeto em artes visuais

Meta para 2015 é aprender mais sobre o assunto | 07.01.15 - 15:50

Roma - De férias e em viagem, estou frequentando muitos museus. E cada um que entro, vejo o quanto preciso aprender mais sobre artes visuais. Meu conhecimento é para lá de limitado e isso não me é motivo de orgulho, me constrange. Até me irrita. Sei que estou diante de uma grande obra, sei que já vi reproduções dela as mais variadas possíveis a vida inteira, sei que o autor é aclamado. Mesmo com toda essa referência, não consigo entender a razão de tal fama.
 
Na verdade, sei sim: nunca na vida me dediquei o mínimo para aprender sobre esse assunto. E se não estudamos algo, não aprendemos sobre aquilo. Simples assim.  Um erro grosseiro em minha formação que preciso corrigir.
 
Se é que serve de consolo, mesmo pensando que não é uma desculpa abonadora, percebo que não sou minoria. A maior parte das pessoas passa pelas obras como quem passa pela rua de casa, pela padaria da esquina. Sem qualquer contemplação, sem qualquer deslumbre. Prestam mais atenção nas vitrines das lojas em promoção do que nos monumentos. Não chego a fazer parte desse time obsessivo pelas prateleiras com desconto, mas também não estou no minoritário que se deleita com obras de museu e galerias.
 
Talvez a postura mais irritante seja a dos asiáticos. E aqui é elementar que se trata de uma generalização. A maioria se preocupa em fotografar tudo sem nem olhar para a placa que explica o que está registrando. Faz a foto e nem sabe o que é. Será que eles depois olham para aquele tanto de foto que fizeram? Duvido. Não há tanto tempo hábil para isso. Mas eles estão lá fazendo foto de tudo quanto é coisa. Da grande obra ao mosquito que pousa no prato. Cada doido com sua diversão.
 
Vamos ver se nesse ano que começou há poucos dias consigo ler alguns livros sobre arte, me debruçar sobre o assunto e ficar um pouco mais letrado nisso. Entender de escolas, reconhecer alguns grandes nomes no primeiro olhar, perceber diferenças de técnicas. Tenho certeza que aproveitarei mais os museus se tiver um conhecimento mais aprofundado. 
 
Tomara que essa meta não entre junto daquelas que fazemos todos os anos e nunca cumprimos: emagrecer, fazer mais exercícios, beber menos, perder menos tempo nas redes sociais...

PS: Estou de férias e os textos por aqui estão menos frequentes. Vou postando conforme o sinal de internet der as caras.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351