Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Língua e letra

A hora da berinjela

Emagrece mesmo? É com J ou G? | 20.02.15 - 10:22
Goiânia - Nesse período pós-carnaval, estão chovendo matérias com dicas para emagrecer milagrosamente depois dos excessos da folia. Em e-mails e redes sociais tenho recebido dicas infalíveis para secar cinco quilos em três dias. Em uma delas, recomendava-se farinha de berinjela. Em outra, água de beringela. Qual delas escreveu certo o nome desse fruto?

Fruto? Claro. Quem coloca a berinjela na lista dos legumes ignora o fato de ela ser desenvolvida do ovário de uma flor fecundada. (Eu também não sabia, vi na internet).

Mas vamos nos ater à grafia. Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (nosso grande amigo Volp, que se tornou um aplicativo obrigatório para mim) berinjela é com J. Com isso concorda o dicionário Aurélio, mas o Houaiss diz que com G é a forma mais clássica.  Aliás, em Portugal se escreve com G.

Não há consenso acerca dessa grafia, assim como acerca das receitas com berinjela. Uns detestam, outros adoram. Eu vou com a maioria, e escrevo com J. Quanto ao preparo, para mim pode ser de qualquer jeito: defumada, na lasanha, com quiabo.

Mas não é só a berinjela que nos confunde. Algumas palavras são capazes de nos provocar um verdadeiro branco na hora de escrever. As dúvidas – e os equívocos – são recorrentes, mas existem regras que ajudam bastante da hora de decidir entre o J e o G. Vamos a alguns exemplos:

- Usa-se G para os substantivos terminados em AGEM, IGEM, UGEM (viagem, fuligem, ferrugem) e nas palavras de qualquer classe gramatical terminadas em ÁGIO, ÉGIO, ÍGIO, ÓGIO, ÚGIO. (Pedágio, colégio, prestígio, relógio, refúgio).

- É muito comum escrever VIAJEM no lugar de VIAGEM. Mas vamos à regra: escreve-se com G os SUBSTANTIVOS terminados em AGEM. A VIAGEM foi boa. Quanto tratar-se do verbo viajar no presente do subjuntivo, é com J. Espero que eles VIAJEM com segurança.

E essa é a próxima regra: conjuga-se com J os verbos terminados em –JAR. Cortejar- cortejem, arranjar-arranjem.
Com J também as palavras de origem árabe, tupi ou africana, como manjericão, canjica e jiboia (que perdeu o assento com o acordo ortográfico). E as derivadas de outras palavras escritas com J: laranja-laranjeira, cereja-cerejeira.

Com tudo escrito corretamente, agora resta testar as dietas e torcer para funcionarem.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Leticia Borges
Leticia Borges

Leticia Borges é especialista em Língua Portuguesa, jornalista, professora e palestrante. / leticia.textos@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas