Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Adorei o retorno dos Teletubbies

Infantil era excelente programa para crianças | 09.04.15 - 11:13


Goiânia - Vibrei quando vi que o programa infantil Teletubbies voltará a ser produzido. A notícia poderia ser melhor, evidente, caso os criadores originais tivessem envolvidos na história - eles não toparam. Mas mesmo assim o retorno merece ser comemorado. Teletubbies era entretenimento de altíssimo nível para crianças abaixo dos três anos. 

Falo isso com conhecimento de causa. Assisti muito Teletubbies em minha vida. Eles estavam em alta rotação no Discovery Kids quando minha filha mais velha era pequenininha. No seu aniversário de 1 ano, inclusive, a presenteei com uma Po gigante, a personagem vermelha, e ela adorou. Comprei o brinquedo num sinaleiro da T-63, só para dar uma ideia da popularidade da atração naquele momento. O programa era muito bem sacado para essa faixa etária. De narrativa lenta e repetitiva, eles conquistavam a atenção dos pequenos. E nunca negaram seu perfil educativo. 

O tempo passou e ela logo deixou de se ligar no Teletubbies, o que é natural. Quando minha mais nova nasceu e voltei com gosto às programações infantis, vi que a produção britânica da BBC não estava mais nas grades dos canais para crianças. Senti falta. Gostaria que a caçula também tivesse contato com aquele universo. E os novos Teletubbies não irão me salvar nessa, pois, caso seja mantida a pegada do original, ela já terá passado da fase de curtir aquele ritmo.

Nunca entendi a crítica de grande parte das pessoas que achavam os Teletubbies retardados. Retardado é quem assiste um programa para recém-nascidos exigindo a profundidade de um Novecento de Bernardo Bertolucci. Assim como é retardado quem deixa filho pequeno assistir atrações não recomendadas para aquela idade. A classificação etária existe justamente por isso, para delimitar o que é próprio ou não para aquela fase da vida.

É claro que existem riscos nessa empreitada. Um remake sempre é uma atitude que força a produção a andar no fio da navalha. Encontrar o ponto de equilíbrio entre o desafio de modernizar a atração e o respeito ao legado construído é tarefa barra pesada. Quantos e quantos casos já não vimos naufragar nesse desafio? 

De minha parte, torço para que o novo Teletubbies obtenha êxito. E se você estiver com filhos pequenos quando os episódios da segunda encarnação estiverem no ar, pode contar com um entretenimento de grande qualidade para os pequenos, espero. E se prepare para assistir aos mesmos episódios de novo. E de novo! De novo! De novo!


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 09.04.2015 23:27 Kadu Albuquerque

    Salve Pablo...Cara eu tenho que concordar contigo.Os teletubbies eram ótimos pra criançada...eu me lembro que na época que começou eu tinha acabado de me mudar para São Paulo,pra casa dos meus tios,e eles tinham uma filhinha que tinha pouco mais de 2 anos,e ela adorava os Teletubbies,e como eu trabalhava a noite,acabava assistindo todos os dias com ela,e nisso acabei pegando gosto pelo programa,que diga-se de passagem,é extremamente educativo,e como vc msm disse meu caro Pablo,é um excelente programa pra criançada...tomara que volte com tudo..."nossas" crianças carecem deste tipo de programa...abraço!!!

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351