-
17.09.2021 09:55 DANIEL VIEIRA JUNIOR
Acredito que um dos componentes estéticos fundamentais da sonoridade da "música antiga", seja a construção dos instrumentos. Alguns ainda em processo de desenvolvimento, definição de ajustes para melhor performance e afinação, definição de melhores madeiras e componentes. Ufa... talvez o verdadeiro sentido da expressão "afinar no dedo" esteja aí.
-
18.12.2016 22:49 GUSTAVO HENRIQUE
Uma entrevista com um dos grandes músicos especialista em música antiga é sensacional. Isso nos mostra o quão perto e distantes estamos da forma de tocar e expressar. É preciso abrir novos olhares e "ouvidos". Ótima entrevista!
-
22.09.2016 23:58 moyses Junior
Ótima entrevista!!
-
11.09.2016 12:03 Augusto Santos
Muito bom o recorte feito dentro do tema: música antiga, performance histórica ou performance historicamente informada o que traz contribuições para o entendimento do leitor sobre as características que contemplam estes tópicos. Aqui ressalta-se os principais precursores da temática no exterior e no Brasil, a interpretação adequada deste tipo de música segundo o ponto de vista do entrevistado e dos especialistas no assunto.
-
08.09.2016 14:57 Wanderlei Júnior
Mesmo que "recente" a prática de música antiga na cidade de goiânia, acredito que esteja sendo muito bem representada. Entrevistas bem interessantes e muito cativantes! Aguardo os próximos colóquios!! Hehe
-
30.08.2016 17:17 Flávio soares de oliveira
Com certeza esta leitura é indispensável para todos os musicistas e especialmente para alunos da graduação como eu. Porém, indico a leitura dessa entrevista para as pessoas leigas que apreciam a boa música. Ter um contato com informações que hoje em dia estão cada vez mais escassas devido a toda essa tecnologia é muito importante para nossa formação como músicos. A ideia do entrevistado de adaptação do moderno à musica antiga é excelente. Infelizmente não participei de nenhum dos Colóquios de música antiga, mas com certeza pretendo participar nos próximos.
-
29.08.2016 00:05 Henderson Rocha
Ótima entrevista! O entrevistado retoma superficialmente toda a trajetória de desenvolvimento acadêmico como músico, passando pelas caracteristicas da estética barroca e conclui expondo sua opinião sobre a interpretação da musica antiga por músicos modernos, a famosa "interpretação histórica".
-
29.05.2016 17:15 Sabryna Pinheiro de Faria
No começo, via essa prática da musica antiga como algo sem necessidade. Mas após ler essa matéria, e refletir sobre o assunto, cheguei a conclusão que a prática da música antiga é uma forma de preservação da história da música. Ela nos dá a oportunidade de imaginar como era o universo da música nos tempos antigos. Isso é uma herança que as sociedades mas recentes possuem, e é muito importante que conheçamos a história, os processos que levaram a sociedade ao que ela é atualmente. A prática da música antiga nos proporciona conhecer a história de uma forma "prática". É fato, que não é possível recriar com fidelidade a música daquela época, mas mesmo com as releituras que temos na sociedade moderna, ao meu ver, já nos dá uma ideia sobre o mundo musical de antigamente.
-
13.05.2016 00:01 Saulo Ribeiro
Excelente entrevista. Compartilho da opinião de David Castello, acho que obras de determinadas épocas podem sim ser adaptadas para instrumentos modernos. E também acredito que não se deve deixar morrer os instrumentos antigos, como a Viola da Gamba, Alaúde e etc... O Colóquio de Música Antiga é muito importante por causa disto, o não deixar morrer das tradições e ainda possibilidade vivências para alunos. Fico pensando o quão seria interessante se existisse um estímulo para lutheria. Poderíamos fabricar vários dos instrumentos antigos e ainda impulsionar seu ensino. Enfim, acho muito válido.
-
05.03.2016 18:12 Henrique Moreira
Entrevista muito interessante além de conter muitas referências! Os vídeos foram legais também..
-
10.12.2015 21:09 Renata Rodrigues Alves Bezerra
Infelizmente não participei do II Colóquio de Música Antiga. Mas graças às suas aulas professor Othaniel, pude conhecer instrumentos antigos que até então eu desconhecia. Instrumentos que por sinal tem a sonoridade belíssima e bem peculiar. Vejo o quanto é importante o conhecimento da música antiga, e também de instrumentos antigos para a nossa formação como músicos.
-
12.11.2015 21:17 Ellias Alves da Silva
Gostei muito da entrevista pois é importante termos em nosso cenário musical goiano a prática da música antiga, nos ensina a conhecer a cultura histórica musical do passado que é bem diferente da nossa cultura conteporanea, todas suas técnicas na hora de executar a músicas, questões estilíticas e a diferença dos instrumentos para o dia atual.
-
12.11.2015 21:15 Ellias Alves da Silva
Gostei muito da entrevista pois é importante termos em nosso cenário musical goiano a prática da música antiga, nos ensina a conhecer a cultura histórica musical do passado que é bem diferente da nossa cultura conteporanea, todas suas técnicas na hora de executar a músicas, questões estilíticas e a diferença dos instrumentos daquela época para o dia atual.
-
06.11.2015 20:43 Victor Luiz
Tive a oportunidade de assistir ao recital dos professores do III Colóquio de Música Antiga, que ocorreu no último dia do evento. A sonoridade dos instrumentos é interessantíssima. O instrumento que mais me cativou foi a Teorba, mesmo não sendo fácil ouvi-la no conjunto devida à sua projeção sonora.
-
23.10.2015 08:06 Sarah Christie
Acho muito legal o som da viola da gamba. Som maravilhoso! E não sabia que Beatriz Pavan tocava viola