Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Panelaço é igual xingar muito no Twitter

Não resolve nada, mas mostra descontentamento | 06.05.15 - 11:36


Goiânia - É infantil, inegável. É ineficaz, evidente. Mas diz algo, óbvio. O panelaço e buzinaço de ontem durante o horário partidário do PT mostra que determinados segmentos estão de saco cheio e, não só isso, querem que todos saibam que a paciência esgotou.

Moro na zona rural de Goiânia. E como tenho hábitos higiênicos bem rígidos, minha televisão não fica ligada em canais abertos. Minha caçula assistia desenhos e eu estava tocando alguns freelas no computador. Ouvia o disco Filmes de Guerra, Canções de Amor dos Engenheiros do Hawaii. Foram as redes sociais que me avisaram que o programa e o protesto estavam rolando. Dei uma pausa no som e fui ao quintal ver se algo acontecia na vizinhança.

No meu bairro, o silêncio foi ensurdecedor. Para não mentir, trovejou, anunciando a chuva que cairia na sequência. Meus vizinhos não gritaram ou bateram panelas. Acredito que esse tipo de manifestação é exibicionista – quem bate panela quer ser ouvido, se possível, por muita gente. Funciona em bairros adensados e verticalizados. Como meus vizinhos estão distantes alguns metros de mim, talvez não faça sentido para eles fazer barulho. Talvez não vejam motivos para o ruído. Vai saber.

Acho difícil alguém não ter o que reclamar do governo Dilma Rousseff. Para fazer a defesa, somente se for apaixonado pela estrela vermelha a ponto da cegueira completa, de não perceber que a disputa eleitoral passou.

Não dá para falar que é uma questão de ricos contra populacho. Até percebo mais determinação na elite para fazer o barulho, vide os bairros goianienses onde os protestos foram mais intensos. Mas as ações que promovem desgaste do governo, cá entre nós, não pegam em cheio quem está no topo da pirâmide social. Não vejo terceirização, afrouxamento de leis trabalhistas, cortes no Fies, restrições a financiamentos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida ou atrasos nos pagamentos dos benefícios sociais como medidas que ataquem o bolso dos ricos.

Logo, o problema do PT é o descompromisso com suas próprias bandeiras fundadoras, passar a mão na cabeça de atores políticos que deveriam ser defenestrados como sonhavam os militantes históricos da sigla e a manutenção da roubalheira para se manter no poder tal qual faziam os governos anteriores.

Se o PT hoje está encantoado, na boa, merece. Se Lula é vaiado e ouve as panelas soando quando está na TV, a culpa é dele mesmo. Não cuidou de quem lhe dava suporte atendendo as pautas que eram caras para esses militantes e chocou ovo de serpente. O caminho que evidentemente se findava em um abismo foi trilhado. Não dá para ser choramingas e dizer que não sabia. Deu onde tinha mesmo que dar.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 13.05.2015 15:02 Óloco

    kotoKo, vc acha mesmo que os eleitores do PT vão pesquisar sobre seus candidatos na net?????? Eles são em sua esmagadora maioria pessoas desprovidas de educação, cultura e conhecimento. OBS: Não são culpa delas coitadas, algumas não tiveram chance de estudar

  • 12.05.2015 11:49 KoToKo

    parabens belo texto, quem vem votado no pt desde o president analfabeto que tinha a falta de 1 dedo mindinho merece o que esta acontecendo hoje em dia, ja passou da hora do povo usar a melhor arma que tem mas de maneira correta que e o voto, pesquisem sobre o seu candidato na internet, sim ela serve pra isso alem de pornozaum, vejam sobre esse politico as propostas de projeto, o que ele ja fez e pretende fazer, veja se e ficha limpa, caramba por causa de uma penca de pessoa que vota em politico popular o pais esta indo pro buraco, agora nao adianta mais chorar povinho, agora aguenta ate o fim e como eu sou pessimista sei que apos o governo da dilma o povo vai votar em algum do pt que ela apoiar, tudo porque ela vai pedir desculpa no ultimo mes do mandato, dar umas 100 mil bolsa familia, dizer que o pais cresceu no governo dela.....

  • 06.05.2015 15:28 João Paulo Silveira

    Mais um ponto: O panelaço ocorre em bairros verticalizados porque é lá que vai ter alguém filmando, o sentido do panelaço é que seja registrado nos Telejornais, não faria sentido vc em zona rural bater panelas.

  • 06.05.2015 15:26 João Paulo Silveira

    Esse PT já encheu o saco. Mas mesmo assim, consegue provocar raiva extrema até em quem não quer saber mais de política como é o meu caso. Ontem durante o pronunciamento, eu vi e ouvi eles dizerem que vão continuar combatendo a corrupção ( como se não fosse o Ministério Público e a Polícia Federal quem tivesse iniciado as investigações, e ainda, como se membros importantes e de confiança do partido como o próprio tesoureiro quem tivesse afundado em lama) e que deram AUTONOMIA PARA A POLÍCIA FEDERAL E PARA O MP ( como se isso não fosse LEI promulgada na Constituição Federal de 1988) ou seja,,,, QUEBREI MINHA TV ESTILO CHUCK NORRIS

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351