Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Vamos piorar o que já é horrível

Reforma política de Cunha é desastrosa | 26.05.15 - 11:54


Goiânia - Todo mundo que xinga muito a tríade Dilma/PT/Lula está certo. Não faltam motivos para o achincalhamento desses que nos atolaram no esgoto político, econômico, social e cultural inacreditável que nos encontramos. É claro que os motivos da revolta variam de pessoa para pessoa, dependendo do perfil ideológico do indivíduo. Para mim, o legado mais nefasto do PT é o fortalecimento de uma direita inescrupulosa, do pior tipo que existe. E esse perfil é encarnado na figura de Eduardo Cunha.

Não tenho a menor dúvida que o presidente da Câmara é quem personifica o que de mais abjeto existe na política brasileira. E a sua proposta de reforma política que entra na reta final agora é a prova cabal disso. Repito, se esse cara conseguiu o poder que atualmente esbanja foi devido aos equívocos que o PT cometeu desde que subiu a rampa do planalto no já longínquo janeiro de 2003.

O tal do distritão simplifica algo que não deveria ser simplificado. Penso que o distrital misto é o sistema que melhor favorece a pluralidade nos parlamentos. Ou seja, não é rebaixando o nível do processo para facilitar o entendimento que vamos melhorar a qualidade dos eleitos. Os parlamentares celebridade e os que já gozam de mandatos consecutivos saem na frente no distritão. O distrital misto poderia aproximar o candidato de sua localidade e ainda oferecer a oportunidade do voto de opinião ter relevância. Perdemos feio nessa. De 7 a 1.

Outro problema sério é no financiamento das campanhas. A proibição das doações por empresas e a definição de um teto baixo para as de pessoa física seria o primeiro passo para alguma moralização. É claro que isso não está na pauta, pois o objetivo não é moralizar nada. A doação via partido só visa complicar ainda mais checar de onde veio a grana das campanhas e favorece os caciques de cada legenda.

E atente-se ao paradoxo: enquanto o distritão estimula o personalismo e o cada um por si nas eleições, a grana vai para o partido que distribuirá aos candidatos. Esquizofrenia pouca é bobagem.

Juntar todas as eleições em uma única data é outro erro gigantesco. A pauta municipal é completamente diferente da estadual e federal. Misturar os assuntos só favorece quem já está por cima da carne seca. Os temas da cidade (lixo, iluminação, buraco na rua...) vão competir com o debate macro (política ambiental, cenário econômico, relações internacionais) e tudo vai se perder na vala comum. Coincidir as eleições só vai bagunçar mais a cabeça do eleitor.

Na boa, com esse Congresso pau mandado de Cunha não precisamos ter esperança de que a coisa melhore. E PT, eu não me esqueço: a culpa é sua.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 30.09.2015 20:38 Alex Miranda de Moraes

    Eu nunca votei em nenhum candidato do PT, por questões ideológicas, mas fico curioso em saber como está a consciência de quem votou e principalmente fez campanha por uma ideologia , que tal qual as ideias de socialistas de Karl Marx nunca foram colocadas em prática. Tudo aquilo que o Lula sempre criticou, quando oposição fez pior agora que está no poder. A Dilma coitada, essa é tão inocente quanto quem acreditou nessa ideologia nefasta que se tornou o "Lulo petismo"... Sou professor de História e Filosofia e tal qual os contemporâneos da Revolução Francesa tenho a oportunidade de viver esse período da nossa História, nesse momento me sinto como um historiador vivendo a História Brasileira. a trajetória do PT no poder daria um excelente livro com o titulo: " PT, o sonho que virou um pesadelo real"

  • 14.07.2015 00:27 Edson de Souza junior

    Falar que quem defende o PT maconheiro, desolador ou moderno, que apóia putaria, maconha funk, etc, é a mesma coisa que dizer que quem é de "direita" é coxinha, mauricinho, filho de papaizinho ou faz parte da classe emergente que faz nosso país crescer. Não da pra rotular ninguém. Aliás muitas personalidades políticas ditas de direita são a favor da descriminalização da maconha, da união homoafetiva, legalização do aborto dentre outros assuntos polêmicos. Realmente as coisas não vão bem na econômia do país, mas ninguém dizia isso ou reclamava, quando a aprovação do governo lula estava em 80%. Todo mundo trocando de carro de 2/2 anos, tvs de led 50', preço do combustível estável, cesta básica estável, dentre outros, viagens para o exterior( América do sul, argentina, ficou cafona). Agora a população paga a conta do capitalismo que sempre quis e usufruiu por 10 anos. A "banca"(bancos) quer receber o deles por subsidiar os juros e manter o mercado estável por 10 anos. Não tem outra saida, agora é se educar para gastar menos, independente de quem governo o buraco seria o mesmo. Ninguém é do da verdade, e nossa política sempre vai ser esse lixo mesmo enquanto tivermos eleitores quq votam em pessoas como, Collor, Renan Calheiros, clã Sarney, Eduardo cunha, Maluf, íris, Marconi perillo, lula, dentre tantos outros corruptos. E todos nos pagamos o preço.

  • 04.07.2015 21:48 Renato

    Lixo de jornalista com a reportagem. Esgoto... Se direita preserva as coisas boas que aprendi e me fez cidadão, que ser sempre direita. Respeita quem organiza esse pais com o também quem valoriza a família. Lixo

  • 02.07.2015 21:35 Cristiano de Siqueira Pires

    Perdeu a oportunidade de ficar calado, Pablo. Deprimente seu comentário. Típico de derrotado que não aceita perder. Seu PT é o partido lixo, podre, corrupto e mais um monte de adjetivos podres. E não é só o PT. Acho que a grande maioria está no mesmo barco. Mas defender o PT em detrimento dos outros? Achar o PT o Robin Hood da história e jogar toda podridão no Cunha? Fala sério! Calado você é poeta! Pede pra cagar!

  • 30.06.2015 12:01 Francisco

    Pablo Kossa pessimo musico, pessimo comentárista e agora ganhou mais um titulo de pessimo jornalista escritor de artigos pelego.

  • 29.05.2015 23:28 Layza

    Exatamente, José Ricardo. Vejo todo petista sem graça hoje em dia, mas eles não perdem a arrogância de falar que os conservadores são os piores. Na verdade, querem dizer o seguinte: vou continuar votando nos partidos de esquerda para parecer descolado ou moderno, já que os partidos de esquerda apoiam putaria, maconha, funk, bandido etc. Mas preciso (I must) falar mal do PT um pouco para disfarçar e colocar a culpa na direita.

  • 29.05.2015 18:07 José Ricardo Eterno

    Layza, é porque quando a esquerda faz merda, deixa de ser esquerda, entendeu? Na cabeça de esquerdista as coisas se passam assim: fez cagada, é de direita. Stalin é de direita, Mao é de direita, Hitler é de direita, José Serra é de direita, FHC é de direita, Eduardo Cunha é de direita, Lula é de direita e Dilma é de direita. Na esquerda temos Jesus Cristo e São Francisco. Rsrs.

  • 28.05.2015 15:14 Layza

    "O legado mais nefasto do PT é o fortalecimento de uma direita inescrupulosa". Oi??????????? PMDB é aliado do PT, meu caro. PT é o partido mais corrupto da história do Brasil. A esquerda é nefasta por si só porque sempre foi e porque a história já mostrou isso há tempos. Todo maconheiro é de esquerda mas para falar mal da esquerda (porque não há como não falar) colocam os conservadores no meio.

  • 27.05.2015 10:42 Alexandre Parreira

    Bom dia Pablo.Não creio que o PT, PSDB, PP, DEM e assim por diante sejam exemplos de virtude. Mas o PT convenhamos tem se revelado um verdadeiro desastre no campo econômico,político e etc, isso é inegável, ainda o partido perdeu toda a autoridade moral mantendo pessoas comprovadamente envolvidas em corrupção no partido, e ainda ovacionando os mesmos é o fim. São momentos de caos político e econômico que fomenta a ascensão de figuras assim ao poder, podemos ver situações semelhantes na Europa, temo por isso pois já sabemos muito bem onde pode parar isso.

  • 26.05.2015 16:06 José Ricardo Eterno

    Ou seja, para o Pablo, o PT não é o pior partido da história política nacional porque roubou, aparelhou o estado, fez parcerias com ditaduras e com o narcotráfico, ou porque reduziu a educação brasileira à doutrinação esquerdista e acabou com o restinho de alta cultura que existente no país. Não, nada disso! O PT é o que há de pior porque fez ressurgir a direita! Ou seja, na cabecinha do Pablo, democracia boa é aquela que só tem esquerda. Apesar de concordar com a questão do voto distrital misto, creio que o pior feito do PT, que está para muito além de toda a crise financeira e até uma eminente ditadura bolivariana, foi ter destruído nossa inteligência, ter baixado propositalmente o nível de nossa educação a ponto de hoje as pessoas acreditarem que pessoas como Pablo são analistas políticos.

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351