Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

É jornalista graduada pela PUC Goiás / monica.parreira@aredacao.com.br

Histórias das Olimpíadas

1952: Jogos de Helsinque

Brasil conquista três medalhas | 22.07.16 - 10:48 1952: Jogos de Helsinque Estádio local poderia receber até 70 mil pessoas (Foto: COI)
 
Goiânia - Não demorou muito até os Jogos Olímpicos se tornarem o principal evento esportivo do mundo. Tal título rendeu grande quantidade de cidades interessadas em receber o torneio. Em 1952 foi a vez de Helsinque, capital da Finlândia. Nunca uma cidade tão pequena havia sido confirmada como sede olímpica.
 
Só para se ter uma ideia, o estádio local tinha capacidade para receber 70 mil pessoas - um quinto da população de Helsinque. Ainda que de forma indireta, a Guerra Fria se instalou nos Jogos. Estados Unidos e União Soviética foram as grandes potências e disputaram, do início ao fim, o primeiro lugar no quadro de medalhas.
 
 
Mas a tensão já havia tomado conta antes mesmo do início da disputa esportiva. O governo finlandês preparou instalações separadas para países ocidentais. A delegação norte-americana voltou para casa campeã geral, com 73 medalhas. A União Soviética foi a segunda colocada, com 71.
 
Destaques e curiosidades
Os Jogos reuniram quase 5 mil atletas, de 69 nacionalidades. Foram 459 medalhas distribuídas entre os dias 19 de julho e 3 de agosto de 1952. 
 
O Brasil foi o 24º colocado no quadro de medalhas, com uma de ouro e duas de bronze. Destaque para Adhemar Ferreira da Silva (foto ao lado), campeão no salto triplo.

O paulista também quebrou quatro vezes o recorde olímpico da prova. No salto em altura, o carioca José Telles da Conceição ficou com o bronze. A outra medalha brasileira veio da natação, com Tetsuo Okamoto chegando em 3º lugar nos 1.500m livre.
 
Os Jogos de 1952 marcaram a primeira competição que reuniu homens e mulheres em uma modalidade: o adestramento do hipismo. Também foi nessa edição que Israel enviou a pela primeira vez uma delegação. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

É jornalista graduada pela PUC Goiás / monica.parreira@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas