Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

"1999"

Memória afetiva inspirou Marcelo Solá na criação da ilustração do 20º Fica

Festival será de 5 a 10 de junho, em Goiás | 19.03.18 - 12:15 Memória afetiva inspirou Marcelo Solá na criação da ilustração do 20º Fica (Foto: Paulo Dourado)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia – O artista plástico Marcelo Solá assina a tela “1999”, que ilustra o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2018). A primeira imagem da obra foi divulgada nas redes sociais durante o fim de semana pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira. A 20ª edição do evento ocorre de 5 a 10 de junho, na cidade de Goiás. 
 
É a primeira vez que o artista plástico assina uma ilustração para o Fica. Em entrevista ao jornal A Redação, disse ter ficado honrado com o convite de Raquel Teixeira. “Pensei em muita coisa legal desde que aceitei assinar o cartaz do festival. Foi uma honra, especialmente porque a 20ª edição é uma data memorável. Escolhi batizar o cartaz de 1999 em alusão ao ano de realização do primeiro Fica”, disse.
 
Solá explicou que extraiu da memória afetiva a inspiração para criar o desenho. “Morei dois anos na Vila Boa, e coincidentemente estava lá no primeiro festival. Então vi de perto toda aquela efervescência, gente de vários países enchendo a cidade para discutir cinema e meio ambiente. É um prazer colocar no papel toda essa experiência que vivi. É uma versão minha sobre Goiás”, lembrou o artista. 
 

O desenho original foi feito sobre papel e tem 1.50m x 2m. O fundo predominantemente preto tem um porquê. Segundo Solá, “é como se fosse uma tela escura de cinema, por onde saem cores vibrantes e traços que lembram a arquitetura de Goiás”, detalhou. “Coloquei muito do meu trabalho nessa imagem. Ele fala sobre arquitetura, história do desenho, traços contemporâneos”.
 
Como admirador da cidade de Goiás, Solá disse que criar a ilustração foi um processo natural e enérgico. “A memória tem a capacidade de nos fazer capturar o essencial da paisagem. Coloquei traços do centro histórico da antiga Vila Boa em cores intensas que vibram e quase saltam do papel”, completou. 
 
A obra ainda está no atelier de Solá. A partir dela serão confeccionados os cartazes e toda a comunicação visual do 20º Fica, que tem como tema "O legado do Fica". O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351